Fartou-se de andar pelo mundo, em vários
meios de transporte que incluiu a tartaruga das Seychelles, a qual assim
emparelhou condignamente com as banais cavalgaduras da nossa velha destreza
cavalgante, de tempos soterrados nos anais da nossa história, sem foto
demonstrativa, todavia, e, pois, para ignorar ou esquecer. Outros lhe sucederam
- a Soares, naturalmente – e Pedro Nuno dos Santos poderá vir a ser um desses
sucessores, mesmo sem tartaruga a dar-lhe visibilidade, ou a nós mesmos, que tiramos
muitas fotos de apanhados presidenciais e não só, ainda hoje, fixes que somos,
também, nesses feitos da nossa ternura poseuse.
Pedro Nuno Santos acabou com o
PS de Mário Soares
Pedro Nuno Santos sente-se muito mais
à vontade com muitos dirigentes do Bloco do que com os dirigentes mais antigos
do PS. Fala muito mais com Daniel Oliveira do que com António Vitorino.
JOÃO MARQUES DE
ALMEIDA Colunista do Observador
OBSERVADOR, 16 jan. 2025, 00:2082
Mário Soares foi sempre um homem de esquerda, mas foi um socialista
moderado. Quis sempre derrotar a direita nas eleições, mas o seu grande
objectivo foi impedir as esquerdas radicais e comunistas de chegarem ao poder. Para Mário Soares, os partidos de direita
eram concorrentes; mas os partidos da extrema-esquerda eram uma ameaça ao
regime democrático pluralista e pró-europeu. Há uma grande diferença entre competição
e ameaça.
O pai da geringonça, António Costa, nunca ignorou o legado de
Soares. Fez uma coligação parlamentar com o PCP e com o Bloco para chegar ao
governo, mas nunca teve qualquer ilusão sobre esses dois partidos, sobretudo
sobre o Bloco. Por isso, para Costa, levar esses partidos para um
governo com o PS foi sempre uma linha vermelha e,
para compensar a geringonça, fez uma aliança com Marcelo Rebelo de Sousa, o
bloco central que na verdade governou Portugal durante oito anos.
PNS acabou com a estratégia de Soares
e dos seus sucessores socialistas. PNS é um companheiro de estrada do
Bloco. Mais do que alianças de governo com o Bloco, ele quer incluir o Bloco no
PS, e fazer dos socialistas um grande bloco das esquerdas (onde estaria também
o Livre). PNS partilha muitas ideias com o Bloco. Quer o Estado a controlar a economia (como se viu
quando nacionalizou a TAP), é profundamente anti-liberal, é contra as políticas
financeiras e monetárias da UE, é distante da NATO (nunca o ouvi defender a
Aliança Atlântica), e defende com convicção as ideias woke. Sente-se
muito mais à vontade com muitos dirigentes do Bloco do que com os dirigentes
mais antigos do PS. Fala muito
mais com Daniel Oliveira do que com António Vitorino. O seu pensamento
económico é mais próximo de Louçã do que de Pedro Siza Vieira ou até de
Centeno.
A escolha de Alexandra
Leitão, e não de Mariana Vieira da Silva ou de Siza Vieira, para a candidatura à Câmara de Lisboa mostra a
coerência esquerdista de PNS. O
Bloco e o Livre farão seguramente parte da coligação de Alexandra Leitão. Há três
pontos que os lisboetas podem dar como adquiridos, se Alexandra Leitão chegasse a Presidente da
Câmara. Lisboa seria mais pobre, mais insegura e com mais
imigração ilegal e descontrolada. Vejam o que se passa por toda a
Europa, sempre que as esquerdas radicais chegam ao poder: aumenta a
pobreza (e o número de pobres), aumenta a insegurança, diminui a qualidade da
democracia, e diminui a coesão e a identidade nacionais.
Alexandra
Leitão afirmou há umas semanas: “Em
Portugal não há extrema-esquerda.” Quis dizer, o PS faz alianças com os
partidos de extrema-esquerda. Aqui está a candidata dos socialistas à
Câmara de Lisboa e aqui está o PS de Pedro Nuno Santos. O PCP e o Bloco não
mudaram. Foi o PS que mudou. Com a mudança, acabou o PS de Mário Soares, que
ajudou a construir a democracia contra os aliados de Pedro Nuno Santos.
COMENTÁRIOS (de 82)
Manuel
Martins: Não partilho da opinião do
cronista. Em minha opinião, foi Costa que acabou com o PS de Soares, e colocou PNS
, o mais esquerdista do partido, a gerir a geringonça. O BE tem saudades do poder de governação que
tiveram na geringonça, onde puderam criar impostos para ricos, aprovar leis das
causas woke, extinguir o sef e abrir fronteiras ä imigração, enfraquecer as polícias,
etc., e não se importa de ser muleta do
PS. O PS sabia quem era PNS quando o elegeu secretário geral. Tudo vale para
chegar ao poder, deitam-se com quem for preciso... Maria Gomes: Parafraseando Nuno Palma: PNS
é "epicamente mau" . É revoltante e humilhante viver num país onde PNS
é um potencial primeiro-ministro. observador
censurado: Convém ter sempre presente que em pleno século XXI, em 2024, o Partido
Socialista (PS) ganhou as eleições europeias tendo como cabeça de lista uma militante da UDP/PSR alojada no PS, a sra. Marta Temido. Nos últimos 50 anos, não foi
só o PS que se deslocou para a "esquerda". O autor também poderá comparar o PPD de
Francisco Sá Carneiro com o actual Partido Socialista Dois (PSD) e poderá
comparar o trajecto de Freitas do Amaral e de Basílio Horta que começaram no
CDS e acabaram no PS. Isto é, nos últimos 50 anos a sociedade portuguesa inclinou-se para a
"esquerda", à procura do Sol. No entanto, o Sol nasce a Este, à
"direita", e por isso, apesar dos suecos e holandeses terem despejado
infindáveis biliões de Euros em Portugal, Portugal não sai da pobreza. Por aqui António Costa aliou-se ao PC e ao BE. Foi ele
que lhes abriu a porta e os deixou entrar. António Costa só tem uma ideologia, a do poder.
PNS só veio reforçar e explicitar essa aliança. A linha vermelha foi passada em
2015. Quem negociou com negacionistas de Estaline foi Costa Manuel
Magalhaes: Certíssimo, a esquerda woke tomou conta do PS, sobretudo pela mão de Alexandra Leitão que é quem controla o fraco PNS… Rui Lima: O PSD hoje ocupa o espaço que
era do PS dos tempos de Soares, isso obriga PNS à procura de clientes na
esquerda mais radical e terá clientes. Hoje as nossas escolas estão a criar
esquerdistas Recentemente entrei num grande liceu fiquei em estado de choque
tal a lavagem ideológica , pequenos túmulos com cruzes cada um com uma folha
com frases apocalípticas sobre o clima, pensei na idade média quando a religião
assustava o povo com castigos medonhos pelo seus pecados . Tim do A: Há um erro de percepção. Não
foi Nuno Santos. Foi António Costa. António Costa é comunista. E Pedro Santos e
Alexandra Leitão (que a falar mais parece uma mulher a dias - sem ofensa para a
profissão) são do lixo de esquerda, digo, do bloco de esquerda. E Marte Temido estaria
bem no PCP também. Todos eles se meteram no PS porque era a única forma de irem
para o poder. O PS irá desaparecer à medida que o seu eleitorado se
aperceber disso, o que será facilitado por Montenegro ser socialista. Mas isso
não dará numa maioria ao PSD, pois o Chega irá captar cada vez mais o
eleitorado da AD socialista Woke. Manuel
Gonçalves: O Corbyn da política portuguesa. Filipe Paes de Vasconcellos: Desde 2015, data em que o PS
tomou de assalto o poder, Costa para disfarçar a humilhação de ter perdido as
eleições com Pedro Passos Coelho aliou-se à extrema esquerda.
A partir daí o PS abandonou a
matriz social-democrata , altura em que se tornou ideologicamente um partido de
extrema-esquerda, mas não radical, como o PC e BE. Quanto aos socialistas que
sempre foram e perfilharam o socialismo democrático, como Sérgio Sousa Pinto,
Francisco Assis, Álvaro Beleza, …., discordando da solução, nunca se dispuseram
a criar uma ala social democrata que combatesse a deriva salvadora de Costa.
Por isso também são responsáveis. Para Costa sempre tudo valeu e vale para estar no
poder não se lhe conhecendo uma ideia que seja ideológica. O que para ele vale,
serviu e serve é ser um habilidoso negociante, e não negociador, característica
bem diferente. Quanto a Pedro Nuno Santos pouco valor se lhe deve dar apesar de este
ter já algum pensamento ideológico mas sempre muito alinhado com a extrema
esquerda. Portanto, o que me parece importante para o regime
democrático é que se promova esta clarificação e todos os intervenientes
políticos se ajustem à actual situação política: o PS é um partido de extrema
esquerda não radical ponto final parágrafo e muda de linha. A D: Costa governou oito anos com Marcelo? Mas que
disparate este! Costa fez de Marcelo o palhaço rico da dupla circense, ou seja,
o que dá apoio ao palhaço pobre nas deixas circenses, mas na verdade o
verdadeiro artista. Por outras palavras, um verbo de encher.
João Floriano: «......se
Alexandra Leitão chegasse a Presidente da Câmara. Lisboa seria mais pobre, mais
insegura e com mais imigração ilegal e descontrolada.» A flexão verbal na gramática portuguesa é de facto
excelente e este uso do conjuntivo diz tudo. No entanto vamos ser
cuidadosos e pensar que a conjugação pode ser em vez de «se chegasse», «se chegar». Do mesmo
modo que Moedas surpreendeu o país quando venceu Medina, também desta vez
Alexia pode vencer contra todas as expectativas. O que se está a passar
no PS é muito estranho. A sensação que temos é que neste momento, digam o que
disserem, o partido está dividido e ferido de morte. Como Romeu e Julieta,
acabaram ambos mortos devido ao seu amor impossível e incompreendido, assim acontecerá
com o PS e a extrema-esquerda: mortos e bem mortos. Paulo
Machado: Eu como
eleitor de Lisboa não votarei em alguém que considera a seguranca dos
Alfacinhas uma coisa desnecessária e que coloca qualquer recém-chegado acima de
quem cá nasceu. E não é racismo, é só não me considerar menos que os outros Alexandre
Policarpo: Eu gosto da
deriva esquerdista do Pedro NS e de miss Leitão, assim o PS chega mais depressa
à irrelevância política que os partidos socialistas vão tendo actualmente na
Europa. Obrigado
Pedro NS, estás a prestar um belo serviço ao país. Vitor
Batista > Tim do A: O pai e mãe do PNS são militantes encartados do
partido comunista português, mas muita gentinha que votou ps desconheçe isso,
que não é coisa pouca. Pedro
Abreu: Discordo do
artigo O oriental
Costa abriu um precedente histórico, ao fazer uma geringonça Frankenstein.
Destruiu uma linha vermelha do PS que era nunca se aliar com partidos
despóticos de extrema-esquerda. O PS de Soares é um partido fundador da
democracia com créditos dados, quando a mesma esteve em perigo em 1975. Portugal
estava a ponto de se tornar uma Cuba da Europa. Foi Soares e o PS os que
fizeram frente aos fantoches de Moscovo Costa inundou o PS de figuras
próximas ideologicamente da extrema esquerda, nomeadamente do BE. Pedro
Nuno Santos Alexandra Leitão, Marta Temido, Ana Catarina Mendes (responsável
por uma politica de imigração totalmente suicida, em 8 anos entraram 900.000
pessoas sem qualquer crivo) tomaram o partido de assalto com a
conivência de Costa. São os seus sucessores, porque lhes foi aberto o caminho
anteriormente. O PS actual está refém desta turba woke. O PS
deixou de ser PS para ser uma filial do BE. E para que conste não foi PNS que
nacionalizou a TAP, foi Costa. O país, a democracia, precisa do antigo PS de
volta, com politicas moderadas e responsáveis. Não de um grupo de alienados
bloquistas woke. NunoW Nunow: O
PS de Soares era um partido de Homens com pensamento, cultura e, em alguns
casos, com brilhantismo. A sua acção foi decisiva no isolamento da extrema-esquerda,
na integração europeia e nas políticas económicas. Costa, depois de abater
Seguro pelas costas, foi um atraso de oito anos, um manhoso taticista e
pragmático cuja prioridade era a preservação no poder com a colaboração de MRS.
PNS é um frustrado do BE, um radical, sem cultura, sem experiência , sem
responsabilidade, que vive de loas ideológicas e de uma pretensa superioridade
moral. O Partido Socialista devia emvergonhar-se deste personagem radical. Joao
Cadete: Acho
o artigo um bocado disparatado, se o bochechas estivesse vivo era, nos dias de
hoje, um esquerdalho tipo PNS. Veja-se os seus últimos anos de vida... Miguel Ramos > JOSÉ MANUEL:
Não vive em Portugal? Os eleitores do PS reconhecem-se à distância... de
preferência à distância do trabalho José B
Dias: A crer na comunicação social também não existe extrema-esquerda em Portugal
... só a versão de direita que alguns até encontram debaixo das camas!
Tim do A > Vitor Batista: Com certeza. E deviam
nacionalizar a empresa do paizinho rico de PNS para acabar com os Porches e
Maseratis dessa família comunista caviar que enriqueceu ás custas do
capitalismo de que tanto fala mal. Uns patifes mal agradecidos é o que eles são. Carlos
Chaves: Caro João Marques de Almeida, concordo com tudo o que escreveu, excepto
com o isentar do comportamento do Mário Soares. É verdade que no período revolucionário
se opôs à extrema-esquerda mas não por convicção (não tenha sido ele próprio
membro do PCP e membro fundador do MUD durante o estado novo), foi para ele
próprio não ser vítima do comunismo que defendeu e que sabia muito bem como
funcionava. No final da sua vida, vendo a maneira
inaceitável como tratou o governo e o próprio Passos Coelho, estou convicto que
não hesitaria um segundo, no apoio ao Costa e ao resto da pandilha de
extrema-esquerda, PCP incluído! Portanto, será mais justo dizer que Mário
Soares lançou as sementes, Costa lavrou a terra, e Pedro Nuno Santos quer
(im)plantar o comunismo em Portugal! A senhora Leitão é um bom
exemplo para começar a dar cabo de Lisboa. Se lá chegar, voltaremos a ter
murais pintados em Lisboa ao estilo do PCTP-MRPP do Arnaldo de Matos, da UDP do
Acácio Barreiros e do PSR do Francisco Louçã! Para frente camaradas!
JOSÉ MANUEL: só não percebo como é possível o PS ter
sobrevivido ao 44... e o país ainda ter dado uma maioria ao seu ex-kapataz joão Melo: Enquanto a direita continuar,
na pessoa de Luís Montenegro, a ser fofinha e compreensiva com esta tropa, as
coisas não vão melhorar. A AD, tirando meia dúzia dos seus deputados, já
nada tem que a identifique com um partido de direita. Parece que têm medo de
defender e colocar em prática os seus ideais. Se não são de direita,
assumam-se, mudem de partido, mas este chove e não molha, é um espectáculo
simplesmente degradantel E confrangedor. Vitor
Batista: Não foi PNS que acabou com o ps de Mário Soares, foram costa e marcelo,
eles é que abriram portas à extrema-esquerda para infiltrar o ps de Mário
Soares, esta é a minha opinião pessoal, porque quem não quer ser lobo não lhe
veste a pele, lembra-se de entre outras bombardas, costa afirmar que se demitia
se precisasse do PSD para alguma coisa? pois, os sinais estavam lá e não há
volta a dar, e o mesmo vai acontecer ao psd, vai ter de se aliar à direita mais
musculada, para evitar a ascensão da extrema esquerda fascistóide do caviar. Luis
Santos: Será que acabará como o PCP nas ruas da amargura? Seria bom de mais para os
portugueses. Ruço
Cascais: Acho que não, caro João Almeida. A direita de hoje também tem uma ideia de
Mário Soares totalmente diferente da que tinha a direita de Sá Carneiro. Creio
que este endeusamento de Soares começou com a geringonça de Costa. Costa,
esse sim, destruiu os anti corpos que os socialistas de Soares tiveram sempre
com os comunistas. A direita, primeiro para chamar a atenção dos
socialistas moderados (centro) e também para lhes agarrar o voto começou a
elogiar Mário Soares, depois, vá-se lá saber porquê quiseram raptar Soares aos
socialistas. Há muitos sociais-democratas que "amam" muito mais
Soares do que Sá Carneiro. A falarem de Soares transcendem-se, a recordar Sá
Carneiro fazem apenas a devida vénia partidária. Na minha muito modesta e
suficientemente ignorante opinião, Pedro Nuno Santos, enquanto político
sério e não corrompível ideologicamente e de financiamento ao partido é
incomparavelmente melhor do ponto de vista ético do que Soares. Soares
era o homem que meteu o socialismo na gaveta, fazia pisca à esquerda e virava à
direita e também meteu o Sr. GNR na ordem, além, do famoso FAX com o pedido de
devolução dos 50 mil contos doados (corrupção) por uma empresa alemã ligada à
construção do Aeroporto de Macau a Carlos Melancia que estava umbilicalmente
ligado a Soares e ao financiamento do PS. Pedro Nuno Santos é verdadeiramente de
esquerda, é incorruptível na minha opinião, e não faz pisca à direita. Soares era aquilo que
fosse necessário e mais conveniente, Pedro Nuno Santos é o que é e não muda uma
vírgula para grande gáudio da direita. Talvez, o verdadeiro socialismo
em Portugal tenha começado em 2015 com António Costa. Soares, noutras
circunstâncias seria muito mais um social-democrata do que um socialista.
Talvez por isso tenha conduzido o PS um pouco aos zig zag com piscas para a
esquerda e a virar para a direita. O verdadeiro socialismo foi
trazido por António Costa e é este que Pedro Nuno Santos nos dá agora. Quem gosta, gosta, quem não
gosta vota nos liberais, o único verdadeiro partido de direita em Portugal e
que nos poderá tirar deste pesadelo socialista em que vivemos há 50 anos. maria santos > Alexandre Policarpo: Bons dias. Correcto, é bom não esquecer
que fomos nós, as pessoas normais que trabalham e educam os filhos, quem, a
rebate dos sinos das Igrejas, saiu à rua nas cidades e vilas em todo o Norte e
no Verão de 75 derrotou o comunismo e criou o ambiente político que deu a
vitória ao 25 de Novembro. Bem haja. Boa semana de trabalho. Cisca Impllit: O após JSampaio - os infiltrados fizeram escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário