Nesta época de descrenças ou outras
crenças, e para complementar o educativo - e malicioso - texto do Dr. Salles, sobre esses das bandas onde o
cristianismo nasceu, agora em guerra, e com o mundo inteiro a mandar bitaites
sobre procedimentos exemplares.
Mas podemos rever também - até mesmo na Internet - passos da Bíblia, como a “Epístola aos Gálatas” onde S. Paulo nos aponta os seus passos e transformações na via do cristianismo.
Soneto 96
Por Luís Vaz de Camões
Verdade,
Amor, Razão, Merecimento
Qualquer alma
farão segura e forte,
Porém,
Fortuna, Caso, Tempo e Sorte
Têm do
confuso mundo o regimento.
Efeitos mil
resolve o pensamento,
E não sabe a
que causa se reporte;
Mas sabe que
o que é mais que vida e morte
Que não o
alcança humano entendimento.
Doutos varões
darão razões sumidas,
Mas são
experiências mais provadas,
E por isso é
melhor ter nunca visto.
Cousas há i
que passam sem ser cridas,
e cousas
cridas há sem ser passadas.
Mas o
melhor de tudo é crer em Cristo.
HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 10.01.24
Radical, o inabalável nas suas firmes convicções irredutíveis,
inegociáveis para quem só o castigo purifica e redime os desvios.
* * *
Natural de Tarso, no Leste da actual Turquia, Saúl – a que também chamavam Saulo – era o mais radical de uma família ultra-ortodoxa Judaica. Para além do estudo da Lei Judaica, Saúl
dedicava-se a combater o Cristianismo e a castigar os cristãos com quem se
cruzava.
Conta o próprio que,
caminhando certa vez pela estrada de Damasco, se lhe revela o Espírito Santo
que lhe pergunta «Saulo, por que me fazes tanto mal?». Maravilhado com a
revelação, Saúl de imediato se apercebeu da Divindade de Jesus Cristo e ali
mesmo se converteu ao Cristianismo sob o nome de Paulo.
Mudou de fé, mas não terá mudado muito de temperamento algo bilioso e eis como nasce o radicalismo na Igreja também ela
então nascente. Por contraste com o temperamento benigno e
sanguíneo do pescador Simão a quem Jesus chamou Pedro.
Pesassem embora as diferenças
entre o suave Pedro e o irrequieto Paulo, os
romanos imperiais deram o mesmo tratamento aos dois Homens, mas nada
conseguiram contra as suas ideias, as fundadoras da Igreja.
A via biliosa, castigadora, fundada
por S. Paulo, foi-se desenvolvendo até que chegou a S. Tomás (de Aquino) e a S. Domingos (de Gusmão deles passando a Frei
Tomás de Torquemada (Inquisição/Congregação para a Doutrina da Fé), Papa Bento
XVI.
A
via sanguínea, do perdão aos arrependidos, nasceu com Jesus, passou a S. Pedro,
evoluiu até S. Francisco de Assis, a Stº Inácio de Loiola e, passando por
outros, chegou ao Papa Francisco, o bom.
Janeiro de 2024
Henrique Salles da Fonseca
NOTAS DA INTERNET:
S. PEDRO:
Na interpretação
da Igreja Católica, a razão para Jesus ter mudado o nome do apóstolo,
bem como seu significado na citação bíblica «Também eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não
prevalecerão contra ela.» (Mateus 16:18), a chamada Confissão de Pedro, Jesus estava comparando Simão a uma rocha. Desta
forma, Cristo seria o fundador da Igreja Católica, do grego “katholikos” que
significa para todos ou universal, sendo-lhe concedido, por este motivo, o
título de “Príncipe dos Apóstolos” pela Igreja Católica. Esse título é um tanto
tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada
após a sua morte cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca.
S. PAULO:
Biblicamente é conhecido como Apóstolo dos gentios. Ele é
oriundo da diáspora, nascido e formado no mundo grego. Natural da cidade de
Tarso de pais judeus, da tribo de Benjamim (At 23,6). Ele foi criado dentro das
exigências da lei e das tradições paternas (Gl 1,14). Era judeu praticante,
preocupado com a observância da Lei. Desde o nascimento foi cidadão romano (At
22,25-29), mas sempre se orgulhou de ser judeu e fariseu. Tinha dois nomes:
Saulo, o nome judaico e Paulo o nome grego.
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