segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Guerra por tópicos


558º dia da guerra.

Em directo/ Kim Jong-un vai à Rússia para discutir com Putin apoio militar a Moscovo

Em cima da mesa vai estar o apoio norte-coreano ao esforço de guerra russo na Ucrânia, nomeadamente o fornecimento de armas e a cooperação militar entre os dois países. Siga aqui em direto.

ANA LUISA BERNARDINO: Texto

OBSERVADOR,

O encontro entre os dois líderes vai acontecer ainda em setembro AFP via Getty Images

Momentos-chave

Há 1hConselheiro de Zelensky acusa Putin de viver "na sua própria realidade"

Há 2hKim Jong-un vai à Rússia para discutir apoio militar a Moscovo

Há 2hGeneral Surovikin visto publicamente pela primeira vez desde rebelião do Wagner

Há 3hRússia discute exercício militar conjunto com Coreia do Norte

Há 5hPutin considera confra-ofensiva ucraniana "um fracasso"

Há 6hPonto de situação: o que aconteceu nas últimas horas?

Há 6hRússia só muda de posição no acordo dos cereais se Ocidente levantar sanções

Há 6hKiev tem provas fotográficas de como Rússia atingiu Roménia com drones, diz Ucrânia

Há 7hRoménia sobre queda de drones russos: "Há risco de acidentes ou incidentes, mas até ao momento não foi esse o caso"

Há 7hRoménia nega queda de drone russo evitar entrada da NATO na guerra, afirma deputada ucraniana

Há 8hKremlin diz que primeira parte das conversações com Erdogan foi muito construtiva

Há 8hActivista entra na Praça Vermelha enrolada em bandeira ucraniana. Foi detida pelas autoridades russas

Há 10hErdogan e Putin já estão reunidos. Rússia aberta a "negociações" sobre acordo dos cereais

Há 11hErdogan já chegou à Rússia

Há 11hRoménia nega queda e detonação de drones russos

Há 12hDrones russos caíram e detonaram em território romeno, diz Kiev

Há 13hMinistro da Defesa ucraniano entrega carta de demissão

Há 14hBarcos ucranianos, a caminho da Crimeia, destruídos por forças russas

Há 14hPutin e Erdogan encontram-se esta segunda-feira

Há 14hRússia lança ataque nocturno ao porto de Izmail

Actualizações em directo

19:38 Tiago Caeiro 

Kim Jong-un vai à Rússia para discutir apoio militar a Moscovo

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vai deslocar-se à Rússia durante o mês de setembro, para se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin, avança o New York Times. Em cima da mesa vai estar o apoio norte-coreano ao esforço de guerra russo na Ucrânia, nomeadamente o fornecimento de armas e a cooperação militar entre os dois países.

Entre o armamento fornecido pela Coreia do Norte à Rússia deverão estar peças de artilharia e mísseis antitanque. Em troca, Pyongyang espera receber tecnologia avançada para satélites e para submarinos movidos a energia nuclear.

Kim Jong-un deve deslocar-se de comboio entre Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, e Vladivostok, cidade russa onde deverá decorrer o encontro, e que fica próxima da fronteira norte-coreana. Os dois líderes devem encontrar-se na Universidade Federal do Extremo Oriente, onde vai decorrer o Fórum Económico Oriental, entre 10 e 13 de setembro.

Já esta segunda-feira o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avançou que está a ser considerada a possibilidade de eventuais exercícios militares conjuntos entre a Rússia e a Coreia do Norte.

Zelensky visita frente de combate na região de Donetsk

O Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, visitou hoje a frente de combate contra as tropas russas na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo uma mensagem que difundiu na sua conta no Telegram.

“Região de Donetsk. Visitámos as brigadas de combate que defendem a Ucrânia como parte do grupo operacional e tático de Donetsk”, começou por dizer Zelensky, sem precisar os locais visitados.

Na sua deslocação, o Presidente ucraniano disse ter discutido “relatórios importantes, questões problemáticas, suprimentos que precisam ser aumentados, criação de um sistema auxiliar de gestão para garantir o abastecimento das brigadas”, o que contribui, prosseguiu, para aumentar a motivação dos soldados.

Há 1h20:14: Carolina Sobral

 Conselheiro de Zelensky acusa Putin de viver "na sua própria realidade"

Mykhailo Podolyak, o conselheiro de Volodymyr Zelensky, escreveu na rede social X que a Ucrânia recebeu hoje a confirmação de que quaisquer “negociações” com Putin são “falsas e inúteis”.

“Ele vive claramente na sua própria realidade, onde ‘todos são culpados menos ele; não foi a Rússia que iniciou a guerra; o acordo dos cereais foi quebrado por drones não identificados’”, escreveu.

O conselheiro do Presidente ucraniano acrescentou ainda que “permanece” diversas questões: “Porquê tentar repetidamente organizar um processo de mediação fictício que não funciona? Porquê tentar dar à Rússia uma agência artificial, sabendo que a Rússia não aderirá ao direito internacional, não implementará acordos ou assumirá voluntariamente a responsabilidade pela destruição? Porquê ‘jogar o jogo de Putin’, cuja principal tarefa é acusar os não envolvidos e entretanto matar os inocentes?”, perguntou.

Há 1h20:03

Nobel russo Muratov deixa direcção da Novaya Gazeta após ser declarado agente estrangeiro

O jornalista russo Dmitri Muratov, galardoado com o prémio Nobel da Paz em 2021, decidiu abandonar o cargo de director da Novaya Gazeta após ser declarado “agente estrangeiro” pelas autoridades russas, anunciou o jornal independente num comunicado.

“Muratov está categoricamente em desacordo com a decisão do Ministério da Justiça e recorrerá aos tribunais”, lê-se na nota publicada na plataforma digital Telegram.

Enquanto decorrem as diligências judiciais, Muratov cessará as funções de director do jornal, que serão exercidas de forma provisória por um dos seus adjuntos, Serguei Sokolov.

A Novaya Gazeta salientou que o seu director foi acusado de ser um “agente estrangeiro”, não por receber financiamento externo, mas por “formar uma opinião negativa sobre a política interna e externa da Rússia”.

Há 2h19:56 :Carolina Sobral:

"Barbie" e "Oppenheimer" exibidos com nomes diferentes nos cinemas de Moscovo

Os cinemas de Moscovo vão passar a exibir os filmes “Barbie” e “Oppenheimer” com os nomes “Dubak” (expressão russa para “época muito fria”) e “Speed Dating” (“encontro rápidos”, em português), avançou a agência NEXTA.

Nos cinemas desde 20 de julho, os dois filmes rapidamente causaram a oposição do Ministério da Cultura russo, que os considerou incompatíveis com o espírito tradicional e os valores morais do país. O ministério opôs-se a que os dois filmes fossem exibidos nos cinemas russos.

Há 2h19:22: Carolina Sobral

General Surovikin visto publicamente pela primeira vez desde rebelião do Wagner

O general russo Sergei Surovikin não era visto publicamente desde a tentativa de rebelião de Yevgeny Prigozhin e do Grupo Wagner em junho. Esta segunda-feira terá sido fotografado em Moscovo.

Segundo o The Guardian, a Ostorozhno Media publicou uma imagem do ex-comandante ao lado da sua esposa. A Rússia demitiu Surovikin do comando das forças aeroespaciais russas no mês de agosto.

Há 3h18:34: Carolina Sobral

"O que está a acontecer é o genocídio do povo ucraniano": piloto russo que desertou revela detalhes da operação de fuga para a Ucrânia

O piloto russo que desertou para a Ucrânia explicou numa entrevista como é que planeou a operação com os serviços secretos militares e apelou ao militares russos para que sigam o mesmo plano.

Há 3h18:33: Carolina Sobral 

Rússia discute exercício militar conjunto com Coreia do Norte

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avançou que está a ser considerada a possibilidade de eventuais exercícios militares conjuntos entre a Rússia e a Coreia do Norte, numa altura em que os EUA manifestam a sua preocupação com a crescente cooperação militar entre os dois países.

“Porque não? Estes são os nossos vizinhos. Há um velho ditado russo que diz que não escolhemos os nossos vizinhos e que é melhor viver com os nossos vizinhos em paz e harmonia”, afirmou Sergei Shoigu, citado na Sky News.

Shoigu terá sugerido ainda ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, a ideia de realizar um exercício naval que envolvesse a Rússia, a Coreia do Norte e a China.

Há 4h17:21: Turquia. "Interesse económico explica palavras pró-russas"

“A Turquia parece aproximar-se da posição russa”. Isto porque, segundo Bruno Cardoso Reis “as relações económicas estão num crescimento exponencial”. O Ocidente pode abrir uma “brecha nas sanções”?

Há 5h16:33: Carolina Sobral

Rússia diz ter impedido ataque de drones a central eléctrica em Bryansk

O governador de Bryansk, no sul da Rússia, avançou que as forças russas impediram um ataque de drones ucranianos a uma central eléctrica na região.

Segundo aSky News, Alexander Bogomaz adiantou que não há vítimas a registar e que as infra-estruturas da central permaneceram intactas.

Há 5h16:25

Putin considera confra ofensiva ucraniana "um fracasso"

O Presidente russo, Vladimir Putin, considerou hoje “um fracasso” a contraofensiva ucraniana, que completa três meses, depois de se reunir com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Isto é um fracasso”, disse Putin durante a conferência de imprensa conjunta.

Desde o seu início, em 04 de junho, o Presidente russo desvalorizou a contraofensiva em que o Exército ucraniano recuperou várias centenas de quilómetros quadrados de território.

“De qualquer forma, hoje é exactamente o que parece [um fracasso]. Veremos como evolui. Espero que continue exatamente o mesmo”, disse o líder do Kremlin.

Há 5h16:21 : Carolina Sobral 

Zelensky deverá reunir com Erdogan depois de encontro com Putin

Depois do encontro com o Presidente russo, onde o tema principal foi o acordo dos cereais do Mar Negro, Recep Tayyip Erdogan deverá reunir com Volodymyr Zelensky, avançou a Sky News.

“Estou convencido de que, com base no resultado da conversa de Erdogan com Putin, haverá contacto entre o Presidente Erdogan e o Presidente Zelensky”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

“Há confiança nas relações entre o Presidente Zelensky e o Presidente Edorgan”, acrescentou.

Putin disponível para discutir retoma do acordo de cereais

A imprensa estatal russa tem detalhes sobre a reunião entre os presidentes da Rússia e Turquia. Ainda o testemunho de um soldado ucraniano capturado na linha da frente: “É uma terra de cadáveres”.

Apesar da guerra, empreendedorismo cresce na Ucrânia

Neste episódio, destaque para a situação económica e empresarial da Ucrânia. Ainda a reunião entre Putin e Erdogan e a demissão do ministro da Defesa da Ucrânia.

Ponto de situação: o que aconteceu nas últimas horas?

São relatos contraditórios. A Ucrânia garante que a Roménia foi atingida por drones russos durante a noite, durante um ataque a infraestruturas portuárias ucranianas no rio Danúbio. No entanto, da Defesa aos Negócios Estrangeiros, várias pastas governamentais romenas vieram já negar.

A manhã foi ainda dominada pela visita do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a Sochi, estância balnear russa, onde esteve reunido com o Chefe de Estado. O acordo dos cereais no Mar Negro foi o tema principal, ainda que a posição russa não se tenha alterado.

Saiba tudo o que aconteceu na manhã do 558.º dia de guerra na Ucrânia.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, esteve reunido com Vladimir Putin em Sochi. Um dos temas mais abordados na reunião foi o acordo dos cereais do Mar Negro. Moscovo manteve a posição e quer ver sanções levantadas. Putin revelou que Rússia está a fechar um acordo para fornecer cereais gratuitos a seis países africanos.

A Ucrânia disse que drones russos caíram e detonaram em território romeno, depois de uma noite de ataques a infraestruturas portuárias do rio Danúbio. A Roménia nega “categoricamente” incidente. Kiev diz ter provas fotográficas.

Uma activista entrou na Praça Vermelha, em Moscovo, enrolada em bandeira ucraniana. Foi detida pelas autoridades russas.

Oleksii Reznikov, até então ministro da Defesa ucraniano, entregou a carta de demissão ao presidente do parlamento ucraniano. Na noite de domingo, Volodymyr Zelensky anunciou a substituição do ministro por Rustem Umerov, líder da comunidade tártara da Crimeia.

As forças ucranianas abateram 17 drones russos no sul da região de Odessa, na Ucrânia, num ataque que danificou vários edifícios no distrito da cidade portuária de Izmail.

Aviões russos terão destruído embarcações Willard Marine Sea Force, barcos militares rígidos insufláveis, onde seguiam forças ucranianas, a caminho da Crimeia, avança o ministério da Defesa da Rússia.

A Rússia lançou mais ataque noturno a infraestruturas portuárias junto do rio Danúbio, visando desta vez o porto de Izmail.

Há 6h15:17

Rússia só muda de posição no acordo dos cereais se Ocidente levantar sanções

A Rússia não vai regressar ao acordo dos cereais ano Mar Negro se o Ocidente não cumprir as suas exigências, incluindo o levantamento de alguns sanções (como aquela que visa as exportações agrícolas russas, detalha a AP), declarou Vladimir Putin, em conferência de imprensa, no rescaldo do encontro com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O chefe de Estado russo revelou ainda que a Rússia está prestes a fechar um pacto para fornecer gratuitamente cereais a seis países africanos.

Já o presidente turco, que veste o papel de mediador nesta questão das exportações dos cereais no Mar Negro, disse que a Ucrânia “precisa de suavizar a sua posição contra a Rússia” no que respeita a este acordo.

Putin declarou ainda que a “contra-ofensiva ucraniana falhou” e que a Rússia nunca “rejeitou negociações” para pôr fim ao conflito, cita a Sky News.

Há 6h15:00

Kiev tem provas fotográficas de como Rússia atingiu Roménia com drones, diz Ucrânia

Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, disse que Kiev tem provas fotográficas de como a Rússia atingiu a Roménia com drones durante a noite, durante uma investida noturna contra infraestruturas portuárias no rio Danúbio, diz o The Guardian. A Roménia já negou várias vezes.

Há 7h14:50

Encontro entre Putin e Erdogan terminou, três horas depois

A reunião entre Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, em Sochi, na Rússia, já terminou e durou cerca de três horas. Dmitry Peskov, porta voz do Kremlin, anunciou, momentos antes, que não era expectável que nenhum documento fosse assinado.

Há 7h14:48

Roménia sobre queda drones russos: "Há risco de acidentes ou incidentes, mas até ao momento não foi esse o caso"

Agora é a ministra dos Negócios Estrangeiros da Roménia que o diz: os drones russos não atingiram território romeno durante a investida noturna de Moscovo às infraestruturas portuárias ucranianas do rio Danúbio.

“Claro, há um risco porque o que aconteceu é muito perto da nossa fronteira”, declarou Luminita Odobescu. “Temos visto que a Rússia continua cinicamente a atacar infraestruturas civis, a não permitir que a Ucrânia exporte os seus cereais. Claro, há risco de acidentes ou incidentes, mas até ao momento não foi esse o caso”, cita a Aljazeera.

Roménia nega queda de drone russo evitar entrada da NATO na guerra, afirma deputada ucraniana

A deputada ucraniana, Oksana Savchuk, disse a um canal de televisão ucraniano que a Roménia está a negar a queda e detonação de drones russos no seu território, numa tentativa de evitar que a NATO, aliança à qual pertence, se junte à guerra, relata a Sky News.

A NATO tem um compromisso de protecção mútua, que dita que um a ataque a um Estado-membro é um ataque a todos os Estados-membros.

Durante a manhã desta segunda-feira, Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, acusou a Rússia de atingir a Roménia com drones, depois de uma noite marcada por vários ataques a infraestruturas portuárias ucranianas no rio Danúbio.

Momentos depois, a Roménia veio negar “categoricamente” a queda e detonação dos drones, afirmando que os ataques russos às infraestruturas portuárias não representavam uma ameaça direita ao país.

 

Nenhum comentário: