quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Eu, por mim


Apego-me a outro Henrique, Infante, por sinal: Como Seria o Mundo se não tivesse havido o fundador da Escola de Sagres?

Mas tais perguntas fazem-se a respeito de tantos seres que deram a volta ao “mundo” - do espírito, sobretudo – e da descoberta, que seria quase impossível estabelecer critérios de ponderabilidade, em questão de estratégia comparativa. Porque as crueldades da hediondez humana passam, com o tempo e com novas experiências, mas a ciência (e a arte) permanecem, enquanto o Mundo for... E bem assim os seres da bondade e da doutrina, como Cristo, ou Buda, ou Confúcio… Putin passará, para sempre ridículo, tal como Hitler o foi, ambos sádicos - aquele, na astúcia tartufiana sem escrúpulos e sem pejo, este na turbulência tonitruante, de bestialidade ridícula e sádica, idêntica, afinal, à do seu sucessor. Mas esses, passarão, ínfimos em face de outros, como Zelensky, exemplo de coragem e de contributo moral impondo-se, tal uma luz, numa sociedade em escuridão.

Como seria o mundo sem a ameaça nuclear?

 

QUATRO QUESTÕES POUCO SIMPÁTICAS, no nosso mundo.

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO,  12.12.23

O meu onomástico, Santo Henrique, cruzado teutônico que morreu no episódio que habitualmente se chama «conquista de Lisboa aos mouros», jaz eternamente nos baixos da Igreja de S. Vicente de Fora. E a pergunta é: - Como seria hoje a Europa (e o mundo) se no século XII não tivesse havido a Cruzada do Ocidente?

Como seria o mundo actual se no século XVI D. Tomás de Torquemada não tivesse fundado a Inquisição?

Como seria hoje o mundo se Kerensky não tivesse fugido para a América e se Xiang Kai Chek para Taiwan?

Como será o mundo se Trump subir de novo ao poder?

Dezembro de 2023

COMENTÁRIOS:

 Antonio  13.12.2023  13:36: E uma quinta questão, também pouco simpática - como vão os Portugueses contemporâneos explicar ao Santo Henrique a incursão dos mouros / islâmicos pela cidade (e País) por quem ele deu a sua vida?

 Álvaro Nunes  13.12.2023  15:35: e se a Pérsia tivesse vencido Atenas? e se Cartago tivesse vencido Roma?

 francisco amorim  13.12.2023  21:37: E como Portugal se vaí livrar da canalha do PS, PCP, BE, etc.? E o Brasil do PT e corrupção? Qui lo sai? Solo Dio

 António da Cunha Duarte Justo  16.12.2023  20:10: Apesar de tudo, os tribunais da inquisição tiveram imensa influência no desenvolvimento da jurisprudência!

 Adriano Miranda Lima  17.12.2023  21:40: Eu preferiria perguntar como teria sido a civilização humana sem as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica. Estas duas últimas, principalmente elas, é que estão na origem das guerras que assolaram a humanidade a seguir à queda do Império Romano. Quanto à Inquisição, nada pode branquear a sua existência.


Nenhum comentário: