sexta-feira, 22 de março de 2024

Episódios


E esforços num mundo de danação.

MUNDO/

GUERRA NA UCRÂNIA

Alertas activos

Em directo/ Zelensky diz que número de munições da Ucrânia é "humilhante"

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas na sequência de intensos bombardeamentos na capital ucraniana ao início da manhã. Rússia terá devolvido seis crianças ucranianas a Kiev.

CÁTIA BRUNO Texto

OBSERVADOR, 22/3/24

Momentos-chave

Há 10hZelensky diz que número de munições da Ucrânia é "humilhante"

Há 10hForças ucranianas afirmam que estabilizaram frentes de leste

Há 11hKiev estima precisar de 450.000 milhões de euros para recuperar da guerra

Há 11hZelensky insiste em usar bens russos congelados e quer sinal claro de adesão

Há 14hUcrânia diz que ataque russo provocou um morto e seis feridos em Mykolaiv

Há 16hGuerra na Europa "não está iminente", sublinha Borrell

Há 16hMissão da NATO no Báltico é “determinação colectiva” em dissuadir Rússia

Há 16hNATO alerta sobre a falta de munições das forças de Kiev

Há 17hScholz apoia compra de armas para a Ucrânia com activos russos congelados

Há 17hHungria recusa participar em iniciativa conjunta para enviar munições para a Ucrânia

Há 18hRússia denuncia novo ataque a Belgorod. Há registo de cinco feridos

Há 18hTribunal russo rejeita processo avançado por mãe de Navalny

Há 18hRússia vai retaliar se UE usar activos congelados russos para comprar armas à Ucrânia

Há 18hBélgica elogia proposta da UE para usar activos russos congelados

Há 19hPrimeiro-ministro da Índia tem "convite aberto" para visitar Rússia

Há 19hRússia alega controlo de localidade no Donetsk

Há 19hRússia terá devolvido seis crianças ucranianas

Há 21hNúmero de feridos em Kiev sobe para 13

Há 22hUcrânia intercepta 31 mísseis russos

Há 23hBombardeamentos fazem oito feridos em Kiev

Actualizações em direto

Há 5h00:06 Tiago Gama Alexandre 

Forças russas atacaram 11 comunidades da região de Sumy

As tropas russas atacaram esta quinta-feira 11 comunidades da região de Sumy, desferindo 51 ataques ao longo do dia. Ao todo, aconteceram pelo menos 273 explosões nas últimas 24 horas, segundo a administração militar da região.

Os ataques aconteceram nas comunidades de Mykolaiv, Khotin, Bilopillia, Vorozhba, Myropillia, Velyka Pysarivka, Shalyhyne, Esman, Druzhbivka, Svesa e Seredyna-Buda.

Há 6h23:17 Tiago Gama Alexandre 

FMI entrega nova parcela de 880 milhões de dólares à Ucrânia

O Conselho Executivo do FMI realizou esta quinta-feira uma reunião sobre a terceira avaliação do Programa de Financiamento Reforçado para a Ucrânia (EFF), aprovando a concessão de uma nova parcela no valor de 880 milhões de dólares.

A informação foi confirmada por Gavin Gray, chefe da missão do FMI na Ucrânia, que afirmou que “o Conselho Executivo do FMI concluiu hoje a terceira avaliação do programa EFF para a Ucrânia. Isto permitirá a atribuição de uma tranche no valor de cerca de 880 milhões de dólares”.

Há 6h23:00 Agência Lusa 

Von der Leyen admite "mil milhões" para Ucrânia com lucros de bens russos

A presidente da Comissão Europeia admitiu hoje ser possível enviar, já em julho, os primeiros mil milhões de euros para a Ucrânia em apoio militar, utilizando lucros inesperados com bens russos congelados no espaço comunitário.

“Neste momento, há um amplo apoio [do Conselho Europeu] em usar os lucros inesperados ou as receitas de activos russos imobilizados para fins militares para a Ucrânia. E eu disse aos líderes que, se formos rápidos agora na conclusão da proposta, poderíamos distribuir os primeiros mil milhões já no dia 1 de julho”, declarou Ursula von der Leyen.

Falando em conferência de imprensa em Bruxelas após o primeiro dia de uma cimeira de dois dias, a líder da instituição pediu aos chefes de Governo e de Estado da UE rapidez dos países (no Conselho) no aval à proposta: “Depende de nós e está nas nossas mãos sermos rápidos”.

Há 8h21:48 Agência Lusa 

Ataques aéreos russos provocam três mortos em várias cidades da Ucrânia

Pelo menos três pessoas foram mortas e várias dezenas ficaram feridas em consequência de novos ataques aéreos russos hoje contra diversas cidades da Ucrânia, incluindo Kiev, segundo as autoridades ucranianas.

O governador de Kherson, Oleksander Prokudin, relatou a morte de uma pessoa após o prédio onde se encontrava em Veletenske, nesta região no sul da Ucrânia, ter sido atingido por mísseis russos.As tropas russas continuam a matar moradores da região”, lamentou.

Em Mykolaiv, também no sul do país, foi registada ao longo do dia de hoje uma forte explosão que, segundo as autoridades ucranianas, poderá ter sido resultado do impacto de um míssil balístico, e outra série de ataques deixou um morto e mais seis feridos.

Na cidade de Novokhrodivka, localizada na província de Donetsk, leste da Ucrânia, outra pessoa morreu, após o ataque das forças russas no início da tarde de hoje, de acordo com o governador da região, Vadim Filashkin.

Há 8h21:25 Agência Lusa 

Embaixadora dos EUA na Rússia visitou jornalista Gershkovich na prisão

A embaixadora dos Estados Unidos em Moscovo, Lynne Tracy, visitou hoje o jornalista Evan Gershkovich, detido há quase um ano sob a acusação de “espionagem”, e garantiu que ele continua “forte e resistente” apesar das circunstâncias.

“A embaixadora Tracy visitou hoje o jornalista do Wall Street Journal (WSJ) Evan Gershkovich no centro de detenção de Lefortovo”, anunciou a embaixada dos Estados Unidos num comunicado, acrescentando que “na próxima semana, se completará um ano desde que ele foi injustamente detido pelas autoridades russas”.

“O Evan continua forte e resistente, mas o facto de estar a aguardar julgamento por um crime que não cometeu é uma tragédia”, concluiu a embaixada.

Há 8h20:5 Tiago Gama Alexandre 

Estados Unidos alertam que China poderá invadir Taiwan até 2027

Segundo a Bloomberg, o almirante John Aquilino, chefe norte-americano do Comando do Indico e do Pacífico, afirmou que a China está a desenvolver-se militarmente para invadir Taiwan até 2027.

De acordo com Aquilino, o Exército de Libertação Popular da China (ELP) está a seguir uma directiva de Xi Jinping, líder do país.

“As acções do ELP indicam sua capacidade de cumprir os termos desejados por Xi para a reunificação de Taiwan com a China continental pela força, se a ordem apropriada for recebida”, completou o almirante.

Há 9h20:24

Congresso dos EUA encerra duas semanas sem votar pacote de ajuda a Kiev

O Congresso norte-americano prepara-se para encerrar durante duas semanas sem ter votado um novo pacote de ajuda à Ucrânia, que carece urgentemente de munições para enfrentar as tropas russas, confirmou o líder da câmara dos representantes.

Em conferência de imprensa, o republicano Mike Johnson referiu vários cenários em estudo para avançar nesta questão, mas não mencionou o envelope de 60 mil milhões de dólares (54,9 mil milhões de euros) já aprovado pelo senado e exigido há meses pelo presidente democrata Joe Biden.

Johnson, apoiante de Donald Trump, recusa categoricamente analisar o projecto de lei e cita uma série de motivos para o justificar, apontando as alternativas, como um empréstimo a Kiev ou a utilização de activos congelados aos oligarcas russos.

Há 9h20:07 Tiago Gama Alexandre

Ucrânia estará a construir muralhas defensivas em Kharkiv

Segundo a Sky News, que consultou uma autoridade ucraniana, a Ucrânia estará a preparar uma muralha defensiva na região de Kharkiv.

Naquela zona, os trabalhadores estarão a escavar valas profundas fortificadas com tábuas de madeira e cimento, numa região em que as forças ucranianas pretendem investir.

Há 10h19:50 Agência Lusa 

Ucrânia divide candidatos às eleições presidenciais na Eslováquia

A Eslováquia organiza sábado eleições presidenciais que, para a generalidade dos analistas, podem minorar ou reforçar o cepticismo deste país membro da UE e da NATO face à guerra na Ucrânia, e quando Kiev enfrenta sérias dificuldades no terreno.

De acordo com as últimas sondagens, o escrutínio de sábado, com 11 candidatos, vai centrar-se num confronto entre Peter Pellegrini, aliado do primeiro-ministro Roberto Fico e considerado um apoiante da Rússia, e Ivan Korcok, um diplomata liberal que poderá contrariar as posições do Governo sobre a vizinha Ucrânia.

Pellegrini, antigo primeiro-ministro e actual presidente do parlamento, e Korcok, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, surgem destacados e muito próximos, com 35% e 34% das intenções de voto, respectivamente.

Há 10h19:32 Agência Lusa

República Checa considera Rússia a maior ameaça para o país

O Parlamento da República Checa considerou hoje a Rússia como a maior ameaça à segurança do país, numa resolução que qualifica o governo russo de terrorista.

De acordo com o Parlamento de Praga, o Executivo de Moscovo é terrorista na medida em que procura alargar a esfera de influência à Ucrânia e a “outros países europeus”.

O texto, que refere que a República Checa tem “interesse em assegurar que a guerra de [Vladimir] Putin falhe”, e acusa Moscovo de “perpetrar crimes de guerra” como parte dos planos de expansão.

Há 10h19:18 Tiago Gama Alexandre

Zelensky diz que número de munições da Ucrânia é "humilhante"

O Presidente ucraniano discursou esta quinta-feira na cimeira de líderes em Bruxelas, instando os países da União Europeia a apoiarem a Ucrânia.

Segundo Volodymyr Zelensky, citado pela Sky News, as forças ucranianas têm, neste momento, um número “humilhante” de munições disponíveis, precisando urgentemente de mais defesas aéreas.

Há 10h19:05 Agência Lusa 

Forças ucranianas afirmam que estabilizaram frentes de lestebbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb utin çpromete mais trabalho para responder à coa Putin caiu cerca de 15 pontos percentuais, situando-se nos 72,54%.

“Obrigado a todos pela confiança. Farei tudo o que me for possível para a justificar”, disse o Presidente russo num breve discurso ao país, em que defendeu que o nível de apoio “aumenta a responsabilidade para com a Rússia”.

Há 11h18:40 Tiago Gama Alexandre

Rússia atacou Nikopol com drones

As forças russas lançaram esta quinta-feira ataques de drones em três ocasiões diferentes, atingindo Nikopol, no leste da Ucrânia.

Segundo Serhiy Lysak, governador da região de Dnipro, um dos ataques aconteceu com um drone kamizake durante a manhã, com os restantes a registarem-se durante a noite. Lysak garantiu ainda que “ninguém ficou ferido pelo terror inimigo de hoje”.

Há 11h18:29 Agência Lusa 

Kiev estima precisar de 450.000 milhões de euros para recuperar da guerra

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmigal, estimou hoje que o país precisará de 450 mil milhões de euros para poder recuperar dos danos causados pelas Forças Armadas da Rússia ao longo de mais de dois anos de guerra.

Shmigal divulgou a estimativa no seu canal oficial da plataforma digital Telegram, asseverando também que as potências e organizações internacionais devem fazer com que os bens russos congelados em todo o mundo sirvam para financiar a reconstrução da Ucrânia.

O chefe do executivo ucraniano manteve hoje uma reunião com os líderes do Atlantic Council e do Instituto Hoover, dois importantes think tanks norte-americanos, a quem explicou “os motivos económicos, políticos e jurídicos para a confiscação tanto dos bens soberanos da Rússia como de oligarcas”.

Há 11h18:14 Agência Lusa 

Tribunal russo condena poeta antiguerra a sete anos de prisão

Um tribunal russo condenou um poeta a sete anos de prisão por ter escrito um texto que foi interpretado como um apelo à morte do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi hoje divulgado.

No poema em questão, o autor, Alexander Byvchev, desejava o surgimento na Rússia de um novo Claus von Stauffenberg, o homem que tentou assassinar o antigo líder nazi Adolf Hitler.

A organização não-governamental (ONG) especializada OVD-Info informou hoje que um tribunal militar de Moscovo considerou Alexander Byvchev culpado, em 19 de março, de “apelos ao terrorismo” e “divulgação de informações falsas” sobre o Exército russo.

Há 11h17:57 Agência Lusa 

Zelensky insiste em usar bens russos congelados e quer sinal claro de adesão

O presidente ucraniano defendeu esta quinta-feira como “justo” usar recursos financeiros russos congelados para “restaurar a vida na Ucrânia”, destruída por ataques da Rússia, e apelou a progressos na adesão de Kiev à União Europeia (UE).

“É necessário ir mais longe na utilização justa de bens russos congelados. O agressor tem de pagar o preço mais alto pela guerra. Este ano, precisamos de usar os bens russos para proteger e restaurar a vida na Ucrânia, que o agressor está a destruir”, disse Volodymyr Zelensky aos líderes europeus, num discurso a que a Lusa teve acesso.

Participando na reunião do Conselho Europeu desta quinta-feira por videoconferência, o presidente da Ucrânia considerou que “é apenas justo” fazê-lo para “reconstruir a Ucrânia, depois das hostilidades”.

“A Rússia tem de sentir o verdadeiro custo da guerra e a necessidade de uma paz justa”, acrescentou.

Zelensky também fez os habituais pedidos: mais munições, reforço da capacidade aérea militar da Ucrânia e um sinal claro da adesão à UE.

Há 12h17:05 Tiago Gama Alexandre 

Hungria parabeniza Putin pelo triunfo nas presidenciais russas

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, enviou esta quinta-feira uma mensagem de parabéns a Vladimir Putin pela reeleição como Presidente da Rússia.

Segundo a agência estatal MTI, aqui citada pela Sky News, Orbán parabenizou Putin através de uma carta enviada ao líder russo, dizendo que os laços entre os dois países são “baseados no respeito mútuo, permitindo a discussão de questões importantes mesmo na aCtual situação geopolítica muito difícil”.

Há 12h16:58

"É crucial haver um apoio continuado à Ucrânia"

O historiador Bruno Cardoso Reis ressalva que faz sentido utilizar os fundos russos que estão congelados para ajudar a Ucrânia. Admite ainda que a NATO não pode falhar nos apoios à Ucrânia.

Ouça aqui a análise de Bruno Cardoso Reis no Gabinete de Guerra.

Há 13h16:45

Tiago Gama Alexandre 

Antigo presidente da Ucrânia alerta que derrota pode levar Rússia a invadir a NATO

Petro Poroshenko, antigo presidente da Ucrânia, afirmou esta quinta-feira que a falta de apoio militar à Ucrânia pode levar a que a NATO invada o território da NATO.

Em declarações à Sky News, o antigo presidente ucraniano disse que as forças russas têm 12 a 15 vezes mais projéCteis de artilharia do que a Ucrânia.

“Existe um risco muito elevado de que a Rússia possa ter um sucesso limitado num período de tempo limitado. Com essa situação, precisamos de fazer o nosso melhor para acelerar isso e tomar uma decisão imediata”, contou Poroshenko.

Nenhum comentário: