terça-feira, 26 de março de 2024

Um email

 

Do Hilton de la Hunt

Que, segundo afirma, “está a sentir-se pensativo”.

Desconheço a origem do texto, mas achei graça à frase do Hilton, pois não sei se o seu “pensativo” implica anuência ou discordância, mas a apologia que no texto se faz do povo português é bem expressão de um conhecimento mais íntimo do seu autor, que reconhecemos fruto de um pensamento que também temos, com gratidão por tantos que admiramos, e até por essa característica de simpatia humana que, não sei se por complexo ou por real qualidade humana, sobressai num povo folgazão, apesar da tristeza que encerra o fado do nosso deleite nacional, prova de uma insatisfação de igual complexo antigo. “Qualidade humana dos portugueses”, julgo que sim, que a têm, apesar de frequentemente nos afirmarmos como pertencentes à cauda europeia. Olhando a nossa História, em retrospecção, vemos que fomos, todavia, um povo corajoso que abriu as portas oceânicas, e esse facto demonstra valores fortes, apesar de hoje tal História pareça ter mergulhado definitivamente no quarto dos arrumos.

 

O TEXTO qu deu que pensar ao Hilton: :

9 h

???

“ … será sempre motivo de orgulho para um povo ainda demasiado marcado pela velha cultura do pobrezinho, mas limpinho, que não raras vezes lhe compromete futuros mais radiosos.

Esta Selecção será, aliás, uma das expressões maiores da capacidade e da qualidade humana dos portugueses. Dirão, alguns, que é pena que seja só no futebol. Em primeiro lugar, não é só no futebol. Acontece, apenas, que o sucesso vende mal numa sociedade mais interessada em mexericos mesquinhos. Na verdade, em todos os sectores temos brilhantes desconhecidos, personalidades que se distinguem além deste nosso rectângulo atlântico. Mas mesmo que fosse só no futebol, sempre seria importante que Portugal tivesse uma referência no topo do mundo.”

Nenhum comentário: