quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Mundo convulso


Nas almas e nos corpos. Na natureza, também. Vamos assistindo de longe, por enquanto, a essas labaredas ateadas por tantos elementos, muitos apagando os seus próprios fogos, ou mesmo os alheios, felizes por isso, alguns ateando-os, também felizes, mundo espantoso, sobretudo quando visto do sofá, o real não dando azo a espantos.

 Activar alertas

Em directo/ Trump define-se a si e a Netanyahu como "heróis de guerra" e diz ter sido ele próprio a conseguir a libertação dos reféns

EUA estão a “analisar a proposta” de cessar-fogo dos mediadores egípcios e qataris aceite pelo Hamas e asseguram que Donald Trump se irá pronunciar sobre medidas.

MIGUEL PINHEIRO CORREIA: Texto

MANUEL NOBRE MONTEIRO: Texto

Actualizado Há 6h

22

MOHAMMED SABER/EPA

Momentos-chave

Há 6hO que se passou até agora

Há 7hUma pessoa morreu no Irão por explosão de bomba israelita da guerra dos 12 dias

Há 7hTrump diz que ele e Netanyahu são "heróis de guerra" e afirma ter sido ele próprio a libertar os reféns

Há 10h"Abjecta" e "manipuladora". França ataca acusações de antissemitismo de Netanyahu

Há 11hCasa Branca diz estar a "analisar" proposta de cessar-fogo e liga aceitação do Hamas a publicação de Trump

Há 15hApelo de Macron para reconhecer Estado palestiniano "alimenta o fogo antissemita", diz Netanyahu

Há 17hIsrael continua a exigir a libertação dos reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas

Há 17hAtaques israelitas causaram a morte a 40 pessoas em Gaza esta terça-feira

Há 18hAtaque israelita na cidade de Gaza faz quarto mortos

Há 19hNetanyahu "é o líder mais tóxico do mundo ocidental", diz Yair Lapid

Há 20hQatar alerta para agravamento da crise em Gaza se nova proposta de cessar-fogo for rejeitada por Israel

Há 20hTrabalhadores humanitários são "alvos deliberados" no conflito, denuncia Crescente Vermelho Palestiniano

Há 20h370 camiões com ajuda humanitária entraram ontem em Gaza, dizem autoridades israelitas

Há 21hAtaques israelitas em Gaza fizeram 26 mortos desde a meia-noite

Há 21hONU acusa Israel de não deixar entrar ajuda humanitária suficiente na Faixa de Gaza

Há 21hNetanyahu critica primeiro-ministro da Austrália: "Um político fraco que traiu Israel e abandonou os judeus"

Há 21hTrês pessoas morreram por fome e desnutrição nas últimas 24 horas em Gaza

Há 21hAustrália condena revogação de vistos dos seus representantes na Palestina

Há 22hCamiões com ajuda humanitária egípcia aguardam entrada em Gaza

Há 23hBBC corrige notícia: afinal, mulher "subnutrida" que morreu em Itália vinda de Gaza tinha leucemia

Há 23hManifestantes bloqueiam estrada em Israel

Há 24hNavio com 1200 toneladas de alimentos a caminho de Gaza

Actualizações em directo

Entrada em destaque

00:51  Observador

O que se passou até agora

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que ele e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, são “heróis de guerra”. Trump afirmou que foi fundamental na libertação de reféns em Gaza, sublinhando a importância do seu papel no conflito. Este pronunciamento surge num contexto de tensões acrescidas entre Israel e o Hamas, com vários países e organismos internacionais envolvidos em esforços de mediação.

A Casa Branca está a avaliar uma proposta de cessar-fogo mediada pelo Egippto e pelo Qatar, já aceite pelo Hamas. A aceitação da proposta pelo Hamas é vista como uma consequência das declarações fortes de Donald Trump na sua rede Truth Social, ameaçando “destruir” o grupo militante. O governo israelita mantém-se firme na exigência de libertação incondicional dos 50 reféns retidos pelo Hamas, afirmando-se na fase final da sua estratégia para derrotar o grupo.

A crise humanitária na Faixa de Gaza continua a agravar-se, com relatos de mortes civis devido a ataques israelitas e aumento da fome e desnutrição entre os palestinianos. As Nações Unidas criticaram Israel por permitir a entrada de ajuda humanitária em quantidade insuficiente para prevenir a fome generalizada no território. As declarações alertam para a necessidade urgente de uma solução que reduza o sofrimento da população civil na região.

Tensões internacionais são exacerbadas por declarações polémicas e decisões diplomáticas. Benjamin Netanyahu acusou o Presidente francês Emmanuel Macron de “alimentar o fogo antissemita” ao apelar ao reconhecimento do Estado palestiniano. Além disso, a revogação dos vistos de diplomatas australianos por parte de Israel, em retaliação ao reconhecimento oficial da Palestina pela Austrália, levou a uma resposta condenatória do governo australiano. As críticas internacionais reflectem as complexidades diplomáticas existentes no Médio Oriente.

[Governo decide que é preciso invadir a embaixada para pôr fim ao sequestro. É chamada uma nova força de elite: o Grupo de Operações Especiais.

HÁ 7H00:13 ANDRÉ CERTÃ

Uma pessoa morreu no Irão por explosão de bomba israelita da guerra dos 12 dias

Uma pessoa morreu no Irão depois de uma bomba israelita da guerra dos 12 dias entre ambos os países e que não tinha sido detonada ter explodido no oeste do país.

A agência de notícias oficial IRNA, citada pelo Times of Israel disse que “munições não detonadas do regime sionista” explodiram perto da cidade de Beyranshahr, na província de Lorestan, no oeste do Irão.

“O incidente deixou uma pessoa morta e nove feridas”, acrescenta a agência.

Há 7h00:01 André Certã

Trump diz que ele e Netanyahu são "heróis de guerra" e afirma ter sido ele próprio a libertar os reféns

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, são “heróis de guerra”, puxando para si o protagonismo da libertação dos reféns de Gaza.

“Em primeiro lugar, eles não iam libertar nenhum refém. Fui eu que consegui libertar todos os reféns”, sublinhou Trump, citado pelo Haaretz.

Referindo-se ao “amigo” Netanyahu, o Presidente elogiou a “luta” apesar de estar a ser alvo da justiça do país.

“Ele é um herói de guerra, porque trabalhamos juntos. Ele é um herói de guerra. Acho que eu também sou. Ninguém se importa, mas eu também sou”, acrescentou.

Há 10h21:14 André Certã

"Abjecta" e "manipuladora". França ataca acusações de antissemitismo de Netanyahu

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que os Estados Unidos estavam a “analisar a proposta” de cessar-fogo dos mediadores egípcios e qataris aceite pelo Hamas e que o Presidente Donald Trump se iria pronunciar sobre ela.

“Não acho que seja coincidência que o Hamas tenha aceitado essa proposta depois que o presidente dos Estados Unidos publicou ontem uma declaração muito forte sobre esse conflito na Truth Social”, disse ainda Leavitt, referindo-se às ameaças de Trump de “destruir” o Hamas.

Há 11h20:04 André Certã

Casa Branca diz estar a "analisar" proposta de cessar-fogo e liga aceitação do Hamas a publicação de Trump

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que os Estados Unidos estavam a “analisar a proposta” de cessar-fogo dos mediadores egípcios e qataris aceite pelo Hamas e que o Presidente Donald Trump se iria pronunciar sobre ela.

“Não acho que seja coincidência que o Hamas tenha aceitado essa proposta depois que o presidente dos Estados Unidos publicou ontem uma declaração muito forte sobre esse conflito na Truth Social”, disse ainda Leavitt, referindo-se às ameaças de Trump de “destruir” o Hamas.

Há 15h16:40 Manuel Nobre Monteiro

Apelo de Macron para reconhecer Estado palestiniano "alimenta o fogo antissemita", diz Netanyahu

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou o Presidente de França, Emmanuel Macron, de “alimentar o fogo antissemita” ao apelar ao reconhecimento internacional do Estado da Palestina, relata o Le Monde, que cita uma carta enviada ao chefe de Estado francês.

Apelo a que substitua a fraqueza pela acção, o apaziguamento pela vontade e que o faça antes de uma data clara: o novo ano judaico, a 23 de setembro de 2025”, começou por escreveu Netanyahu na carta datada de 17 de agosto e enviada esta terça-feira à Agência France-Presse.

Para o líder israelita,o antissemitismo é um cancro que se espalha quando os líderes permanecem em silêncio”.

“Estou preocupado com o aumento alarmante do antissemitismo em França e com a falta de acção decisiva do seu governo para combatê-lo”, escreve Netanyahu a Macron, acrescentando que “nos últimos anos, o antissemitismo tem devastado cidades francesas e aumentou desde as suas declarações a atacar Israel e a sinalizar o reconhecimento de um Estado palestiniano”.

Por fim, o primeiro-ministro de Israel sublinha que o apelo [de Macron] por um Estado da Palestina alimenta o fogo antissemita, recompensa o terror do Hamas, reforça a recusa do Hamas em libertar os reféns, encoraja aqueles que ameaçam os judeus franceses e fomenta o ódio aos judeus [nas ruas de França]”.

Há 17h14:46 Manuel Nobre Monteiro

Israel continua a exigir a libertação dos reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas

A política de Israel é coerente e não mudou. Israel exige a libertação dos 50 reféns, de acordo com os princípios estabelecidos pelo gabinete para pôr fim à guerra”, afirmou um membro da administração israelita num comunicado divulgado pelo Le Monde.

De acordo com o funcionário do governo de Netanyahu, “estamos na fase final da derrota decisiva do Hamas e não deixaremos nenhum refém para trás”.

Há 17h14:1 Manuel Nobre Monteiro

Ataques israelitas causaram a morte a 40 pessoas em Gaza esta terça-feira

Desde o amanhecer, morreram na Faixa de Gaza 40 palestinianos, vítimas de ataques israelitas, avança a Al Jazeera, que cita o Ministério da Saúde do enclave.

O número de mortos inclui seis pessoas que procuravam ajuda humanitária.

Nas últimas 24 horas, há, ainda, registo de 343 feridos em ataques das tropas israelitas.

Há 18h13:16 Manuel Nobre Monteiro

Ataque israelita na cidade de Gaza faz quarto mortos

Esta terça-feira, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) levaram a cabo um ataque que matou quatro pessoas na Faixa de Gaza.

De acordo com a Al Jazeera, o ataque ocorreu no bairro de Zeitoun, na cidade de Gaza, tendo-se registado, também, vários feridos.

Há 19h12:48 Manuel Nobre Monteiro

Netanyahu "é o líder mais tóxico do mundo ocidental", diz Yair Lapid

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, afirmou esta terça-feira que Benjamin Netanyahu é “o líder mais tóxico do mundo ocidental”.

Lapid criticou as declarações de Netanyahu sobre o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, referindo que qualquer confronto com o líder do governo israelita só aumenta a popularidade de Albanese.

“O que mais fortalece um líder no mundo democrático hoje é um confronto com Netanyahu, o líder politicamente mais tóxico do mundo ocidental”, lê-se na publicação da rede social X.

Há 20h11:49 Manuel Nobre Monteiro

Qatar alerta para agravamento da crise em Gaza se nova proposta de cessar-fogo for rejeitada por Israel

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari, afirmou esta terça-feira que, caso a mais recente proposta de cessar-fogo for rejeitada por Israel, a crise em Gaza poderá agravar-se.

Al-Ansari garantiu que tanto o Qatar como o Egipto receberam uma resposta positiva do Hamas, sublinhando que “quase 98% do que foi aceite por Israel [na última proposta dos Estados Unidos] está reflectido nesta proposta”.

De acordo com aAl Jazeera e sem revelar detalhes, o porta-voz destacou que o objectivo é chegar a um acordo “aceitável para ambas as partes, em palavra e em essência”, acrescentando que Doha, em coordenação com o Egipto, os Estados Unidos e outros países, “está a fazer todos os esforços para alcançar um cessar-fogo”, num momento que classificou como “decisivo”.

Há 20h11:23 Manuel Nobre Monteiro

Trabalhadores humanitários são "alvos deliberados" no conflito, denuncia Crescente Vermelho Palestiniano

O presidente da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, Younis al-Khatib, afirmou esta terça-feira que a missão humanitária palestiniana e os seus trabalhadores têm sido “deliberadamente alvo” durante o conflito na Faixa de Gaza.

Num vídeo publicado na rede social X, sublinhou que “mais do que em qualquer outro conflito, humanitários palestinianos foram mortos” e apelou ao fim da impunidade.

O Crescente Vermelho pediu, ainda, à comunidade internacional para que adopte “acções concretas para proteger os trabalhadores humanitários em todo o lado”.

Há 20h11:14 Manuel Nobre Monteiro

370 camiões com ajuda humanitária entraram ontem em Gaza, dizem autoridades israelitas

Cerca de 370 camiões com ajuda humanitária entraram esta segunda-feira na Faixa de Gaza pelos pontos de passagem de Kerem Shalom e Zikim, de acordo com o COGAT (organismo do Ministério da Defesa de Israel responsável pela administração civil do território palestiniano).

De acordo com a publicação do organismo na rede social X, a ajuda humanitária de 350 camiões foi recolhida e distribuída pelas Nações Unidas e organizações internacionais.

Também 180 paletes de ajuda humanitária foram lançadas de paraquedas em cooperação com vários países, como Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália, França, Países Baixos, Singapura e Indonésia.

Há 21h10:43 Manuel Nobre Monteiro

Ataques israelitas em Gaza fizeram 26 mortos desde a meia-noite

Desde a meia-noite desta terça-feira, morreram na Faixa de Gaza 26 palestinianos, vítimas de ataques israelitas, avança o Haaretz, que cita o Ministério da Saúde do enclave.

O número de mortos inclui uma pessoa que procurava ajuda humanitária perto de centros de ajuda.

Há 21h10:41 Manuel Nobre Monteiro

ONU acusa Israel de não deixar entrar ajuda humanitária suficiente na Faixa de Gaza

Thameen Al-Kheetan, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirmou esta terça-feira que Israel está a deixar entrar alguns suprimentos na Faixa de Gaza, mas não o suficiente para evitar a fome generalizada.

“Nas últimas semanas, as autoridades israelitas só permitiram a entrada de ajuda em quantidades muito abaixo do necessário para evitar a fome generalizada”, disse Al-Kheetan, citado pelo Haaretz, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

O porta-voz acrescentou que o risco de fome em Gaza é o “resultado directo da política do governo israelita de bloquear a ajuda humanitária”.

Há 21h10:31 Manuel Nobre Monteiro

Netanyahu critica primeiro-ministro da Austrália: "Um político fraco que traiu Israel e abandonou os judeus"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou o seu homólogo australiano, Anthony Albanese, de “trair Israel” e de “abandonar” a comunidade judaica da Austrália.

Numa publicação na rede social X, Netanyahu afirma que “a história vai lembrar Albanese pelo que ele é: um político fraco que traiu Israel e abandonou os judeus da Austrália”.

A declaração do líder israelita surge após o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gideon Sa’ar, ter anunciado a revogação dos vistos de residência dos representantes diplomáticos da Austrália junto da Autoridade Nacional Palestiniana. Esta medida foi uma retaliação à decisão de Camberra de reconhecer oficialmente o Estado palestiniano e de proibir vários políticos israelitas de visitar o país.

Há 21h10:24 Manuel Nobre Monteiro

Três pessoas morreram por fome e desnutrição nas últimas 24 horas em Gaza

A fome e a desnutrição causaram três vítimas mortais nas últimas 24 horas na Faixa de Gaza, relata a Al Jazeera, que cita o Ministério da Saúde do enclave.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de três idosos, elevando o número total de mortos por desnutrição para 266, incluindo 112 crianças.

Há 21h10:21 Agência Lusa

Austrália condena revogação de vistos dos seus representantes na Palestina

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Penny Wong, considerou hoje “injustificada” a decisão de Israel de revogar os vistos dos representantes do seu país junto da Autoridade Nacional Palestiniana.

“Num momento em que o diálogo e a diplomacia são mais necessários do que nunca, o governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está a isolar Israel e a minar os esforços internacionais pela paz e por uma solução de dois Estados”, afirmou Wong num comunicado.

A chefe da diplomacia australiana afirmou que a reacção de Israel é “injustificada” e comprometeu-se a continuar a trabalhar com os seus parceiros internacionais para promover uma solução de dois Estados, alcançar o cessar-fogo em Gaza e conseguir a libertação dos reféns.

A reacção da Austrália ocorre horas depois de Israel ter revogado os vistos dos representantes australianos junto da Autoridade Nacional Palestiniana, numa medida que, segundo Telavive, responde ao anúncio do reconhecimento oficial do Estado palestiniano por parte da Austrália e ao recente cancelamento dos vistos de vários políticos israelitas de alto nível.

Há 22h09:21 Agência Lusa

Camiões com ajuda humanitária egípcia aguardam entrada em Gaza

Dezenas de camiões com ajuda humanitária de emergência para Gaza atravessaram o Egipto e encontram-se na fronteira terrestre de Kerem Shalom, entre o enclave palestiniano e o território egípcio.

De acordo com as autoridades egípcias, os camiões com petróleo, açúcar, arroz, farinha e alimentos enlatados começaram a chegar hoje a Kerem Shalom, onde vão ser inspecionados pelas autoridades israelitas antes de serem autorizados a entrar no enclave costeiro palestiniano.

Trata-se do 18.º envio de ajuda humanitária do Egipto desde que Israel reabriu a autorização sobre o envio de ajuda à Faixa de Gaza, no final de julho.

Há 23h08:31 Miguel Pinheiro Correia

BBC corrige notícia: afinal, mulher "subnutrida" que morreu em Itália vinda de Gaza tinha leucemia

Depois de ter noticiado que uma jovem palestiniana teria morrido em Itália por subnutrição a que esteve sujeita em Gaza, a BBC corrigiu a informação e informou que, afinal, a vítima tinha leucemia.

A correção da emissora pública britânica chegou esta segunda-feira, depois de a notícia ter sido partilhada por vários meios um pouco por todo o mundo. A informação inicial sugeria que Marah Salah Mahmoud Zohry, de 20 anos, tinha morrido subnutrida num hospital italiano depois de ter sido retirada de Gaza — “Mulher de Gaza subnutrida levada para Itália morre no hospital”, lia-se no título inicial da notícia.

Agora, o título do artigo faz apenas menção à morte no hospital, sem referir a subnutrição, depois de várias críticas internacionais.

“Inicialmente, não sabíamos que Marah estava a ser tratada por uma leucemia”, esclareceu a BBC através de um comunicado citado pelo Telegraph.

A informação do estado de saúde da vítima só foi tornada pública pelas autoridades israelitas depois de ter sido publicada a notícia da BBC.

Nenhum comentário: