quinta-feira, 28 de março de 2024

Soma e segue


A guerra, em episódios-pretexto, para somar e seguir… Sem resquício de humanidade... Sem resquício de vergonha... De pudor.

MUNDO/

GUERRA NA UCRÂNIA

Alertas activos

Em directo/ Número de mortos no ataque terrorista em Moscovo pode aumentar. Relatos apontam para até 100 desaparecidos

Número de mortos no atentado em Moscovo sobe para 140, mas pode haver 100 desaparecidos. Parlamento russo pede investigação ao "financiamento" e apoio do Ocidente ao ataque.

TIAGO CAEIRO: Texto

Actualizadohá 8h

48

MAXIM SHIPENKOV/EPA

OBSERVADOR, 28/3/24

Momentos-chave

Há 8hNúmero de mortos no ataque terrorista em Moscovo pode aumentar. Relatos apontam para até 100 desaparecidos

Há 10hChefe dos serviços secretos da Ucrânia vê no Telegram “um problema” para a segurança nacional

Há 10hSecretas ucranianas afirmam que Rússia sabia dos planos do ataque terrorista pelo menos desde 15 de fevereiro

Há 12hBiden e Scholz terão discutido troca de Navalny na semana anterior à sua morte

Há 14hKiev volta a recusar acusações de envolvimento no atentado em Moscovo

Há 16hRússia volta a atacar Nikopol. Há pelo menos um morte

Há 16hAtaque russo a zona residencial de Kharkiv faz pelo menos um morto

Há 17hRússia diz quer é "difícil acreditar" que o Daesh tivesse capacidade para executar ataque em Moscovo

Há 17hUm morto em ataque russo com drone a uma aldeia de Kherson

Há 18hRússia detém membros de grupo religioso extremista em Rostov-on-Don

Há 19hParlamento russo pede investigação ao "financiamento" e apoio do Ocidente ao atentado em Moscovo

Há 20hMilitares britânicos não conseguiriam "combater os russos por mais do que alguns meses"

Há 20hRússia aperta o cerco a Kharkiv. Mais de 150 crianças foram retiradas do leste da região

Há 21hRússia faz avanços na linha da frente

Há 21hSenador russo afasta hipótese de condenar à morte os autores do ataque em Moscovo

Há 21hInvestigadores russos foram ao Tajiquistão interrogar familiares dos suspeitos do ataque em Moscovo

Há 22hRússia já perdeu 440 mil soldados na guerra, diz a Ucrânia

Há 22hRússia garante que impediu vários ataques aéreos à região de Belgorod

Há 22hServiços secretos ucranianos estarão a matar cidadãos que colaboram com a Rússia

Actualizações em direto

Entrada em destaque 22:59

Tiago Gama Alexandre 

Número de mortos no ataque terrorista em Moscovo pode aumentar. Relatos apontam para até 100 desaparecidos

Até ao momento encontram-se confirmadas 140 mortes no ataque terrorista a uma sala de concertos em Moscovo, mas o número final pode ser bastante superior, já que as investigações estatais russas afirmam ter recebido 143 relatos de pessoas desaparecidas, cita o The Guardian.

Em comunicado, o comité de investigação russo indicou que 84 corpos foram identificados até ao momento. Porém, o canal Baza, ligado aos serviços de segurança da Rússia, apontou que 95 pessoas não listadas dos 120 nomes do registo oficial desapareceram depois do ataque e continuam desaparecidas.

Ainda assim, não é claro se os 84 corpos identificados pelos serviços oficiais incluem nomes da lista de registo oficial.

Há 7h00:15 Tiago Gama Alexandre

Rússia atacou oito comunidades da região de Sumy

As tropas russas atacaram esta quarta-feira a região de Sumy em 179 ocasiões, desferindo 48 ataques diferentes ao longo do dia, segundo a administração militar regional.

Khotin, Yunakivka, Bilopillia, Krasnopillia, Velyka Pysarivka, Seredyna-Buda, Shalyhyne e Esman foram as comunidades atingidas pelos ataques.

Há 7h23:58 Tiago Gama Alexandre

Rússia diz que derrubou 16 alvos aéreos em Belgorod

As forças de defesa aérea da Rússia derrubaram 16 alvos aéreos em Belgorod durante a noite desta quarta-feira. Segundo Vyacheslav Gladkov, governador local, os ataques partiram janelas e danificaram vários edifícios, como duas escolas.

Há 10h21:29 Tiago Gama Alexandre

Alemanha vai entregar mais de 10 mil projécteis de artilharia à Ucrânia em breve

A Alemanha vai entregar mais de 10 mil projécteis de artilharia à Ucrânia nos próximos dias, disse o general Christian Freuding em entrevista à Deutsche Welle.

O general que coordena a ajuda entregue pela Alemanha à Ucrânia afirmou ainda que o lote de 10 mil projéteis faz parte da primeira de três etapas de entregas estipuladas.

Há 10h21:05 Tiago Gama Alexandre

Caças F-16 ocidentais devem estar operacionais no verão, diz Kuleba

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia garantiu esta quarta-feira que os caças ocidentais F-16 deverão chegar aos céus ucranianos no próximo verão.

Citado pela Sky News, Dmytro Kuleba afirmou que os treinos dos pilotos estão a “correr bem” e “tudo está a ir conforme o planeado”, citou a Interfax-Ucrânia.

Esta é uma questão muito complicada e confusa, por isso nunca se sabe como as coisas podem mudar. Mas, por enquanto, este é o cronograma”, concluiu o ministro.

Há 10h20:51

Chefe dos serviços secretos da Ucrânia vê no Telegram “um problema” para a segurança nacional

O chefe dos serviços secretos militares ucranianos (GUR), general Kyrylo Budanov, afirmou hoje que a plataforma de mensagens Telegram representa “um problema” para a segurança nacional, num momento em que o parlamento ucraniano analisa uma potencial restrição.

“O Telegram, do ponto de vista da segurança nacional, é definitivamente um problema. É preciso entender isso. Sou absolutamente contra a opressão da liberdade de expressão, mas isto já é demais. No nosso país, qualquer pessoa pode criar um canal, começar a escrever nele o que quiser e, quando alguma coisa começa a ser feita, resguardam-se na liberdade de imprensa”, afirmou Budanov, citado pela agência Europa Press.

Ainda assim, Budanov admitiu que o Telegram também pode ser utilizado pelas autoridades ucranianas para a difusão de informação para a população que vive em territórios temporariamente ocupados pela Rússia, como Donetsk, Lugansk, Kherson ou Zaporíjia — anexadas por Moscovo em 2022 — ou a península da Crimeia.

Há 10h20:43 Tiago Gama Alexandre

Secretas ucranianas afirmam que Rússia sabia dos planos do ataque terrorista pelo menos desde 15 de fevereiro

Kyrylo Budanov, chefe dos serviços secretos militares da Ucrânia afirmou esta quarta-feira que a Rússia sabia da preparação do ataque terrorista em Moscovo pelo menos desde 15 de fevereiro.

O líder das secretas acrescentou ainda que as autoridades russas sabiam de onde viriam os atacantes e através de que países podiam entrar na Rússia.

“Não deixe que lhe contem histórias de que este [ataque] apareceu do nada”, disse Budanov, citado pelo Kyiv Independent, que deixou no ar a ideia de as forças russas terem permitido o ataque de modo a “culparem Kiev”.

“Outra opção é eles realmente terem subestimado a escala do que ia acontecer. Eles pensaram que seria mais local e queriam culpar a Ucrânia por tudo”, concluiu.

Há 11h20:13 Tiago Gama Alexandre

Rússia pode ter utilizado nova "bomba voadora" no ataque em Karhkiv

A Rússia poderá ter utilizado esta quarta-feira uma bomba comandada à distância nos ataques aéreos realizados na cidade de Kharkiv, disse Volodymyr Tymoshko, chefe da polícia da região.

Segundo Tymoshko, a Rússia pode ter usado a bomba intitulada de UMPB D-30 no ataque que matou uma pessoa e feriu 19.

“É algo entre uma bomba aérea guiada que eles usaram recentemente e um míssil. É uma bomba voadora, por assim dizer”, disse o chefe da polícia, citado pela Sky News.

Há 12h19:13 Tiago Gama Alexandre

Navios russos entraram em águas espanholas nos últimos dias

O Estado-maior do ministério da Defesa espanhol (EMAD) disse esta quarta-feira que os navios de desembarque da marinha russa entraram em águas espanholas entre 21 e 26 de março.

Nesses dias foram avistados um petroleiro e dois “navios de assalto anfíbio” a caminho do Mediterrâneo oriental. Um navio espanhol, o Atalaya, acompanhou o grupo russo até à passagem da fronteira marítima com Portugal.

O EMAD adiantou ainda que reforçou a presença naval no seu território.

Há 12h19:00 Tiago Gama Alexandre

Biden e Scholz terão discutido troca de Navalny na semana anterior à sua morte

De acordo com o The Wall Street Journal, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Presidente norte-americano, Joe Biden, terão discutido uma eventual troca de prisioneiros que envolveria Alexei Navalny uma semana antes do opositor de Putin ter morrido.

Segundo o jornal, que consultou fontes próximas deste assunto, assim que Joe Biden chegou à Casa Branca, a Rússia exigiu trocar um espião por um espião. Os Estados Unidos não possuíam russos condenados por espionagem, mas, ainda assim, Moscovo interessou-se por Vadym Krasikov, antigo oficial do Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, e que fora condenado por homicídio na Alemanha.

Mais tarde, Putin terá sugerido trocar o jornalista norte-americano Evan Hershkovich. A 9 de fevereiro, segundo o jornal, Scholz e Biden reuniram-se em Washington, numa reunião que abordou “uma das trocas mais difíceis desde a Guerra Fria”.

O encontro terminou com os dois países a concordarem continuar a discutir com Moscovo a troca de Krasikov por Navalny, mas a Casa Branca não chegou a fazer qualquer proposta ao Kremlin.

Há 13h18:27 Tiago Gama Alexandre

Ministério da Defesa britânica avisa que Rússia quer proteger ilhas do rio Dnipro

O ministério da Defesa do Reino Unido avisou esta quarta-feira que a Rússia está a criar uma nova vaga de pequenos navios de guerra e uma brigada de barcos para proteger as vias em que se podem navegar e as ilhas do rio Dnipro.

“Esta nova formação provavelmente será responsável por proteger as hidrovias e as ilhas do rio Dnipro que separam Kherson, controlada pela Rússia e pela Ucrânia”, disse Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo, citado pela Sky News.

Há 13h18:03 Tiago Gama Alexandre

Ataques russos na região de Dnipropetrovsk mataram uma pessoa e feriram três

As forças russas atacaram esta quarta-feira a cidade de Nikopol, na região de Dnipropetrovsk, matando um homem e ferindo outras três pessoas, segundo o governador Sergii Lysak.

Ao longo do dia, a Rússia bombardeou Nikopol três vezes com recurso a artilharia e lançou cinco drones kamikaze. Dois edifícios de vários andares, 12 casas particulares, dois anexos, um carro e uma linha de energia ficaram danificados.

Há 14h17:21 Tiago Gama Alexandre

Números de feridos no ataque em Kharkiv aumentou para 19

O número de vítimas do ataque desta tarde em Kharkiv (ver entrada das 15h04) foi actualizado por Oleg Sinegubov, governador da região. Ao todo, registaram-se 19 feridos e uma vítima mortal.

“Terrível terror em plena luz do dia contra a população civil. Contra crianças e mulheres. Pessoas comuns e pacíficas”, escreveu Sinegubov no Telegram.O governador afirmou ainda que existem quatro crianças entre os feridos.

Há 14h17:01 Agência Lusa

Kiev volta a recusar acusações de envolvimento no atentado em Moscovo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, insistiu hoje que as acusações russas sobre o alegado envolvimento ucraniano no atentado em Moscovo são falsas e absurdas, acusando Moscovo de propaganda sem limites.

“Não é assim que lutamos”, sublinhou Kuleba, alegando que “as atrocidades contra civis” fazem parte do comportamento russo, “como tem sido visto nos últimos dois anos”, desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão militar do país vizinho.

Há 14h16:50 Tiago Gama Alexandre

Zelensky visitou trincheiras no leste da Ucrânia

O Presidente ucraniano esteve esta quarta-feira a visitar membros das forças da Ucrânia na região de Sumy, tendo inspeccionado “trincheiras, abrigos, postos de ataque e de comando e observação”.

No Telegram, Volodymyr Zelensky afirmou que “a construção de fortificações está em andamento na região de Sumy”, agradecendo a “todos os envolvidos neste trabalho”.

Há 15h16:21 Tiago Gama Alexandre

Ucrânia terá detido dois suspeitos de ajudarem Rússia a planear ataques com mísseis

A Ucrânia terá detido dois homens ucranianos que, alegadamente, ajudaram a Rússia a planear ataques com mísseis, informou esta quarta-feira o SBU, Serviço de Segurança da Ucrânia.

O serviço adiantou que os suspeitos foram detidos em Kiev e Odessa e, caso sejam declarados culpados, podem enfrentar uma pena de prisão perpétua.

“Estavam a preparar ataques com mísseis contra unidades militares das forças de defesa e instalações de energia e telecomunicações nas três regiões. Na fase final da operação especial, ambos os criminosos foram apanhados em flagrante quando espiavam potenciais ‘alvos’ para os ocupantes”, lê-se no comunicado.

Há 16h15:18 Tiago Caeiro

Rússia volta a atacar Nikopol. Há pelo menos um morto

Uma mulher de 55 anos perdeu a vida na sequência de um ataque russo, com recurso a artilharia, dirigido à cidade de Nikopol, na região de Dnipropetrovsk, escreve o Guardian, citando o governador regional Sergiy Lysak.

Há 16h15:04 Tiago Caeiro

Ataque russo a zona residencial de Kharkiv faz pelo menos um morto

Um ataque russo a uma zona residencial da cidade de Kharkiv (a segunda maior da Ucrânia) fez pelo menos um morto e 12 feridos, alguns em estado grave, de acordo com o jornal Kyiv Independent, que cita o Presidente da Câmara da cidade, Ihor Terekhov. Entre os feridos estão quatro crianças.

Segundo Terekhov, os projécteis russos (ainda não se sabe de que tipo) atingiram cinco edifícios residenciais do distrito de Shevchenkivskyi, que ficaram “severamente danificados”.

Há 17h13:52 Tiago Caeiro

Rússia diz quer é "difícil acreditar" que o Daesh tivesse capacidade para executar ataque em Moscovo

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, disse, esta quarta-feira, que é “extraordinariamente difícil acreditar” que o Estado Islâmico tivesse capacidade para levar a cabo o atentado em Moscovo, que provocou 140 mortos.

De acordo com o Guardian, a responsável proferiu esta declarações durante a habitual conferência de imprensa semanal do MNE russo.

Há 17h13:34 Tiago Caeiro

Um morto em ataque russo com drone a uma aldeia de Kherson

Uma mulher de 61 anos morreu, esta quarta-feira, na sequência de um ataque russo, com recurso a um drone, na aldeia de Mykhailivka, na parte da região de Kherson que é controlada pelas forças ucranianas.

Segundo o governador da região, Oleksandr Prokudin, citado pelo Guardian, a mulher foi morto dentro da própria casa. Recorde-se que as tropas russas controlam apenas a parte sul do oblast de Kherson, depois de terem sido expulsos pela Ucrânia da cidade de Kherson (na margem norte do rio Dnipro) no final de 2022.

Nenhum comentário: