sexta-feira, 5 de abril de 2024

Mais episódios


E mais alvos hipotéticos da Rússia, de realização e satisfação bélicas. Mas com desmentido daquela – Rússia, digo - naturalmente. Como cantou Luís Góis, em voz ampla: “É preciso acreditar…” Acreditemos. 

GUERRA NA UCRÂNIA

Alertas activos

Em directo/ Ataque ucraniano a base aérea russa terá destruído seis caças e danificado outros oito

Ataque massivo de drones ucranianos esta noite atingiu base aérea de onde partem caças Su-34 e Su-27 que bombardeiam a Ucrânia. Seis aviões terão sido destruidos e oito danificados.

DULCE NETO: Texto

JOÃO FRANCISCO GOMES: Texto

Actualizado há 4m

Anadolu via Getty Images

Momentos-chave

Há 4mMoscovo tem Jogos de Paris como alvo? Rússia tentou sabotar linhas ferroviárias da UE? "Absolutamente infundado", responde o Kremlin

Há 12mUcrânia ataca central nuclear de Zaporizhia, acusa administração russa da instalação

Há 1hRússia diz ter capturado mais uma povoação na Ucrânia

Há 2h"Acusações absolutamente infundadas." Kremlin responde a Macron, que disse não ter dúvidas de que Jogos Olímpicos serão alvo para a Rússia

Há 3hAtaque ucraniano a base aérea russa terá destruído seis caças e danificado outros oito

Há 6hMoldávia. Encontrado partes do suposto drone russo

Há 7hRússia diz que evitou ataque massivo de 53 drones, principalmente em Rostov

Actualizações em directo

Há 4m14:49

Moscovo tem Jogos de Paris como alvo? Rússia tentou sabotar linhas ferroviárias da UE? "Absolutamente infundado", responde o Kremlin

Kremlin reagiu hoje à afirmação de Emmanuel Macron de que a Rússia teria os Jogos Olímpicos de Paris este verão como alvo e à alegação checa de que a Rússia tinha tentado hackear as linhas de caminho de ferro da UE.

“Estas acusações são absolutamente infundadas, tanto no primeiro como no segundo caso”, afirmou Dmitry Peskov, citado pela Sky News.

Alegações como essas “são frequentemente ouvidas, mas nunca são apoiadas por qualquer prova ou argumentação adequada. Não aceitamos de forma alguma tais acusações”, frisou o porta-voz do Kremlin.

Há 12m14:41 Marina Ferreira

Ucrânia ataca central nuclear de Zaporizhia, acusa administração russa da instalação

As Forças Armadas ucranianas atacaram a central nuclear de Zaporizhia com recurso a drones na zona do porto de carga e da estação de azoto-oxigénio, alega o serviço de imprensa da central nuclear, com administração russa, citado pelo Ria.

A mesma fonte revela que não foram registados danos em infraestruturas críticas ou perturbações no funcionamento da central.

Há 1h13:40 João Francisco Gomes 

Rússia diz ter capturado mais uma povoação na Ucrânia

As forças armadas russas dizem ter controlado a povoação ucraniana de Vodyane, na região de Donetsk.

A informação surge num comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, citado pelo The Guardian. Não há, para já, mais detalhes sobre esta informação.

Há 2h12:39 João Francisco Gomes

"Acusações absolutamente infundadas." Kremlin responde a Macron, que disse não ter dúvidas de que Jogos Olímpicos serão alvo para a Rússia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou esta sexta-feira as declarações feitas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, relativamente à possibilidade de a Rússia considerar os Jogos Olímpicos de Paris como um alvo.

“São acusações absolutamente infundadas”, disse Peskov, citado pela agência russa Tass. “Ouvimo-las frequentemente, mas nunca são baseadas em quaisquer provas ou argumentos adequados. Não aceitamos, em absoluto, estas acusações.”

Na quinta-feira, Emmanuel Macron disse que não tinha “qualquer dúvida” de que os Jogos Olímpicos de Paris, que decorrem entre julho e agosto deste ano, serão um alvo para a Rússia. “Não tenho qualquer dúvida, incluindo em termos de informação”, afirmou Macron.

Peskov falava também das afirmações feitas por Martin Kupka, o ministro dos Transportes da República Checa, ao Financial Times. Kupka alegou que Moscovo tem vindo a fazer tentativas de ataques informáticos contra a rede de transportes do país ao longo dos últimos meses.

Para o Kremlin, tal como as acusações de Macron, também estas alegações são infundadas e inaceitáveis.

Há 3h11:49

Ataque ucraniano a base aérea russa terá destruido seis caças e danificado outros oito

Seis aviões de combate foram destruídos e outros oito ficaram danificados esta noite num ataque com drones ucranianos à base aérea russa Morozovsk em Rostov, disse uma fonte conhecedora da operação ao Kyiv Indpendent.

Segundo a mesma fonte, o ataque matou ou feriu cerca de vinte soldados russos e foi conduzido pelos serviços secretos ucranianos (SBU sigla de Security Service of Ukraine) e pelo exército.

Autoridades russas deram conta de um ataque massivo a Rostov, governador local adiantou que uma subestação eléctrica foi destruída e que oito pessoas morreram na detonação de um drone perto do aeródromo, mas não disseram sobre a base aérea, apesar de haver vídeos de residentes no Telegram a mostrar o que parece ser o local a ser atingido.

“Esta é uma importante operação especial que reduzirá significativamente o potencial de combate das (forças russas)”, comentou a fonte ao jornal. O território ucraniano tem sido alvo dos ataques de caças Su-27 e Su-34, que partem desta base.

Há 3h11:38

Oito feridos em Rostov após detonação de explosivo de drone que caiu

Os ataques ucranianos com drones a Rostov, na Rússia, foram durante a noite e madrugada mas foi esta manhã que oito pessoas ficaram feridas num bairro da cidade.

Segundo contou o governador local no Telegram, não muito longe do aeródromo de onde descolam os caças Su-27 (e não Su-24 como anteriormente noticiado) e Su-34, a detonação de explosivos num drone que tinha caído no terreno, feriu o grupo que estava a investigar o local da queda do engenho militar.

Há 4h10:24

Maria João Simões 

"NATO está a recuperar a missão original"

Para o Major-General Arnaut Moreira, a guerra energética na Ucrânia perdeu a sazonalidade e está descontrolada e violenta. Ainda a longevidade da NATO após 75 anos e o recuperar da “missão original”.

Há 6h08:32

Moldávia. Encontradas partes do suposto drone russo

Foram encontrados o que pareciam ser fragmentos de um drone do tipo Shahed, de fabrico iraniano e usados pela Rússia na guerra na Ucrânia, na Moldávia.

Segundo um comunicado da polícia moldava, citado pela agência de notícias Reuters, os pedaços tinham a inscrição Heran-2, outro nome para os drones Shahed e estavam a cerca de meio quilómetro da fronteira com a Ucrânia.

Há 7h08:10

Rússia diz que evitou ataque massivo de 53 drones, principalmente em Rostov

Rostov, onde está o quartel-general militar da ofensiva russa na Ucrânia, foi a região mais visada por um ataque massivo de drones nesta noite.

“Durante a noite e a manhã de 5 de abril, foram evitadas várias tentativas do regime de Kiev de cometer ataques terroristas com o uso de drones aéreos”, disse o Ministério da Defesa russo no Telegram.

No total “foram abatidos ou interceptados 53 drones, 44 deles na região de Rostov”, no sul do país, um em Saratov, tal como em Kursk e Belgorod e 6 em Krasnodar, diz o governo russo. No entanto, o governador de Kursk afirmou que foram quatro dos drones que atacaram a zona fronteiriça.

Já o governador de Rostov acrescentou no Telegram que o “ataque massivo” atingiu uma subestação eléctrica mas nada disse sobre uma base aérea que estava a ser referida em mensagens de residentes no Telegram segundo a  Liberty.

O governo ucraniano, como habitualmente, não comenta os seus ataques dentro do território da Federação Russa. Mas o assunto não passou em branco a uma perita em segurança ucraniana, Maria Avdeeva que adiantou no X  ter sido atingido um aeródromo que serve de base para o lançamento dos caças SU-24 e Su-34, partilhando um vídeo russo.

Over 40 drones targeted Morozovsk airfield in Rostov, a key base for Russia's Su-24 and Su-34 jets, used to terrorize Ukraine with gliding bombs. This is the way pic.twitter.com/WSQIgj4xyG

— Maria Avdeeva (@maria_avdv) April 5, 2024

Há 7h07:41: Bom dia, vamos continuar a seguir aqui o 772º. dia da guerra na Ucrânia. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em directo. Obrigada por nos acompanhar, até já!

 

Nenhum comentário: