domingo, 25 de novembro de 2018

Prazeres lúdicos


Anteontem , foi o programa da TV5, “Questions pour un Champion” o causador mor do meu prazer espiritual, e não só pelos motivos habituais dessa minha satisfação, com o programa cultural que há tantos anos se instalou numa sociedade apta, e não só na produção desses questionários (a descodificar gradualmente, na primeira fase, a segunda de apelo imediato ao conhecimento, a terceira retomando o processo analítico, através de pistas de abertura para a descodificação, eliminando os concorrentes até ao apuramento de um só, entre os quatro participantes iniciais. E tudo isso obtido quer por perguntas de abertura em suspense, quer por trechos musicais, quer por imagens, todo um programa de cerca de meia hora, educado e alegre sem lamechice, objectivo e rápido em decisão, que há muito é causador, julgo, de interesse participativo geral, com estabelecimento, não só em França como noutros países francófonos, de programas desse jaez, estimulantes de interesse reflexivo.
Mas o QPUC de sexta feira, 24, teve como participantes, elementos de um Centro de apoio à doença do Cancro, e isso, de facto, maravilhou-me, não só pela descontracção alegre dos participantes e uma boa prestação cultural de que deram provas, como pelo apelo que cada um fez ao sentido humanitário do público ouvinte, de ajuda à Instituição, compartilhada pelos promotores do Concurso, ao cederem os 2000 euros do ganhador, para essa Instituição.
Mas ontem, o ponto alto do meu dia consistiu na audição de um “Concerto de Advento”, na Igreja Paroquial da Parede, pelo Grupo Coral Vox Maris, que há já dez anos se constituiu em Associação, grupo acompanhado pelo organista Luís Cerqueira e dirigido actualmente por Victor Paiva, um maestro, ao que leio no folheto de apresentação, com larga participação nos espectáculos corais do país, pessoa que me pareceu bem eficiente, como se comprovou na participação harmoniosamente timbrada do coral, que terminou triunfalmente com J. S.BachJesus bleibet meine Freude.
São muitos, julgo, estes corais espalhados no nosso país, e isso parece-me maravilhoso, não só pela participação de vozes espantosas, que deviam ser mais conhecidas, como pelo que isso implica de vontade de produzir tanto de belo que outros criaram, levando a uma difusão musical que não obtivemos na escola e que ajuda a preencher os retalhos das vidas, numa autoformação bem meritória, infelizmente não muito reconhecida. A Igreja não estava cheia, a harmonia destes cantos clássicos, em línguas arrevesadas, não constitui motivação ainda, e talvez nunca chegue a esse estádio formativo de um público pouco disciplinado.
Mas bem-haja a todos os que, desafiando os seus espaços de trabalho, ou mesmo os seus lazeres de reformados, satisfazem as suas ambições, cantando.
E encantando, como remate desse esforço, valorizando culturalmente o nosso país.

Nenhum comentário: