sexta-feira, 31 de maio de 2024

A IA ao serviço das tropelias humanas


Já não basta só a IN (Inteligência natural) para esse efeito!

MUNDO / CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Activar alertas

Campanha pró-Israel que mostrava soldado do Hamas em frente a bebé banida do Instagram

Campanha pró-Palestina popularizou-se e não tardou até que uma mensagem oposta, pró-Israel, surgisse a relembrar os acontecimentos de 7 de outubro. Imagem desapareceu, mas Meta não se responsabiliza.

MARINA FERREIRA: Texto

OBSERVADOR, 29 mai. 2024

Uma campanha que percorre as redes sociais com o mote “All eyes on Rafah” — em português, “Todos os olhos postos em Rafah” — ganhou dimensão nas últimas semanas em todo o mundo. Pretende demonstrar solidariedade aos habitantes de Gaza e apelar à sensibilização de activistas e grupos humanitários para a guerra em curso. Trata-se de uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) que mostra tendas e o que parecem ser corpos alinhados. O número de partilhas intensificou-se com o ataque a tendas de deslocados palestinianos que matou 45 pessoas e cujas imagens chocaram o mundo.

Uma contracampanha, desta vez pró-Israel, transmite uma mensagem oposta, questionando: “Onde estavam os teus olhos no dia 7 de outubro?”. A imagem, também gerada por IA, mostra a representação de um soldado do Hamas, armado, em frente a um bebé, a derramar sangue, de cabelo ruivo — trata-se de Kfir Bibas, que tinha nove meses quando foi feito refém com a mãe e o irmão a 7 de outubro. No início desta quarta-feira, a imagem foi banida do Instagram. A denúncia partiu do próprio autor da imagem e já foi confirmada pela Meta, que está a analisar o sucedido, segundo o The Times of Israel.

A imagem foi criada por Benjamin Jamon em resposta à imagem pró-palestiniana que já conta com dezenas de milhões de partilhas nas redes sociais nos últimos dias. Em resposta a perguntas sobre a remoção da imagem, que tinha sido partilhada meio milhão de vezes, a Meta diz que esta não violou as suas políticas e, como tal, está “a trabalhar para compreender que problema técnico levou à sua remoção acidental”.

Nas normas da comunidade da rede social lê-se que “nunca é permitido partilhar imagens explícitas para efeitos sádicos ou para glorificação da violência”. Na rede social X, a imagem não foi banida até ao momento.

CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO    MUNDO    ISRAEL    MÉDIO ORIENTE     FAIXA DE GAZA     REDES SOCIAIS    INTERNET    TECNOLOGIA

COMENTÁRIOS

Jorge Pereira: É o costume, a esquerda radical idiota e putinista está infiltrada por todo o lado. Se fosse um terrorista do Hamas com um bébé israelita a chorar estaria tudo bem. Mais, se não estivesse, seria por culpa do bébé judeu                  António Fernandes: O Hitler das redes, a esquerdalha do mundo no seu " melhor" , sim no 7 de outubro foram os terroristas do HAMAS que começaram a guerra... todo o folclore " palestino" é para os mentecaptos virem para a rua apoiar o povo palestiniano--- diga-se apoiar o HAMAS. Força Israel atira-lhes| acaba com esses terroristas                    Pobre Portugal: Não quero acreditar! O Hitler bateria palmas.

Isabel Gomes: Continua.. não desapareceu…

Nenhum comentário: