terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Um mundo sem safa


Parece. Os porquês disso estão na avidez, no cinismo, na maldade, no… na… nos ódios, nas invejas, nas vinganças… cada vez mais visíveis e poderosos… Sem tréguas. Fora os que se praticam ocultamente, cinicamente igualmente, a oriente, sem dúvida, a ocidente exemplarmente, entre nós sendo outra espécie de batota … servilmente, com muitos améns dos tais…

I: Ucrânia em apuros: apoio cada vez mais difícil dos dois lados do Atlântico História de O Mundo a seus pés • 14h (Internet; Extraído do “JORNAL NOTÍCIAS)

 

II: Em directo/ Borrell diz que interromper financiamento à agência da ONU é "desproporcional e perigoso"

O secretário de Estado norte-americano é esperado no Médio Oriente. Pelo menos 20 pessoas morreram em bombardeamentos em Rafah durante o fim de semana.

ADRIANA ALVES: Texto

 OBSERVADOR, 5/2/24

MOHAMMED SABER/EPA

Momentos-chave

Há 11mONU nomeia grupo de revisão independente para analisar actividade da UNRWA

Há 25mCerca de 100 mil palestinianos mortos feridos ou desaparecidos, diz líder da UNRWA

Há 2hMinistério da Saúde de Gaza diz que número de mortes subiu para 27.478

Há 2hMinistro dos Negócios Estrangeiros de Israel diz que UNRWA é "parte do problema" em Gaza

Há 2h18 crianças palestinianas vão receber tratamento médico em Itália

Há 2hPolícia mata palestiniano que tentou esfaquear agentes em Jerusalém

Há 2hTeerão ameaça retaliar em caso de ataque norte-americano

Há 3hLíder da UNRWA faz périplo por Qatar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait para pedir mais apoios

Há 3hAntony Blinken já aterrou na Arábia Saudita

Há 3hBancos israelitas "atentos" às sanções de Joe Biden contra colonos. Ministro promete travá-las: "Não somos a república das bananas dos EUA"

Há 3hAutoridade Palestiniana acusa Israel de falhar transferência de verbas destinadas aos palestinianos

Há 4hUNRWA denuncia ataque de Israel contra comboio com alimentos para Gaza

Há 4hCrescente Vermelho diz que forças israelitas levaram responsáveis do hospital Al-Amal

Há 5hSeis combatentes das forças curdas morrem em ataque contra base na Síria

Há 5hEspanha vai enviar mais 3,5 milhões de euros à UNRWA

Há 7h"Eu não cometi nenhum crime". Médico palestiniano diz ter sido detido e torturado pelo exército israelita

Há 8hExército israelita diz ter matado dezenas de combatentes em Gaza

Há 9hJihad Islâmica diz ter atingido tropas e tanques israelitas

Há 9hBanco israelita bloqueia contas de agência da ONU

Há 9hBombardeamentos em Rafah terão provocado 20 mortos

Há 9hBlinken é esperado na Arábia Saudita

Há 10hBorrell diz que interromper financiamento à agência da ONU é "desproporcional e perigoso"

Actualizações em directo

Há 11m16:27 MARIA SALGUEIRO 

ONU nomeia grupo de revisão independente para analisar actividade da UNRWA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, nomearam um grupo de revisão independente para analisar a atividade da UNRWA, depois de Israel ter acusado 12 funcionários do organismo de terem participado nos ataques do Hamas contra Israel, a 7 de outubro.

Este grupo vai analisar se a UNRWA está a “fazer tudo dentro do seu poder” para assegurar a neutralidade e responder às alegações, e será liderado pela antiga ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna.

Há 25m16:13 Maria Salgueiro 

Cerca de 100 mil palestinianos mortos feridos ou desaparecidos, diz líder da UNRWA

Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, disse esta segunda-feira que perto de 5% da população da Faixa de Gaza morreu, sofreu ferimentos ou desapareceu desde outubro do ano passado.

Em 4 meses de guerra, cerca de 100 mil pessoas em Gaza foram mortas, ficaram feridas ou estão actualmente desaparecidas”, escreveu num post na rede social X (antigo Twitter).

Aproximadamente 17 mil crianças foram separadas das suas famílias e mais de 80% da população está deslocada, escreve ainda. “E a guerra continua implacável, embora não haja vencedores, apenas sofrimento, miséria e luto”, continua. “O cessar-fogo está atrasado, é necessária uma nova estratégia pelo bem das pessoas em Gaza, em Israel, noutros locais da região e além.”

Há 2h14:54 Adriana Alves 

Ministério da Saúde de Gaza diz que número de mortes subiu para 27.478

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, divulgou um novo balanço do número de baixas na Faixa de Gaza. Pelo menos 27.478 palestinianos morreram e 66.835 ficaram feridos nos ataques israelitas.

Há 2h14:41 Adriana Alves 

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel diz que UNRWA é "parte do problema" em Gaza

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita congratulou-se com a decisão da França de suspender o financiamento à Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos. A UNRWA é “parte do problema” em Gaza, sublinhou Israel Katz na sequência de um encontro em Jerusalém com o homólogo francês.

“Para pôr fim a esta guerra é preciso substitui-la [a UNRWA] por um organismo civil que não seja apoiado pelo Hamas”, escreveu numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Katz disse ter agradecido a França o envio de medicamentos para os reféns mantidos na Faixa de Gaza. Alertou também para a necessidade de alcançar uma solução para lidar com o movimento xiita libanês Hezbollah.

“Se não se chegar a uma solução diplomática para remover o Hamas das nossas fronteiras militares, vamos agir à força para conseguir esse objectivo e o Líbano vai pagar o preço”, acrescentou.

Há 2h14:18 Adriana Alves 

18 crianças palestinianas vão receber tratamento médico em Itália

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano revelou que oito crianças palestinianas feridas chegaram hoje a Itália para receber tratamentos em hospitais que se voluntariaram para as receber.

Segundo a CNN, as crianças fazem parte de um grupo de 62 civis palestinianos que conseguiram sair da Faixa de Gaza através de um navio da marinha italiana. Foram hoje recebidas por Antonio Tajani num porto no norte do país.

Há 2h14:13

Polícia mata palestiniano que tentou esfaquear agentes em Jerusalém

A polícia israelita matou hoje um palestiniano que tentou esfaquear vários agentes no bairro de Eizariya, em Jerusalém Oriental, anunciaram as autoridades de Israel.

“Durante uma inspeção de segurança, o terrorista brandiu uma faca e tentou esfaquear os agentes, que responderam com tiros certeiros e o neutralizaram”, disse um porta-voz da polícia israelita.

O incidente ocorreu quando agentes da polícia de fronteira realizavam uma “operação de segurança” em al-Eizariya e inspecionavam um “indivíduo suspeito”.

As autoridades israelitas não revelaram a identidade do agressor. No entanto, segundo o jornal The Guardian, que cita a agência palestiniana Wafa, trata-se de um rapaz de 14 anos de Jabal al-Mukkaber.

Al Jazeera noticia que as forças israelitas terão impedido que as ambulâncias chegassem até junto do rapaz para o tratar.

Há 2h14:12

Teerão ameaça retaliar em caso de ataque norte-americano

O porta-voz da diplomacia iraniana garantiu hoje que Teerão retaliará por qualquer ataque norte-americano ao país, depois de a Casa Branca ter admitido a possibilidade de atacar diretamente o Irão.

Na sexta-feira, os Estados Unidos realizaram uma série de ataques contra forças de elite iranianas e grupos armados pró iranianos na Síria e no Iraque, em resposta à morte de três soldados norte-americanos na Jordânia, a 28 de janeiro.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou no sábado que os Estados Unidos vão continuar a retaliar e não exclui a possibilidade de um ataque directo contra alvos no Irão.

Há 3h14:05 Mariana Lima Cunha 

Líder da UNRWA faz périplo por Qatar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait para pedir mais apoios

O líder da agência da ONU para refugiados palestinianos, a UNRWA, começou um périplo internacional para pedir mais apoios para a agência, numa altura em que vários países cortaram o financiamento devido às suspeitas de uma ligação entre 12 dos seus funcionários e o Hamas.

A Reuters, aqui citada pelo Times of Israel, escreve que o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, vai visitar três países esta semana para pedir mais apoios. Esta segunda-feira já esteve reunido com o Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan, como revelou na rede social X (antigo Twitter), para “preservar a estabilidade na região” e discutir o “importante papel” da agência. Também irá visitar Qatar e Kuwait ainda esta semana.

Há 3h13:59 Mariana Lima Cunha 

Antony Blinken já aterrou na Arábia Saudita

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, já aterrou na Arábia Saudita, escreve a Reuters. É ali que se encontrará com o príncipe Mohammed bin Salman e com o seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita Faisal bin Farhan Al Saud.

É a quinta visita de Blinken ao Médio Oriente desde os ataques de 7 de outubro, como o Observador já tinha recordado esta manhã, e incluirá visitas também ao Egipto, Qatar e Israel durante esta semana.

Há 3h13:43 Mariana Lima Cunha 

Bancos israelitas "atentos" às sanções de Joe Biden contra colonos. Ministro promete travá-las: "Não somos a república das bananas dos EUA"

Os bancos israelitas disseram esta segunda-feira que estão atentos às sanções que os EUA decidiram impor contra quatro colonos israelitas na Cisjordânia que foram acusados de exercer violência contra palestinianos. Isto apesar de haver membros do governo israelita que são contra essas sanções e que apelam ao seu incumprimento, conta a Sky News.

Se o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, veio dizer que não havia “necessidade” destas medidas, o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, foi mais longe e atacou o país aliado em declarações aos jornalistas: “Não somos a república das bananas dos EUA neste aspecto, e não vamos permitir que os nossos cidadãos sejam prejudicados”, disparou, duvidando das acusações feitas aos colonos. E prometeu, cita a Sky, usar “todas as ferramentas disponíveis” para travar a aplicação das sanções.

Mas o Banco de Israel já veio dizer que os bancos do país devem obedecer e aplicar as sanções, de forma a evitar riscos para o sector bancário.

Há 3h13:28 Mariana Lima Cunha 

Autoridade Palestiniana acusa Israel de falhar transferência de verbas destinadas aos palestinianos

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, Mohammed Shtayyeh, acusa Israel de não ter transferido os fundos que estavam combinados para a Palestina, e que vêm de impostos recolhidos pelo governo israelita em nome da Autoridade Palestiniana, noticia o Times of Israel.

Segundo o acordo que existe entre as duas partes, essas verbas têm de ser transferidas para a Noruega, que funciona como intermediária e depois as transfere para a Autoridade Palestiniana.

Mas, segundo Mohammed Shtayyeh, Israel ainda não fez a transferência para a Noruega, o que impede que o dinheiro chegue aos palestinianos. Como o mesmo jornal recorda, o acordo foi estabelecido no dia 21 de janeiro, depois de os EUA terem feito “alta pressão” sobre Israel para que não bloqueasse estes fundos. O país de Benjamin Netanyahu justificou a falha na transferência com o medo de que o dinheiro fosse destinado ao Hamas.

O acordo que envolve a Noruega continua a não resolver o problema, garante agora o responsável palestiniano.

Há 4h12:46 Adriana Alves 

UNRWA denuncia ataque de Israel contra comboio com alimentos para Gaza

O director da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos em Gaza disse que um comboio com alimentos que aguardava para entrar naquele território foi atingido por disparos da marinha israelita.

A informação foi divulgada através da rede social X (antigo Twitter). Segundo Thomas White, não há registo de feridos.

Há 4h12:30 Adriana Alves 

Crescente Vermelho diz que forças israelitas levaram responsáveis do hospital Al-Amal

O Crescente Vermelho Palestiniano (PRCS, na sigla em inglês) disse que as forças israelitas convocaram o director geral do hospital Al-Amal, Haider Al-Qaddura, e o administrador, Maher Atallah, levando os dois homens. A organização não foi informado do local para onde os responsáveis do hospital foram levados.

“Isto aconteceu depois do Comité Internacional da Cruz Vermelha ter informado o PRCS da aprovação [por Israel] de uma passagem segura para permitir às pessoas deslocadas deixarem o hospital Al-Amal e a sede do PRCS em direcção a Mawasi, em Khan Younis”, indicou o organismo numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

5h11:53 Adriana Alves 

Seis combatentes das forças curdas morrem em ataque contra base na Síria

Um drone atingiu na noite de domingo uma base que abrigava militares norte-americana na Síria, matando seis combatentes curdos das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês). Não há registo de baixas entre as forças dos Estados Unidos, segundo noticiou a Associated Press.

As SDF disseram esta segunda-feira que o ataque atingiu um centro de treino na base al-Omar, situada na província de Deir el-Zour.

Inicialmente as SDF responsabilizaram “mercenários apoiados pelo regime sírio” pelo ataque, mas num comunicado posterior apontaram como responsáveis milícias apoiadas pelo Irão. A Resistência Islâmica no Iraque já veio, entretanto, reivindicar a ofensiva.

Há 5h11:12

Adriana Alves 

Espanha vai enviar mais 3,5 milhões de euros à UNRWA

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, revelou que será fornecido à Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) um pacote adicional de 3,5 milhões de euros.

A decisão, noticiada pela Reuters, surge numa altura em que pelo menos uma dezena de países interrompeu o financiamento à agência devido às suspeitas de que alguns dos seus funcionários terão participado nos ataques do Hamas a Israel no dia 7 de outubro.

Em 2023, Espanha enviou à UNRWA 18, 5 milhões de euros, incluindo dez milhões aprovados em dezembro devido à deterioração das condições no enclave palestiniano.

Há 7h09:25 Adriana Alves 

"Eu não cometi nenhum crime". Médico palestiniano diz ter sido detido e torturado pelo exército israelita

Um médico palestiniano disse ter sido detido pelas forças israelitas quando tratava crianças feridas no hospital al-Ahli al-Arab, na cidade de Gaza, e que foi alvo de tortura nos 45 dias de cativeiro.

Em declarações à agência Reuters, Said Abdulrahman Maarouf revelou que durante as quase sete semanas em que esteve detido teve as mãos e pés atados e os olhos vendados. “Estive detido numa prisão durante 45 dias, sujeito a torturas (…) Eu não cometi nenhum crime. As minhas armas são uma caneta, um caderno e um estetoscópio”, afirmou.

Maarouf explicou que não sabia se tinha sido detido dentro ou fora de Gaza, uma vez que esteve vendado durante todo o tempo. Na semana passada, foi libertado junto à passagem de Kerem Shalom e entregue à Cruz Vermelha.

O médico, que trabalha agora no hospital Abu Yousef al-Najjar, em Rafah, disse ter perdido 25 kg durante o período em que esteve detido. “Quando fomos chamados para junto dos tanques pensei que estariam ali algumas horas e depois partíamos. Pensei que se me levassem a mim e aos meus colegas nos tratariam bem porque somos médicos e não cometemos nenhum crime”, acrescentou.

Há 8h08:10 Adriana Alves 

Exército israelita diz ter matado dezenas de combatentes em Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) disseram que nas últimas 24 horas foram mortos vários combatentes do Hamas em diversas operações na Faixa de Gaza.

Numa série de publicações na rede social X (antigo Twitter), as IDF referem, por exemplo, que numa incursão em Khan Younis foram mortos dez combatentes palestinianos. Indicaram também que membros do Hamas foram atingidos no norte e centro do enclave palestiniano.

Há 9h07:56 Adriana Alves

Jihad Islâmica diz ter atingido tropas e tanques israelitas

As brigadas Al-Quds, o braço armado da Jihad Islâmica, afirmou que lançou um ataque contra as tropas israelitas em Khan Younis, cidade no sul da Faixa de Gaza.

“Bombardeámos uma posição dos soldados inimigos e os seus veículos no eixo al-Taqaddum, a sudoeste de Khan Younis”, referiram as brigadas Al-Quds numa publicação no Telegram, citada pela Al Jazeera.

Há 9h07:51 Maria João Simões 

Até quando vai sobreviver o governo de Netanyahu?

O ministro da Segurança Nacional de Israel é um problema para Israel. Bruno Cardoso Reis explica que Netanyahu devia intervir, ainda que precise dos partidos mais extremistas para se manter no poder.

Ouça aqui o novo episódio de “Guerra na Terra Santa” da Rádio Observador.

Há 9h07:42 Adriana Alves 

Banco israelita bloqueia contas de agência da ONU

O banco israelita Luemi enviou uma carta à Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) em que avisa que vai bloquear as suas contas devido a “suspeitas de que está a transferir fundos para grupo terroristas em Gaza”.

A notícia é avançada pelo Haaretz depois das acusações de que funcionários da UNRWA estiveram envolvidos nos ataques de 7 de outubro do Hamas contra Israel. As suspeitas levaram vários países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, a interromper o financiamento à agência.

Nenhum comentário: