segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Passos


A caminho de uma solução?

MUNDO / 

CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Em directoChefes da diplomacia palestiniana e israelita esperados em Bruxelas. A União Europeia deverá adoptar sanções contra o Hamas e discutir missão no Mar Vermelho. Na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, João Gomes Cravinho representará Portugal.

INÊS CAPUCHO Texto

OBSERVADOR, 22 1 24

Actualizado há 11m

MOHAMMED SABER/EPA

Momentos-chave

Há 20mBorrell: situação humanitária em Gaza "não podia ser pior"

Há 34mMinistro da Defesa de Israel diz que país está mais perto da libertação de reféns em Gaza

Há 42mChefes da diplomacia palestiniana e israelita esperados em Bruxelas

Actualizações em directo

Há 11m07:19 Inês Capucho 

Polícia israelita detém 14 pessoas, incluindo soldados no activo, por suspeitas de venda ilegal de vistos de trabalho a palestinianos

A polícia israelita deteve 14 pessoas, incluindo oficiais e soldados no activo, devido a suspeitas de venda ilegal de vistos de trabalho a palestinianos, o que lhes autoriza a entrada em Israel.

Os suspeitos são, de acordo com o The Times of Israel, suspeitas de fraude, suborno, corrupção pública, lavagem de dinheiro e extorsão. A investigação da polícia israelita que levou às detenções decorreu ao longo do último ano.

Há 20m07:10

Borrell: situação humanitária em Gaza "não podia ser pior"

Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, afirmou que a situação humanitária em Gaza “não podia ser pior”, salientando que “certamente, a forma como Israel tenta destruir o Hamas é errada”.

Em declarações aos jornalistas, segundo o Haaretz, antes do início da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, Borrell disse que “a partir de agora” não vai falar sobre o processo de paz, mas voltou a defender uma “solução de dois Estados”.

Há 30m07:00 Inês Capucho 

Crescente Vermelho Palestiniano diz que perdeu "completamente o contacto" com as suas equipas em Khan Younis

O Crescente Vermelho Palestiniano recorreu às redes sociais para informar que perdeu “completamente o contacto” com as suas equipas em Khan Younis, numa altura em que “tanques israelitas estão perto do Hospital Al-Amal”.

A Al Jazeera recorda que, durante a madrugada, 10 palestinianos foram mortos, a maioria crianças, nessa região, que terá sido bombardeada por aviões de guerra israelitas.

Há 34m06:56 Inês Capucho 

Ministro da Defesa de Israel diz que país está mais perto da libertação de reféns em Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse a representantes das famílias de reféns em Gaza que o exército israelita está mais perto de libertá-los através de operações militares, de acordo com a Al Jazeera.

“As operações em Khan Younis estão num ponto alto e há sinais iniciais de que a chegada aos locais mais sensíveis para o Hamas nos aproxima dos dois objectivos da guerra”, afirmou Yoav Gallant, referindo-se à libertação de reféns e à “destruição” do grupo que atacou Israel a 7 de outubro.

Há 42m06:48 Inês Capucho 

Chefes da diplomacia palestiniana e israelita esperados em Bruxelas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Israel e da Palestinas estarão esta segunda-feira em Bruxelas. Serão recebidos pelos homólogos europeus num dia em que os 27 deverão adoptar sanções contra o Hamas e discutir missão no Mar Vermelho, onde a insegurança da navegação comercial se agravou devido a ataques dos houthis do Iémen.

Na reunião do Conselho dos Negócios Estrangeiros — em que Portugal estará representado pelo ministro João Gomes Cravinho — o chefe da diplomacia israelita, Israel Katz, é esperado esta manhã- À tarde será a vez do seu homólogo palestiniano, Riyad al-Maliki. De acordo com o The Times of Israel, os dois não se deverão encontrar.

O foco destes encontros será a situação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia e a questão da libertação dos reféns, que tem colocado o governo israelita sob pressão.

Também estão previstas reuniões em Bruxelas com outros governantes da região durante o almoço, como com os ministros da tutela egípcio, Sameh Shoukry, o saudita, Faisal bin Farhane, e o jordano, Ayman Safadi, bem como com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit.

*Com Lusa

 

Há 1h06:41 Inês Capucho 

Bom dia.

Abrimos este liveblog para acompanhar todos os desenvolvimentos da guerra entre Israel e o Hamas. Pode recordar tudo o que aconteceu este domingo neste liveblog, que agora arquivamos. Fique connosco.

 

Nenhum comentário: