quarta-feira, 20 de março de 2024

O poder da força

 

Ou A força do poder. De uma parte e da outra. Mas as crianças Senhor! Porque lhes dais tanta dor? Na terra onde nasceu quem chamou a si as criancinhas… Além de vários outros milagres da nossa admiração para sempre Pai Nosso…Não é isto da Vossa Vontade

Em directo/ Hamas acusa Israel de sabotar negociações com operação contra hospital Al-Shifa em Gaza

"Restrições continuadas" na ajuda humanitária podem ser "crime de guerra" cometido por Israel, assumem ONU. IDF dizem que mais de 300 suspeitos de terrorismo foram detidos no Al-Shifa.

EDGAR CAETANO Texto

Actualizado há 42m

AFP via Getty Images

Momentos-chave

Há 42m Israel confirma envio de delegação aos EUA para discutir intervenção em Rafah

Há 2hHamas acusa Israel de sabotar negociações com operação contra hospital Al-Shifa em Gaza

Há 3hIsrael atacou centro de ajuda de Gaza e causou pelo menos 23 mortes

Há 7hONG consideram que EUA deviam suspender venda de armas a Israel por violação dos direitos humanos

Há 12hNações Unidas. "Restrições continuadas" na ajuda humanitária podem ser "crime de guerra" cometido por Israel

Há 15hToda a população de Gaza sofre de "insegurança alimentar grave"

Há 15hHamas quis deixar negociações de paz após ataque a hospital de Gaza

Actualizações em direto

Há 42m22:43 Agência Lusa 

Israel confirma envio de delegação aos EUA para discutir intervenção em Rafah

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou esta terça-feira que vai enviar uma delegação aos Estados Unidos, a pedido do Presidente, Joe Biden, para discutir a invasão de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, uma ofensiva que considera inegociável.

O gabinete de Netanyahu anunciou que em breve viajará até aos EUA o ministro dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, e o conselheiro de Segurança Nacional, Tzachi Hanegbi, bem como um representante do braço do Ministério da Defesa que trata dos assuntos civis na Cisjordânia e em Gaza.

“Por respeito ao Presidente, chegámos a acordo sobre a forma como nos poderiam apresentar as suas ideias, especialmente no que diz respeito à vertente humanitária. Obviamente, partilhamos plenamente do desejo de facilitar uma saída ordenada da população [de Rafah] e da prestação de ajuda humanitária à população civil”, disse Netanyahu, horas antes, na abertura da Comissão de Assuntos Externos e Segurança do Knesset, o parlamento israelita.

Na segunda-feira, durante o primeiro telefonema entre os dois líderes desde há um mês, Biden pediu a Netanyahu que enviasse o mais rapidamente possível uma equipa de “peritos militares, dos serviços secretos e humanitários” para discutir alternativas à ofensiva terrestre de Rafah.

Há 2h21:54 Agência Lusa 

Israel rejeitou mais de metade da ajuda humanitária para norte de Gaza

As autoridades israelitas rejeitaram mais de metade das missões de ajuda humanitária planeadas para o norte de Gaza durante as primeiras duas semanas de março, denunciaram hoje as Nações Unidas (ONU).

Num briefing à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, Farhan Haq, vice-porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, apresentou detalhes sobre a situação no terreno em Gaza com base nos relatos do Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização (OCHA), que continua a registar restrições de acesso ao enclave.

“As restrições de acesso continuam a impedir a entrega atempada de ajuda que salva vidas, particularmente a centenas de milhares de pessoas no norte de Gaza”, disse.

Há 2h21:43 Agência Lusa 

Eurodeputados apelam a solução de dois Estados para resolver conflito israelo-palestiniano

O subcomité do Parlamento Europeu (PE) para os Direitos Humanos apelou hoje à adopção da solução de dois Estados para resolver o conflito israelo-palestiniano, actualmente no momento de maior tensão das últimas décadas.

Em comunicado, o presidente deste subcomité do PE, Udo Bullmann, esclareceu que durante uma visita ao Egipto, a Israel e à Palestina testemunhou o “terrível sofrimento” dos dois lados de um conflito com mais de cinco décadas.

“No entanto, encontrei muitas pessoas em Israel e na Palestina que estão a trabalhar para uma solução e um futuro melhor para todos, nomeadamente May Pundak e Rula Hardal. Uma com raízes israelitas, a outra com origens palestinianas. Juntas estão a liderar o movimento israelo-palestiniano ‘Uma terra para todos’”, acrescentou o socialista Udo Bullmann.

 

Há 2h21:30 Tiago Gama Alexandre 

Hamas condena ataque a centro de ajuda em Gaza: "Contenham este inimigo nazi"

O Hamas, grupo que governa Gaza, disse esta terça-feira que o ataque em Gaza é “mais uma prova” do “sadismo” do governo israelita.

“O nosso povo palestiniano, as suas tribos e todas as suas forças avançarão unidos para bloquear este inimigo criminoso e os seus planos terroristas de substituição”, afirmou o grupo em comunicado, citado pela Al Jazeera.

“Ao mesmo tempo, apelamos à comunidade internacional e a todos os organismos internacionais e regionais para que cumpram as suas responsabilidades legais e morais para conter este inimigo nazi, que tem a intenção de matar o nosso povo, seja através de bombardeamentos bárbaros ou da arma da fome”, finaliza.

Há 2h21:01 Tiago Gama Alexandre 

Ataque israelita a Nuseirat matou pelo menos 15 pessoas

As forças israelitas atacaram esta terça-feira uma casa no campo de refugiados de Nuseirat, matando pelo menos 15 pessoas, relata a Reuters, que cita autoridades palestinianas. O ataque aconteceu pelo ar.

Os médicos disseram que as operações de resgata ainda estavam em andamento, pois há vítimas que se encontram presas nos escombros.

Há 2h20:58 Agência Lusa 

Hamas acusa Israel de sabotar negociações com operação contra hospital Al-Shifa em Gaza

O líder do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismaïl Haniyeh, acusou esta terça-feira Israel de “sabotar” as negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza com a operação lançada na madrugada de segunda-feira contra o hospital Al-Shifa de Gaza.

A acção das forças israelitas “no complexo médico de Al-Shifa confirma a sua intenção de impedir qualquer retomada de vida decente em Gaza e de desmantelar infraestruturas essenciais”, declarou Haniyeh num comunicado.

“Tal revela também uma vontade de sabotar as negociações em curso em Doha” e “semear o caos e perpetuar a violência”, acrescentou, exigindo “o fim da agressão, a retirada das forças de ocupação de Gaza e o regresso dos deslocados”.

Estas declarações do líder do Hamas surgem numa altura em que estão em curso na capital do Qatar conversações sobre uma trégua de seis semanas e uma troca de reféns detidos na Faixa de Gaza por prisioneiros palestinianos.

Há 3h20:19 Tiago Gama Alexandre 

Israel atacou centro de ajuda de Gaza e causou pelo menos 23 mortes

Segundo a Al Jazeera, um ataque aéreo da autoria do exército israelita atingiu a área de Shu’fat, no sudeste de Gaza, assolando um centro de ajuda.

O ataque causou, pelo menos, 23 mortes e vários feridos, segundo a mesma fonte.

Há 4h19:18 Tiago Gama Alexandre 

África do Sul acusa Israel de ignorar e prejudicar Tribunal Internacional de Justiça

A principal diplomata da África do Sul disse esta terça-feira que Israel está a tentar estabelecer um precedente que desafie o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), ao alegar uma nova campanha de “fome” em Gaza.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor, afirmou ainda que Israel desafiou uma decisão do TIJ que data de janeiro, não tendo prevenido actos de genocídio na Faixa de Gaza, cita o The Times of Israel.

As medidas provisórias foram totalmente ignoradas por Israel. Estamos a ver fome em massa e fome diante de nossos olhos. Acho que nós, como humanidade, precisamos de olhar para nós mesmos com horror e consternação e estar realmente preocupados por termos dado o exemplo”, partilhou Pandor durante uma visita aos Estados Unidos.

Há 4h18:59 Agência Lusa 

Huthis reivindicam ataques com mísseis contra alvos israelitas e navio dos EUA

Os rebeldes Huthis reivindicaram hoje ataques com mísseis contra vários alvos na cidade de Eilat, no sul de Israel, e um navio norte-americano que navegava no Mar Vermelho.

O porta-voz militar dos Huthis, Yahya Sari, informou que os mísseis de cruzeiro atingiram objectivos israelitas na zona de Eilat, ataque não confirmado pelas autoridades de Israel.

Na segunda-feira, o Governo israelita reportou a entrada no espaço aéreo do seu país de um “objecto aéreo suspeito” procedente do Mar Vermelho, que caiu em campo aberto a norte de Eilat.

Hoje, as forças israelitas informaram que “as forças navais Huthis levaram a cabo uma operação contra um navio norte-americano”, o Mado, com bandeira das Ilhas Marshall, que terá sido atingido por vários mísseis.

O porta-voz dos Huthis, Yahya Sari, reivindicou os ataques e explicou que foram uma retaliação à “opressão do povo palestiniano e à agressão britânica e norte-americana” contra o Iémen.

Há 5h18:14 Tiago Gama Alexandre 

Forças de Defesa de Israel dizem que mais de 300 suspeitos de terrorismo foram detidos no hospital de al-Shifa

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram esta terça-feira que cerca de 300 suspeitos de terrorismo foram detidos durante a operação que decorre no hospital de al-Shifa, em Gaza.

Segundo as IDF, citadas pelo Times of Israel, entre os detidos encontram-se “dezenas de terroristas” do Hamas e da Jihad Islâmica palestiniana.

Há 6h17:26 Tiago Gama Alexandre 

Ataque do Hezbollah feriu dois soldados israelitas

Dois soldados israelitas ficaram feridos na sequência de um ataque com mísseis do Hezbollah, na área de Menara, junto à fronteira com o Líbano. A informação foi avançada pelo The Times of Israel, que cita fonte das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Os dois feridos encontram-se em estado leve e moderado e foram remetidos para o hospital.

Há 6h17:11 Agência Lusa 

Mais de 20 ONG exigem ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Um grupo de 25 organizações não-governamentais (ONG) reivindicou hoje ser imperativo dar ajuda humanitária por via terrestre à população da Faixa de Gaza e pediu um cessar-fogo imediato perante a crise de fome que se alastra no enclave palestiniano.

Numa declaração conjunta, esta terça-feira, divulgada pela Amnistia Internacional, as ONG alertam que os 2,3 milhões de palestinianos de Gaza que sobrevivem em estado de catástrofe “não resistirão apenas com o lançamento aéreo de ajuda humanitária ou com a sua chegada por via marítima”.

Por si só, “estas não são alternativas suficientes se não se considerar também a via terrestre”, defendem as organizações humanitárias, considerando “fundamental assegurar o acesso seguro e sem obstáculos de bens essenciais a partir dos pontos de passagem terrestres”.

As ONG lembram que enquanto um grupo de cinco camiões pode carregar cerca de 100 toneladas de bens essenciais, cada um dos lançamentos aéreos pode apenas dispensar algumas toneladas de ajuda.

Há 6h17:03 Tiago Gama Alexandre 

Reportado ataque a tiro junto a assentamento ilegal

Segundo a Al Jazeera, esta terça-feira registou-se um ataque a tiro perto de Belém, na Cisjordânia. Dois soldados israelitas terão ficado feridos. O tiroteio aconteceu perto de Gush Etzion e o suspeito foi “neutralizado”.

Há 7h16:49 Tiago Gama Alexandre

Giorgia Meloni afirma que Itália opõe-se à operação militar em Rafah

Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, disse esta terça-feira que o seu país opõe-se à presença das tropas israelitas em Rafah, cidade no sul de Gaza.

Segundo a Al Jazeera, Meloni afirmou no parlamento italiano que o país opõe-se “à acção militar de Israel em Rafah”, considerando que esta pode “ter consequências ainda mais catastróficas para os civis aglomerados naquela área”.

Há 7h16:32 Tiago Gama Alexandre 

Tropas israelitas atacadas junto ao hospital Al-Shifa

As Brigadas Qassam, braço armado do Hamas, disseram esta terça-feira que atacaram soldados israelitas junto ao hospital Al-Shifa, em Gaza, recorrendo a mísseis. Ataques terão causado mortos e feridos.

Há 7h16:20 Tiago Gama Alexandre 

ONG consideram que EUA deviam suspender venda de armas a Israel por violação dos direitos humanos

Os Estados Unidos podem suspender de imediato a venda de armas a Israel, segundo indicam a Oxfam e a Human Rights Watch (HRW), que citam provas que apontam que os israelitas estão a violar o direito internacional.

Em comunicado citado pela Al Jazeera, as duas organizações afirmam que “existem boas razões pelas quais a lei dos EUA proíbe o apoio a armas a governos que bloqueiam a ajuda que salva vidas ou que violam a lei internacional com armas dos EUA”.

“Dadas as hostilidades em curso em Gaza, as garantias do governo israelita à administração Biden de que está a cumprir os requisitos legais dos EUA não são credíveis”, diz o comunicado.

Há 7h16:07 Agência Lusa 

Governo palestiniano aplaude sanções da UE contra colonos israelitas

O governo palestiniano saudou hoje a decisão da União Europeia (UE) de impor sanções contra seis colonos responsáveis por incidentes violentos na Cisjordânia, afirmando que se trata de “um passo na direcção certa”.

“É necessário aplicar sanções dissuasoras contra o colonialismo do regime de ocupação racista”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano numa declaração publicada na conta da entidade na rede social X.

Nesse sentido, a Autoridade Palestiniana (AP) apelou à inclusão dos colonos nas “listas organizações terroristas”, bem como daqueles que os apoiam, incluindo os ministros da Segurança Nacional e das Finanças de Israel, Itamar Ben Gvir e Bezalel Smotrich, respectivamente.

Há 12h11:44 Edgar Caetano 

Nações Unidas. "Restrições continuadas" na ajuda humanitária podem ser "crime de guerra" cometido por Israel

As “contínuas restrições” à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza “podem corresponder ao uso da fome [na população] como um método de guerra, o que é um crime de guerra“. Esta é a análise que acaba de ser feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), por Volker Turk, comissário para os direitos humanos.

“Israel, como força ocupante, tem a obrigação de garantir a entrega de alimentos e cuidados médicos à população, proporcionais às suas necessidades, e de facilitar o trabalho das organizações humanitárias para prestar essa assistência”, diz o responsável da ONU.

Há 12h11:34 Edgar Caetano 

Mais de 31.800 mortos em Gaza, garante o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas

Os ataques israelitas na Faixa de Gaza já mataram pelo menos 31.819 pessoas, segundo a contabilização que é actualizada diariamente pelo Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Além destes, 73.934 pessoas ficaram feridas na sequência dos bombardeamentos que se seguiram ao ataque a Israel de 7 de outubro.

Estes são números, que não são confirmados de forma independente, que incluem civis e combatentes ao serviço do Hamas. Israel diz ter matado cerca de 13 mil operacionais do Hamas na Faixa de Gaza.

Há 12h11:13 Edgar Caetano 

Chefe da Mossad deixou Doha, mas negociações continuam

O chefe dos serviços secretos externos de Israel (Mossad), David Barnea, já não está em Doha (Qatar), mas segundo uma fonte oficial citada pelo The Times of Israel continuam as negociações com vista a um eventual cessar-fogo em Gaza.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari, confirmou em conferência de imprensa que Barnea “deixou Doha”, como estava previsto, mas assegurou que “as equipas técnicas estão a reunir-se” e a prosseguir com os trabalhos.

Nenhum comentário: