domingo, 17 de dezembro de 2023

Nem já podemos dizer

 

Isso que disse Álvaro de Campos, confiante ainda – e ao menos - nos “ruídos” da civilização moderna do seu tempo, vivendo nós na inércia da nossa vil condição actual, para mais sem esperança de mudança:

«Que importa tudo isto, mas que importa tudo isto

Ao fúlgido e rubro ruído contemporâneo,

Ao ruído cruel e delicioso da civilização de hoje?» (Ode Triunfal)

Resta-nos a leitura destes escritos das nossas gentes de engenho, como ALBERTO GONÇALVES, que bem tenta abrir-nos os olhos. Inutilmente, é certo. E perfeitamente assustador.

O Princípio de Pedro Nuno

O Princípio de Peter teimou em não se aplicar ao dr. Pedro Nuno. Acredito que tenha sido um escapatório presidente de assembleia de freguesia. A partir daí entrámos na ordem do inacreditável.

ALBERTO GONÇALVES Colunista do Observador

OBSERVADOR, 16 dez. 2023, 00:2283

Salvo imprevistos, Pedro Nuno Santos será o novo chefe do PS e um dos dois candidatos plausíveis a primeiro-ministro. Para mim, o dr. Pedro Nuno tem sido uma surpresa e uma confirmação. Imaginava-o um típico produto da JS, um sujeito sem predicados nem préstimo que, por falta de alternativa e influência do “aparelho”, acabara erguido a sucessor “natural” do dr. Costa. Imaginava-o repleto de fanatismo ideológico e manha partidária. Imaginava-o brutal, eufórico e relativamente articulado, capaz de empolgar salas de devotos com retórica composta, vazia e intrujona. Imaginava-o em suma um perigo. Nestas semanas de campanha interna e pré-campanha externa, confirmei quase tudo e percebi que me enganei num pormenor.

Claro que o dr. Pedro Nuno é uma nulidade cozinhada na JS. Claro que é um comunista por reacção nervosa e um oportunista por natureza. Claro que é um pantomineiro sem maneiras. Claro que os socialistas lhe batem palmas na medida em que precisam de acautelar empregos junto do putativo patrão. E claro que é um perigo. Mas o dr. Pedro Nuno está muito além disso. Ou muito aquém.

A julgar pelas recentes entrevistas e intervenções públicas, o dr. Pedro Nuno é principalmente um caso de particular, acentuada e terminal miséria, mesmo pelos baixos padrões da actual política nacional e pelos baixíssimos padrões do actual PS. Não o destaco por não ter uma única ideia ou – Deus fosse louvado – uma “visão” para o país. O eng. Sócrates e o dr. Costa também não tinham nada de vagamente semelhante mas, sobretudo no primeiro caso, eram eficazes a fingir o contrário. O dr. Pedro Nuno não finge coisa nenhuma: o vazio que o define está exposto. O seu principal, quiçá solitário, “argumento” para mandar no partido e, depois, no país, é o facto de existir. Ainda que não dê sinais de pensar, parece consensual que o dr. Pedro Nuno existe. E isso, acha ele se calhar com rara propriedade, é o bastante para mandar em nós.

Cada aparição da criatura é confrangedora e demonstrativa do atoleiro a que o regime desceu. Não é que possamos exibir um historial rico em ilustres estadistas, mas há limites. Ou devia haver. Em entrevista ao Observador, o dr. Pedro Nuno mostrou desconhecer o valor do salário mínimo cujo aumento aprovou enquanto deputado. Em entrevista à RTP, foi triturado com evidências do início ao fim por um jornalista que a central de propaganda do PS se apressou a declarar ao serviço da “extrema-direita” (risos). As suas comunicações nas “redes sociais” são, dou de barato, redigidas por um fedelho de 13 anos e ilustradas por retratos de um branqueamento dentário. E nos discursos, emoldurados por apoiantes com a exigência da lombriga média, acotovelam-se lugares-comuns e patéticos esforços em simular “dinâmica”. Um embaraço ambulante, enfim. Preocupados, os publicitários do PS chamam-lhe “carisma”.

Quanto ao “carisma”, perdão, à competência, estamos conversados. E a coerência? Uns dias, o dr. Pedro Nuno diz-se social-democrata, noutros é socialista. Uns dias é moderado, noutros é esquerdista. Uns dias orgulha-se de servir o PS em exclusivo desde pequenino, noutros evoca o convívio com a pobreza. Uns dias exalta a íntima familiaridade com o mundo empresarial, noutros esconde a empresa com que o papá faz negócios com o Estado. Uns dias condena a especulação imobiliária, noutros vende a casa pelo dobro do preço que pagou. Uns dias enche a boca com justiça social, noutros esconde o Porsche e o Maserati. A originalidade do dr. Pedro Nuno não está em mentir: está em mentir tão desconchavadamente, a ponto de suscitar a impressão de que o que diz hoje resulta de não se lembrar do que disse ontem. E de não sonhar com o que dirá amanhã. O dr. Pedro Nuno, que aparenta ter crescido apenas fisicamente, dá pena, embora menos pena do que os infelizes que venham a depender do dr. Pedro Nuno.

Segundo o falecido Laurence J. Peter, uma pessoa tende a ser promovida até ao nível da sua incompetência. A incompetência do dr. Pedro Nuno revelou-se há inúmeros níveis abaixo. Espantosamente, continuou a ser promovido e agora é vê-lo aí, entre o atordoado e o impaciente, a prosseguir um objectivo que o próprio não só não sabe bem em que consiste como não sabe sequer o que há-de fazer para simular o oposto. O Princípio de Peter teimou em não se aplicar ao dr. Pedro Nuno, o qual, sem que uma alminha conseguisse explicar porquê, subiu de ministro a secretário-geral ante a incredulidade com que antes saltara de secretário de Estado para ministro, de deputado para secretário de Estado e de presidente da assembleia de freguesia (ou lá o que era) de São João da Madeira para deputado. Pelo que ele escreve e diz, acredito que tenha sido um escapatório presidente de assembleia de freguesia. A partir daí entrámos na ordem do inacreditável. E a partir daqui na ordem do inconcebível.

Dada a portentosa lucidez dos candidatos à “direita” e a lucidez portentosa do eleitorado em geral, há uma ou duas hipóteses de o dr. Pedro Nuno, um irresponsável mimado e um extremista boçal, vir a liderar o próximo governo, e em aliança festiva com PCP e BE. Não custa prever as consequências de tamanho desastre. Custará suportá-las, e custará mais do que, por puro pavor, ouso antecipar. Aliás, sempre que o critico sou acusado de ter medo dele. É óbvio que tenho medo. Ao invés de demasiados votantes, não sou maluco: o Princípio de Pedro Nuno pode representar o nosso fim.

PEDRO NUNO SANTOS     POLÍTICA

COMENTÁRIOS(de 89)

DC Cruz > F. Mendes; Votar no PSD é votar no PS2. Depois da linha vermelha imposta ao CH, a única alternativa plausível é voltarmos no CHEGA. Para bem da Nação.                 Maria Tejo > F. Mendes: Completamente de acordo com o seu ponto de vista. O problema surge no dia seguinte ao das eleições. Constata-se que os eleitores não se cansam de mais do mesmo há quase 30 anos.               Coxinho  > Maria Tubucci: O seu comentário subiu ao nível do artigo comentado. E a sua última frase - Viva🇵🇹 - seria suficiente para ilustrar a sua condição de um (aliás uma) "dos nativos que restam"... ... aos quais nativos naturalmente me associo.               Alexandre Barreira: Pois. Mais um para "moderação" Está visto. Anda tudo "acagaçado"....!!!                Alexandre Barreira: Pois. É descomunal. Os "democratas" mandaram o meu comentário. Para "moderação". Não ofendi ninguém. Não disse nada de anormal. E até elogiei o "patrão"....!!!

Américo Silva: Se Alberto Gonçalves tivesse a bondade de me dizer qual o candidato que vai resolver o problema da habitação, para eu poder votar nesse?!               Alexandre Barreira: Pois. Caro AG, Compreendo bem a "análise sintética". Mas olhe que também há o "provérbio": Quem mal de mim dirá....bom de mim fará...!!!                    Alexandre Barreira: Pois. Pronto está bem. Os "lambe-botas" estão felizes. Já agora....mais um pra "moderação". Uns podem dizer as "tretas" que entenderem. Outros porque "ferem susceptibilidades". Só pagam a assinatura e dão "esmolinhas". Aos "aleijadinhos"....!!!                 Filipe Paes de Vasconcellos: Alberto Gonçalves deixe-me carregar nas tintas. O grande pombo-mariola que a imprensa publicada acha e transmite ser o grande génio para liderar o PS e o país. O mais perigoso, porque absolutamente incapaz, mentiroso e desonesto ( pior que Sócrates!), na era pós Costa.  Se não é absolutamente anormal, insisto anormal, considerarem este “artista “ como o proeminente sucessor do Vale Tudo Costa só porque tem presença e alinha com a extrema esquerda radical, quando: Decidiu tudo sobre o novo aeroporto mediante um papel que impôs ao seu sopeiro assinar e publicar.  Envergonhou Portugal em directo, ao vivo e a cores, agachando-se perante todos nós como um verdadeiro réptil viscoso só para que o Vale Tudo o mantivesse no cargo de ministro ( o que não terão dito as representações diplomáticas aos seus governos sobre esta miséria moral?) Mentiu, como todo e qualquer covarde que mente, descaradamente sobre a indemnização que sabia e autorizou a Alexandra Reis e continuou a mentir, como qualquer cobardola, quando de forma completamente desonesta, disse e se vangloriou na comissão de inquérito que tanto a TAP como a CP tinham passado a ter lucros quando sabia perfeitamente que estava a enganar os deputados e os Portugueses pagantes, omitindo que na TAP encharcamos a mesma com 3 200 000 000 e na CP fizeram uma reavaliação do activo… Só à chapada! Brutal!              Maria Tubucci: Excelente descrição da realidade, AG, abrir os olhos aos adormecidos e ceguetas desta vida. O comuno-bloquista só tem uma única coisa boa, diz ao que vem, quer uma geringonça, a união do PS com os amantes de Putin e os amantes do Hamas. E quer mais, quer nacionalizar a carteira dos portugueses empobrecendo-os, quer eliminar os portugueses mais idosos e mais os fracos com a eutanásia e com um SNS inoperante, quer a ideologia de género implantada nas escolas para mutilar física e psicologicamente a próxima geração, quer aumentar a dívida absoluta para nos escravizar. Há 880 anos corríamos com os mouros, actualmente os esquerdistas importam mouros e correm com os portugueses, chegou a altura de os nativos que restam correrem com os esquerdistas senão seremos extintos, ficando Portugal só para os esquerdistas e mouros. Viva🇵🇹.                  F. Mendes > Rafael Valverde: Quando diz que temos o lixo que merecemos, discordo. Há muita gente vítima desta situação, desde crianças e adolescentes, a adultos que não votam à esquerda. Pessoalmente, estou farto de generalizações abusivas, que considero injustas para quem trabalha no duro, vota com seriedade e procura motivar outros a mudar esta situação vergonhosa. Em vez de aceitarmos o lixo em que nos querem afogar, seria mais profícuo começar a limpar e a varrer o dito! Seria bom que mais pessoas se comportassem de forma não conformista, arregaçassem as mangas, ganhassem ambição e rejeitassem o que nos querem servir.                    Eduardo Cunha: Excelente crónica.               F. Mendes: Muito bom artigo; e útil, como quase sempre.  É por tudo isto que aconselho as pessoas com quem falo, a votar no PSD. Para mim, o tempo do protesto acabou; temos que nos agarrar à única possibilidade de termos um governo não socialista depois de 10 de Março. Não quero sequer imaginar o que seria se PNS ganhasse as próximas eleições. Mas, como o AG bem escreve, seria provavelmente fatal para quase todos. Cito a lei de Murphy, muito provavelmente aplicável nesta situação: tudo o que puder correr mal, vai correr mal e no pior momento. Basta-nos esperar que, correndo mal, não corra o pior possível. Mas, não estou nada optimista, porque tendo antecipado que as coisas correriam mal, nunca pensei que correriam tão mal. Ás tantas, a lei de Murphy peca por optimismo em casos como o Português.                  Rafael Valverde: O PS não tem quadros técnicos competentes mas abunda em carreiristas políticos: estas eleições são outra vez uma escolha entre a fome e a peste, um mais imprestável que o outro mas nenhum competente para gerir uma barbearia, quanto mais um país. Temos o lixo que merecemos, pobre país.                      F. Mendes > Maria Tubucci: Belo comentário, espero que tenha muitas aprovações. O pior é que, desde há 4 anos, entram mouros, indianos, nepaleses, paquistaneses, tudo o que é PALOP e brasileiros, e mais o que calhar. A situação vai piorar muito a curtíssimo e a longo prazo, se ninguém repuser o SEF, redefinir critérios de admissão neste país, retiver o talento por cá, e definir uma política de imigração selectiva. Infelizmente, estes canalhas fazem exactamente o contrário, dado pretenderem liquidar a nossa identidade e emporcalhar a Nação: também aqui, Costa e Marcelo partilham responsabilidades em mais este crime!              F. Mendes > SDC Cruz: Com o devido respeito, discordo completamente. O CH tem propostas para a Economia totalmente absurdas. Só por isso, não é alternativa confiável; junta-se o claro populismo, a tendência estatizante e a ausência de quadros. Para mim, passou o tempo do protesto; a nossa situação não o permite. Quando associa o PSD ao PS, comete um erro grave de análise, comum nestas caixas: o PSD de certeza que não vai aliar-se aos comunistas; esta diferença é decisiva, havendo outras que não é difícil ver.               JOHN MARTINS: A partir de hoje, e depois da explicação, adequada de AG, não há tempo para mais protestos. Depois da eleição de Nuno Santos, para substituir Costa, com toda a experiência ...que se  lhe reconhece... Só há uma solução. Votar  P  S  D            Tim do Á: Concordo mesmo com esta crónica. Pedro Nuno é assustador. Um ditador implacável. Um menino mimado tirano que não pode ser contrariado. Um governo dele será o fim do que resta de Portugal e um suplício trágico muito sofredor para os portugueses.                          Pedro Campos: Devia ser um artigo de leitura e reflexão obrigatória para todos os portugueses que vão votar em 10 de Março próximo!                 observador censurado: Como o Alberto mostrou, o sr. Pedro Nuno é tão bom como o traje do rei no conto de Hans Christian Andersen. Portugal tem baixa natalidade: faltam crianças para verem o que os adultos não querem ver. Devemos ter medo do sr. Pedro Nuno ou dos "alfaiates" como, por exemplo, o sr. Álvaro Beleza e o sr. Francisco Assis?                 Joaquim Almeida: Retrato arrasador mas objectivo de um pavão alucinado. Tão evidente que só não repara quem não quer ver  - e não são poucos, desgraçadamente.           Df: As perninhas de todos os portugueses devem estar a tremer com esse tipo que quer conduzir o país à miséria e promover os inimigos da NATO, da democracia e da prosperidade ao poder. Se o eleitorado votar nisso, Portugal fica definitivamente sem qualquer esperança de futuro ou desenvolvimento.                 Paulo Machado: Que os socialistas sedentos de poder e dinheiro o apoiem ainda percebo, Que os portugueses que não conseguem comprar casa, que vão ao supermercado e os produtos são mais caros do que na Alemanha, que ganham menos que os Polacos e metade do que os espanhóis, que não tenham justiça nem comboios nem escolas, não percebo

João Floriano: Excelente mas assustador.                   Pontifex Maximus: A verdade política do nosso país diz-nos que temos com muita probabilidade um ex-primeiro ministro a aguardar uma investigação criminal, um candidato que deveria estar preso e com o património entregue à TAP para tapar em pequeníssimo grau o enormíssimo buraco financeiro que por lá  fez, um presidente da república que pensa que Estado é uma bananeira (custa me dizer, mas é, uma república das bananas) ou, na melhor das hipóteses, cujos cidadãos que não distinguem entre um lobista (o Dr Nuno) e um indivíduo que toda a vida viveu da oportunidade de estar nas bordas do poder e da fama do pai para usar e abusar de esquemas mafiosos para viver à grande (o Nuno, o filho do antigo aparentemente impoluto mas só para quem não conhece) e um segundo candidato a primeiro ministro que ao contrário do outro nem para a junta de freguesia serviu. Portanto, Chegou a hora de procurar outro rumo antes que acabemos como a décima-oitava região autónoma de Espanha ou, pior ainda mas não impossível, como colónia europeia de Marrocos.               Ana Castro: Até às pernas me tremem só de pensar que PNS poderá ser o próximo PM.                 Mario Silva > Américo Silva: Continue a votar PS! Está visto que gosta de pagar sempre mais pela renda ou prestação da casa, sempre mais impostos e chegar ao fim do mês com menos que no ano anterior. O "seu" PS é a melhor aposta para continuar esta senda de vitórias históricas! António Lamas: Simplesmente BRILHANTE. Só espero que o Alberto Gonçalves, não acorde um dia destes com a cabeça de um cavalo ao lado na cama. Desta gentinha reles e mafiosa, tudo é possível.               Paulo Nunes Do Rosário: Venezuela da europa.                Rosa Silvestre: Estou consigo. Tenho medo! Medo ao imaginar um governo PS liderado por Pedro Nuno Santos. Não me parece que a solução seja concentrar os votos no PSD. Mesmo que o PSD ganhe as eleições, tanto pode ser puxado para políticas à direita como à esquerda. É preciso que haja votos à direita para que o PSD entenda qual o caminho a seguir.             António Soares: O verdadeiro retrato de PNS, é ainda mais tenebroso do que AG magistralmente "pinta". Portugueses, tenham medo. Tenham muito medo!              José Paulo C Castro: Se pensarmos que o objetivo do português médio, que diz mal dos políticos, é considerar que os políticos continuam a ser maus - piores do que esse cidadão médio - então a ascensão do Dr. Pedro Nuno Santos está explicada. Ele é mesmo o maior na arte de ser mais incompetente do que qualquer cidadão (que diz representar) enquanto se acha melhor do que todos os outros que não se querem representados por ele. Há um narciso que atrai narcisos, por puro auto-convencimento.         José Ramos: Que maravilha de artigo, Alberto Gonçalves! Está tudo lá, na medida exacta do imenso tudo que falta ao putativo líder do PS e a esse partido de vaudeville de enésima categoria. Uma pateada merecida e monstruosa.                    Antonio Marques Mendes: Boa descrição. Em 2011, utilizei-o para exemplificar a boçalidade das jotas no livro repensar Portugal. Afinal passados 12 anos ainda é mais boçal do que eu imaginava.                   Fernando Marques: Também eu tenho medo, especialmente deste povo que vai atrás destas criatura medievais                 Liberales Semper Erexitque: Os tugas terão aquilo que merecerem. Receio que seja Pedro Nuno.            Fernando Correia: Muito bem apanhado AG. Na realidade, PNS é uma nódoa! Incompetente para qualquer profissão… de colarinho azul ou branco, quanto mais para governante. Não tem um discurso estruturado, apenas diz meia dúzia de “bacoradas” indigentes, não tem visão de estadista (como quase todos os nossos políticos da praça)… Concluindo, é um rapazola adolescente que nunca chegou à idade adulta. Será que conhece o que quer dizer a palavra ética?                 João Ramos: Totalmente de acordo e explicado de forma imbatível, este PNS é um enorme risco para o futuro de todos nós e caso ele chegue onde “pensa” que tem o direito, é um terrível atestado de incompetência para este desgraçado país!!!                      bento guerra: Vem aí um "novo PS", o que significa que "Sócrates" nunca existiu, que a aliança entre mentirosos, chamada "geringonça" foi só um episódio de cadeiras parlamentares, que a governação que deixa desgraças na Saúde, Educação e Justiça, também não existiu. Que PNS deixou "excelente" obra na Habitação (mais uma sopeira),na Ferrovia e sobretudo na Aviação. Vem aí um "novo PS". E só PNS teria atrevimento e lata para o proclamar                António Mello: É um perigo sem dúvida! O País ficará a um piparote (accionado por uma qualquer geringonça) do abismo! Será rápido e doloroso… PNS é um pintas e o chamado chico esperto! Nem tudo é forçosamente mau! Talvez venha a ser o fim do ps.               José Paulo C Castro > Américo Silva: Procure um empreiteiro. O problema da habitação está directamente relacionado com a diminuição do sector da construção civil desde 2015. A diminuição da oferta, com as leis para o sector deste PS. A venda a estrangeiros, com o alargamento da entrada de cidadãos da CPLP, Brasil principalmente, no nosso país. Tudo medidas PS. Roubar casas não vai resolver.             João Amorim: Eu tinha (tenho) esta percepção, mas não conseguia traduzi-la em palavras. Pois fê-lo por mim Alberto Gonçalves, a quem agradeço uma vez mais. Depois de Sócrates e Costa, que mais nos irá acontecer?               Amigo do Camolas: A imprensa passou oito anos a garantir ao público que o problema do PSD estava nos seus líderes fracos e sem credibilidade nenhuma, o PNS cuja única qualificação para entrar na corrida para PM é ser alguém que "ao menos faz" mesmo que não tenha feito nada; ter sido desautorizado em directo como ministro pelo seu governo e mentido para todo o País sobre um esquema vergonhoso que arranjaram para roubar o contribuinte com uma indemnização ilegal, é incrivelmente talentoso e qualificado. E nem foi preciso mencionar o quanto ele custou aos contribuintes. Mas responsabilizar o comunista mentiroso Pedro Nuno por ser o candidato preferido dos socialistas para PM do País, é como culpar o cão, em vez do dono, quando ele faz merda no relvado do vizinho. Maria Tubucci > F. Mendes: Obrigado, Caro F. Mendes. É verdade. As pessoas pensam que a política é coisa de políticos e não conseguem ver que a política tem influência na sua vida. Enquanto não interiorizarem isto, não passamos da cepa torta. O mal não dorme.                António Santos: Mais uma na muche!             Maria Pinto: Já começou a bajulação da comunicação social a este esquerdiopata chico esperto, arrogante, inútil, caloteiro...não tarda é-nos apresentado como um especialista em aviação comercial, em comprar comboios em 5ª mão (tal como Costa comprou os Kamovs por 348 milhões, podres), sem dúvidas a melhor opção para 1º ministro de Portugal. Assim fica mais fácil escolher em quem votar, naqueles que a comunicação social disser para não votar!!!          Helena L: PNS lembra-me sempre o ditado “A ignorância é atrevida”            Agnelo Furtado: Apoiado! Alberto Gonçalves. Aí temos o novo Sócrates.              Fernando Cascais: Um pequeno apontamento. Se a Helena Matos acertar na sua previsão de que PNS será o próximo primeiro-ministro, este, mesmo assim, terá que se fazer valer de uma nova geringonça, todavia, sou da opinião, que ao contrário do que aconteceu com Costa que teve o beneplácito da Comissão Europeia na sua união com comunistas e radicais de esquerda assumidos sem pejo como anti-capital, anti-UE e anti-NATO, PNS não terá essa sorte, e vão-lhe apertar os calos, tanto, que já é sobejamente conhecido pela sua posição de não pagar a divida (pernas dos banqueiros alemães a tremer) e da nacionalização da TAP onde enterrou 3.5 MM de euros.     António Soares > José Paulo C Castro: Estamos iguais ao Brasil. Foi assim que a imprensa tradicional procedeu, com o molusco.                José Paulo C Castro > Lúcia Henriques: Os media têm um plano: sobreviver com quem os sustenta directamente com os nossos impostos. Todos sabemos quem o faz.

 

Nenhum comentário: