sábado, 23 de março de 2024

Em questões de guerra


É soma e segue

MUNDO /

GUERRA NA UCRÂNIA

Alertas activos

Em directo Operação militar especial passou a "estado de guerra" para o Kremlin

A cidade de Kharkiv, uma das maiores da Ucrânia, ficou parcialmente sem eletricidade esta sexta-feira na sequência de ataques russos. Moscovo está a atacar várias infraestruturas elétricas do país.

JOÃO FRANCISCO GOMES Texto

Actualizado há 1h

IGOR TKACHENKO/EPA

Momentos-chave

Há 1hMaior barragem ucraniana atingida por ataque russo

Há 1hRede eléctrica ucraniana recebe ajuda de emergência da Polónia, Roménia e Eslováquia

Há 2hJosep Borrell: "Rússia continua ataques brutais contra a população da Ucrânia"

Há 3hOperação militar especial passou a "estado de guerra" para o Kremlin

Há 5hEUA pedem a Ucrânia que páre de atacar infraestruturas de energia na Rússia. Alertam para subida do preço do petróleo a nível mundial

Há 6hRússia está a atacar infraestruturas de electricidade na Ucrânia

Actualizações em directo

Há 1h12:34 João Francisco Gomes 

Maior barragem ucraniana atingida por ataque russo

A maior barragem da Ucrânia foi atingida esta sexta-feira durante uma série de ataques russos contra várias infraestruturas de produção eléctrica ucranianas.

De acordo com a Reuters, a central hidroelétrica DniproHES, em Zaporíjia, foi atingida, mas não havia risco de desabar.

“Há actualmente um incêndio na estação. Os serviços de emergência e os trabalhadores da energética estão a trabalhar no local, a lidar com as consequências dos numerosos ataques aéreos”, disse a empresa Ukrhydroenerho, que gere as barragens ucranianas, citada pela Reuters.

Também citado pela mesma agência, o ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, assinalou que este foi o maior ataque à infraestrutura eléctrica ucraniana no passado recente.

“O objectivo não é apenas causar danos, mas tentar novamente, como no ano passado, causar uma falha de grande escala no sistema energético do país”, disse.

Há 1h12:25 João Francisco Gomes 

Rede eléctrica ucraniana recebe ajuda de emergência da Polónia, Roménia e Eslováquia

A rede eléctrica ucraniana está esta sexta-feira a receber ajuda de emergência da Polónia, Roménia e Eslováquia, de acordo com a Reuters.

A necessidade de ajudar a rede eléctrica ucraniana surgiu depois de, esta noite, a Rússia ter lançado vários ataques contra infraestruturas de electricidade na Ucrânia.

A cidade de Kharkiv, uma das maiores do país, ficou parcialmente sem luz.

Há 2h12:20 João Francisco Gomes 

Josep Borrell: "Rússia continua ataques brutais contra a população da Ucrânia"

O alto representante da União Europeia para a política externa, Josep Borrell, disse esta sexta-feira que a Rússia deve parar imediatamente os ataques contra a Ucrânia.

“A Rússia continua os seus ataques brutais contra a população da Ucrânia com bombardeamentos durante a noite, com drones e mísseis, contra infraestruturas de energia, matando e ferindo dezenas de pessoas e pondo e risco a segurança da central nuclear de Zaporíjia”, afirmou Borrell.

“Isto tem de parar. Todos os responsáveis vão ser chamados a prestar contas”, acrescentou.

Há 3h10:50 Agência Lusa 

UE quer reduzir receitas russas com importações de cereais e oleaginosas

A Comissão Europeia quer dificultar a entrada de cereais e oleaginosas da Rússia e Bielorrússia na União Europeia (UE), numa medida que visa reduzir as receitas de ambos os países incluindo com produtos roubados.

A medida, que terá apenas de ser aprovada pelo Conselho da UE por maioria qualificada, prevê a aplicação de taxas alfandegárias que, em alguns tipos de trigo, passam de zero a 95 euros por tonelada, e noutros produtos, como as oleaginosas, acrescentam um valor de 50% (taxa ‘ad valorem’), e será aplicada com efeito imediato.

Com esta proposta, o executivo comunitário tenciona ainda combater a venda de produtos roubados, nomeadamente no território ucraniano ocupado pela Rússia.

Estas tarifas, explicou fonte comunitária, são as que já vigoram para importações de países terceiros e aumentam os direitos aduaneiros em bens que beneficiavam de tarifa zero ou muito reduzidas, consoante as necessidades do mercado.

Há 3h10:23 Alexandra Machado 

Operação militar especial passou a "estado de guerra" para o Kremlin

Estamos em estado de guerra”. O que começou com uma operação militar especial, a Rússia apelida, agora, de guerra, com o apoio do Ocidente à Ucrânia.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, declarou que “assim que esse bando se formou lá, quando o Ocidente em conjunto se tornou um participante ao lado da Ucrânia, para nós tornou-se já numa guerra”, disse numa entrevista a um jornal pró-russo, citado pelo Telegraph.

Há 3h10:22 Maria João Simões 

"Trump tem de acautelar o sentimento anti-NATO"

O Major-General Arnaut Moreira explica que a posição radical de Trump em relação à NATO pode causar estragos. Sobre as eleições na Rússia, destaca que Putin vai passar a exigir ainda mais aos russos.

Ouça aqui o novo episódio d’ “O Domínio da Guerra” da Rádio Observador.

Há 5h08:48 João Francisco Gomes 

EUA pedem à Ucrânia que páre de atacar infraestruturas de energia na Rússia. Alertam para subida do preço do petróleo a nível mundial

Os Estados Unidos pediram à Ucrânia para parar de atacar a infraestrutura de energia da Rússianoticia esta sexta-feira o Financial Times, citando várias pessoas com conhecimento directo destes alertas.

Washington terá feito chegar o aviso aos serviços de informação da Ucrânia, argumentando que os ataques ucranianos à infraestrutura eléctrica da Ucrânia acarretam o risco de provocar retaliações e de fazer disparar os preços do petróleo a nível mundial.

De acordo com fontes citadas pelo FT, a Casa Branca está “frustrada” com os múltiplos ataques lançados pela Ucrânia, com recurso a drones, contra refinarias petrolíferas e outras estruturas de produção eléctrica na Rússia — ataques que estão a pôr em causa a capacidade de produção eléctrica de Moscovo.

Há 6h08:12 João Francisco Gomes 

Rússia está a atacar infraestruturas de electricidade na Ucrânia

A cidade de Kharkiv, uma das maiores da Ucrânia, ficou esta sexta-feira parcialmente sem electricidade na sequência de ataques russos a infraestruturas eléctricas do país.

De acordo com a Agência Reuters, que cita o presidente da câmara de Kharkiv, Ihor Terekhov, na manhã desta sexta-feira foram ouvidas cerca de 15 explosões na cidade.

Os ataques russos foram dirigidos às principais estruturas de abastecimento energético da cidade.

Ainda de acordo com a Reuters, outra cidade no centro da Ucrânia, Vinnytsia, foi alvo de ataques a infraestruturas críticas — o que parece confirmar a tese de que a Rússia está a atacar directamente estruturas de energia no país.

Há 6h07:53 João Francisco Gomes 

Bom dia.

O Observador continua esta sexta-feira a acompanhar ao minuto os desenvolvimentos da guerra na Ucrânia.

 

Nenhum comentário: