segunda-feira, 16 de junho de 2025

O ballet russo

 

Putin comandando, de cadeira em riste.
Guerra na Ucrânia

Alertas activos

Em directo/ Kiev repele a maioria de drones e mísseis durante forte ataque russo ao centro da Ucrânia

A Ucrânia interceptou 169 drones e mísseis durante um ataque nocturno russo em grande escala que teve como alvo a cidade de Kremenchuk, na região central de Poltava.

MARTIM ANDRADE: Texto

ADRIANA ALVES: Texto

Momentos-chave

Há 16hRússia diz que atingiu refinaria que fornece combustível ao exército ucraniano

Há 16hRússia entrega a Kiev corpos de 1.200 soldados ucranianos

Há 19hUcrânia corta energia de complexo da indústria de defesa em Kaliningrado

Há 20hKiev repele a maioria de drones e mísseis durante forte ataque russo no centro do país

Actualizações em directo

HÁ 16H14:59 ADRIANA ALVES 

Rússia diz que atingiu refinaria que fornece combustível ao exército ucraniano

O Ministério da Defesa da Rússia disse este domingo que durante a noite as suas tropas atingiram uma refinaria em Kremenchuk que fornece combustível às forças ucranianas no Donbas. No ataque, que atingiu as instalações em Poltava, foram utilizados mísseis e drones.

A informação foi partilhada na conta de Telegram do ministério, que numa publicação posterior indicou que as suas forças assumiram controlo da localidade de Malynivka (conhecida pelos russos como Ulyanovka), na região de Donetsk.

O Ministério da Defesa disse ainda que os soldados russos fizeram avanços significativos na região de Sumy e infligiram baixas pesadas nas unidades ucranianas.

Há 16h14:52 ADRIANA ALVES

Rússia entrega a Kiev corpos de 1.200 soldados ucranianos

A Ucrânia recebeu da Rússia os corpos de 1.200 soldados que morreram durante o conflito. A informação foi confirmada à agência russa Tass por um fonte russa com conhecimento das negociações.

A entrega é parte do acordo alcançado entre Kiev e Moscovo na Turquia e que passa também por trocas de prisioneiros. No entanto, segundo a mesma fonte, as autoridades ucranianas ainda não entregaram os corpos de soldados russos.

A Ucrânia repatriou este mês mais de 4.800 corpos, segundo disseram fontes ucranianas, citadas pela agência Reuters.

Há 19h11:19 ADRIANA ALVES

Ucrânia corta energia de complexo da indústria de defesa em Kaliningrado

Os serviços de informações militares ucranianos (HUR, na sigla original) realizaram uma operação de sabotagem que permitiu incendiar uma estação eléctrica e cortar a energia de complexos da indústria da defesa russa em Kaliningrado, revelaram fontes aos jornais ucranianos.

“Tudo o que for russo e estiver a ser usado na guerra contra a Ucrânia vai arder, afundar e vai ser destruído, independentemente do seu nível de proteção ou da sua localização”, sublinhou uma fonte ao Kyiv Independent.

O mesmo jornal adianta que o ataque envolveu além do HUR o Serviço de Segurança da Ucrânia e grupos de sabotagem.

Há 20h11:06 AGÊNCIA LUSA

Kiev repele a maioria de drones e mísseis durante forte ataque russo no centro do país

A Ucrânia interceptou 169 drones e mísseis durante um ataque nocturno russo em grande escala que teve como alvo a cidade de Kremenchuk, na região central de Poltava, segundo a Força Aérea ucraniana.

De acordo com o relatório da força ucraniana, a Rússia lançou contra a Ucrânia 183 drones de longo alcance, incluindo ‘Shaheds’ de design iraniano, bem como dois mísseis ‘Kinzhal’, um míssil ‘Iskander-M/KN-23’ e oito mísseis de cruzeiro a partir de 10 locais diferentes em território russo.

Pelo menos 111 drones de longo alcance foram abatidos, enquanto outros 48 não atingiram os seus alvos, nomeadamente devido aos sistemas de defesa radioeletrónica da Ucrânia. As defesas aéreas e a aviação ucranianas também abateram os dois mísseis ‘Kinzhal’, bem como três mísseis de cruzeiro ‘Iskander-K’ e três mísseis de cruzeiro ‘Kalibr’.

No entanto, a Rússia conseguiu atacar vários pontos de Kremenchuk, apesar de não haver relatos de vítimas. Registaram-se incêndios como resultado de impactos directos e da queda de fragmentos de drones ou mísseis interceptados, segundo informações da administração regional de Poltava.

“Este foi o ataque aéreo mais massivo sobre a cidade de todos os tempos”, sublinhou o presidente da câmara local, Vitalii Maletskyi, que explicou que o ataque com dezenas de drones foi seguido por mísseis russos.

Há 20h11:04 Adriana Alves

Bom dia,

Abrimos este liveblog para continuar a acompanhar as últimas notícias sobre o conflito na Ucrânia.

Pode recordar os acontecimentos que marcaram o dia de ontem, sábado, nesta ligação.

1 de 1

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

 

Nenhum comentário: