sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Email

 

De LUÍS SOARES DE OLIVEIRA

Chegado ontem, tal como o telefonema para o meu “terceiro dia de euforia”, talvez na concretização de um sonho – um sonho de vida, antes que esta se acabe, e daí que relembre Miguel Torga e o seu “Menino de Bibe”, que também nunca deixei de me sentir, nisto da “ilusão”. Um poema de 1941, tinha eu seis anos, nessa altura do poema que o poeta deve aplicar a si próprio, justamente ciente do seu valor. Quanto a mim, nunca usei bibe e fui sempre inepta nos meus lançamentos do papagaio de papel, que também fiz, nas correrias de infância, terrena e desprendida nas convicções de então - mais do que hoje, todavia.

Brinquedo
Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ia subindo, azul e amarela, 
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

Miguel Torga, Diário I, 1941 

 

Mas LUÍS SOARES DE OLIVEIRA envia esta mensagem neste dia de mais uma conversa telefónica com MARIANA BRANCO, e parece-me um milagre que tenha trazido a IGREJA, nesta frase de conteúdo universal, para cobrir de felicidade este meu “terceiro dia” de “cordel cortado”. Por isso, coloco aqui o seu email, que confirma o poder da crença na importância da IGREJA nos destinos dos mundos, mesmo os individuais, e não só os portugueses, embora muitos portugueses tenham expandido pelo mundo a universalidade dessa IGREJA de que trata a sentença do Sr. Embaixador. Também o comentário de LAURA GOUVEA PEDROSA vem no apoio de uma tese que não se circunscreve, todavia, apenas a um país pequeno mas ambicioso de projecção e que usou a Igreja como auxiliar poderoso das suas manobras expansionistas, e mesmo nas da sua interioridade governativa, pois que, se a IGREJA contribuiu para alargar a dimensão do saber pátrio português, por outro lado foi também meio para o coarctar, entregando ao poder divino, mais do que à competência própria, a sua fé na realização dos seus andamentos por este mundo de Cristo.

 

 

«LUIS SOARES DE OLIVEIRA»

«QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA IGREJA NUNCA COMPREENDERÁ PORTUGAL E SUA HISTÓRIA.»

 

«LAURA GOUVEA PEDROSA: Eu diria mesmo que quem não conhece a História da Igreja não consegue compreender a História do Mundo.»

Nenhum comentário: