terça-feira, 9 de janeiro de 2024

A guerra em Israel

 

Com suspensão de horas.

Em directo/ Israel anuncia suspensão de quatro horas nos ataques ao centro de Gaza

O secretário de estado norte-americano vai hoje reunir com autoridades israelitas. Entretanto uma delegação de Israel está na capital do Egitpo para negociar uma nova libertação de reféns do Hamas.

CAROLINA CARVALHO: Texto

Actualizado há 11m

OBSERVADOR, 9/1/24

Fumo na Faixa de Gaza visto da fronteira com Israel ABIR SULTAN/EPA

Momentos-chave

Há 11m Israel anuncia suspensão de quatro horas nos ataques ao centro de Gaza

Há 39mAtaque com drone a um carro no sul do Líbano terá feito três mortos que serão membros do Hezbollah

Há 1hPresidente de Israel diz que acusação de genocídio feita pela África do Sul como algo "atroz e absurdo"

Há 2hIsrael revela nomes de quatro soldados que morreram esta segunda-feira em Gaza

Há 2hUma delegação israelita está no Cairo para retomar negociações de libertação de reféns

Há 2hBlinken reune-se hoje com autoridades israelitas

Actualizações em direto

Há 11m09:14

Carolina Carvalho 

Israel anuncia suspensão de quatro horas nos ataques ao centro de Gaza

O exército israelita anunciou que vai suspender durante quatro horas os ataques à zona central de Gaza, segundo dá conta a Aljazeera. A pausa deverá durar até às 14h00 locais (12h00 em Lisboa) tem como objectivo a passagem em segurança de abastecimentos humanitários.

O porta-voz do exército israelita para os meios árabes, Avichay Adraee, anunciou numa publicação na rede social X que será uma “suspensão táctica local e temporária das actividades militares com fins humanitários no sudeste de Deir el-Balah”, cita a Aljazeera.

Carolina Carvalho 

Ataque com drone a um carro no sul do Líbano terá feito três mortos que serão membros do Hezbollah

Os meios de comunicação libaneses estão a dar conta de um ataque com drone que terá atingido um carro e feito três mortos, escreve a Aljazeera. As vítimas serão membros do Hezbollahsegundo avança o Timesof Israel, com base em informação de fontes próximas do grupo dadas à Reuters.

Os mortos ainda não foram identificados e o ataque com drone aconteceu na aldeia de Ghandouriyeh, a cerca de 10 quilómetros da fronteira com Israel.

Diferentes meios avançam que poderá tratar-se de um ataque israelita, mas as Forças de Defesa Israelita não ainda não comentaram.

Na segunda-feira, um líder do Hezbollah foi assassinado de forma semelhante a este ataque e o funeral deverá acontecer nas próximas horas.

Há 1h08:28 Carolina Carvalho 

Presidente de Israel diz que acusação de genocídio feita pela África do Sul como algo "atroz e absurdo"

Isaac Herzog referiu-se à acusação de genocídio contra Israel no Tribunal de Justiça Internacional para dizer que “não há nada mais atroz e absurdo”, pode ler-se numa publicação da Reuters.

O Presidente de Israel referiu-se ao caso movido pela África do Sul esta manhã, durante a reunião com o secretário de estado norte-americano, Antony Blinken.

“O Presidente referiu-se à reivindicação da África do Sul contra Israel, dizendo que é o Hamas que apela à destruição do Estado Judeu”, dá conta a agência de notícias israelita Kan numa publicação na rede social X. No mesmo post pode ver-se Isaac Herzog a apertar a mãe a Antony Blinken.

A África do Sul acusa Israel de genocídio dos palestinianos durante o conflito com o Hamas num processo que está a decorrer no TJI, cujas audiências deverão começar esta quinta-feira.

Há 2h07:54 Carolina Carvalho 

Israel revela nomes de quatro soldados que morreram esta segunda-feira em Gaza

Quatro soldados israelitas morreram esta segunda-feira na Faixa de Gaza subindo para 182 o total de combatentes mortos no território. As autoridades israelitas comunicaram os nomes dos soldados: os sargentos de 1ª classe (res.) Gavriel Bloom, David Schwartz e Yair Hexter e o sargento Roi Tal, segundo se pode ler no jornal Haaretz. Outros cinco oficiais e soldados ficaram gravemente feridos.

Há 2h07:46 Carolina Carvalho 

Uma delegação israelita está no Cairo para retomar negociações de libertação de reféns

Israel procura retomar no Cairo as negociações para libertar mais reféns do Hamas na Faixa de Gaza. Uma delegação israelita estará na capital do Egipto, segundo dá conta a Aljazeera, com fontes egípcias do jornal Al-Araby Al-Jadeed.

A delegação tem o objetivo de “retomar negociações destinadas a libertar prisioneiros israelitas detidos por fações da resistência em Gaza”, segundo cita a Aljazeera.

O Egito tinha suspendido as negociações na sequência da morte do um dos líderes do Hamas no passado dia 2 de janeiro.

Haverá ainda 128 reféns detidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.

Há 2h07:32 Carolina Carvalho 

Blinken reune-se hoje com autoridades israelitas

O secretário de estado norte-americano já está em Televive. Antony Blinken deve reunir-se durante o dia de hoje com autoridades israelitas, como o Presidente, Isaac Herzog, com o ministro dos negócios estrangeiros, Isarel Katz, e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e ainda com o gabinete de guerra, segundo dá conta o jornal Haartez.

A Aljazeera escreve que Blinken dará conferência de imprensa depois das reuniões.

Esta quarta-feira Blinken deverá encontrar-se com o líder da oposição israelita, Yair Lapid.

Israel é a última paragem de uma viagem que o diplomata tem feito pelo Médio Oriente nos últimos dias. Antes passou pela Arábia Saudita, Grécia, Turquia, Jordânia e Qatar.

Há 2h07:22  Carolina Carvalho 

Bom dia!

Abrimos aqui este liveblog onde, durante esta terça-feira, vamos acompanhar toda a actualidade relativa ao conflito entre Israel e o Hamas.

Os principais acontecimentos desta segunda-feira foram registadas neste liveblog, que fica agora arquivado e pode ser consultado aqui.

 

Nenhum comentário: