domingo, 29 de dezembro de 2019

A nossa fibra



E aqui chegámos. Sem retorno.
OPINIÃO
O tecido económico e social português
“Ó Jaime, o chefe de gabinete do ministro não é aquele com quem passas férias no Algarve?”
JOSÉ PACHECO PEREIRA
PÚBLICO, 28 de Dezembro de 2019
1. “Manuel, sei que estás a organizar a Junta de Freguesia, agora que ganhámos. É preciso por esses tipos fora, que só nos vão sabotar. E não te esqueças de arranjar alguma coisa para a minha filha, que está a acabar o curso e é das nossas. Está já há um ano inscrita na Juventude e é de confiança. Diz-me alguma coisa”.
2. “Doutor, lembra-se do que falámos quando lhe estive a arranjar as janelas em casa? Fiz-lhe um preço de amigo. Estou agora a telefonar-lhe por que me dá jeito aquele trabalhinho no Centro de Saúde. E o senhor doutor podia falar de mim ao dr. Silveira.”
3. “O meu filho acabou o curso de Gestão, diga ao Eduardo da contabilidade para o pôr a trabalhar com ele, e que o coloque na folha dos pagamentos com um ordenado jeitoso. O rapaz merece e precisa de se endireitar”.
4. “Esse tipo é um lacaio do monhé e por onde passa rouba tudo. Os socialistas são todos assim.” (Comentário não moderado).
5. “A minha amiga não se esqueça de deixar uns dinheiritos para o Alfredo que nos arranjou a camioneta mais barata. Ele espera ganhar algum e como fez tudo sem recibo, ficou-nos mais barato”.
6. “O que nós precisávamos era de um Salazar para pôr todos estes políticos na ordem”.
7. “Sabes onde é que eu tenho arranjado algum dinheiro? A agência do Frederico, aquela na Estefânia, tem lá um informático que pede a pessoas para dizerem mal de uns restaurantes e bem dos outros e paga-me para pôr comentários no Facebook. Não é muito, mas dá para tomar umas bicas”.
8. “Ó sr. Doutor, aconselha-me a comprar umas antiguidades e ir a umas galerias comprar quadros? É que eu tenho aqui uns dinheiros em cash que queria usar sem problemas. É que agora os bancos fazem muitas perguntas. Como eu não conheço nada dessas coisas, o senhor doutor podia indicar-me aos seus amigos.
– Ó Diogo, tenho aqui um cliente que precisava de fazer uns investimentos em dinheiro vivo e não percebe nada de arte. Ainda tens uns daqueles Dalis com a assinatura? Pede-lhe bom dinheiro porque se ele vir o nome do Dali vai logo atrás e está com pressa de tirar o dinheiro do cofre da tia. Percebes?”.
9. “Olá, Simão. Tenho uma encomenda da vereadora da Câmara, sabes, aquela que viveu com a Simone, para organizar uma exposição e eu preciso de um curador. Eles têm dinheiro para pagar, não te acanhes.”
– Mas para essa exposição não é preciso nenhum trabalho de curadoria…
– Pois é, mas eles têm dinheiro e assim habituam-se a ter que pagar as artes.
– Está bem, mas aqueles quadros são uma merda e aquilo não presta para nada.
– Pões o teu nome em letras pequeninas na folha de sala.”
10. “O que é que você quer beber? Temos que comemorar o nosso negócio… Ó senhor Lima, uma garrafa de Moët & Chandon…
– Mas isso não é muito caro?
– Não te preocupes: o Estado paga, que é para isso que servem os impostos.”
11. “Não estás a pôr pouca camada de alcatrão?
– Não faz mal, é suficiente.
– E o engenheiro não vem cá verificar?
– Vir, vem, mas ele sabe que eu sou amigo do Presidente da Câmara e eu mando-lhe um cabaz de Natal.”
12. “Tenho as estufas cheias de nepaleses e se fosse preciso ainda trazia mais. Trabalham com quase 50º nas estufas e para a terra deles ganham muito.
– E não veio aí um grupo da Igreja ver as condições em que eles viviam?
– Vieram. É tudo do Bloco de Esquerda, mas eu disse-lhes que punham em risco a competitividade da agricultura alentejana. E eles não podem fazer nada porque o secretário de Estado pensa o mesmo.”
13. “Como é que te chamas?
– Maria Alberta.
– E de que é que te queixas?
– Faltei para levar o meu bebé ao hospital que estava com febre.~
– Mas não disseste nada ao supervisor.
– Não tive tempo.
– Pois é mas vais ter multa e põe-te a pau que houve quem te visse naquele ajuntamento à entrada a que os comunistas dos sindicatos chamam ‘concentração’. Não te concentres mas é no emprego que não vais ter sorte nesta casa.”
14. “Eu vou é votar no Chega, é metade a trabalhar e metade a roubar” (Comentário no Facebook).
15. “Estás como o Sócrates. Grande escola! Quanto é que eu tenho de pagar por fora?”
16. “Ó Jaime, o chefe de gabinete do ministro não é aquele com quem passas férias no Algarve? Organiza lá um almoço porque precisava de lhe dar uma palavrinha.”
Colunista
TÓPICOS  POLÍTICA  OPINIÃO  PORTUGAL
COMENTÁRIOS:
rafael.guerra, 28.12.2019:  Excelente texto, num estilo tecido em manta de retalhos... Quem é português e lê as linhas de JPP, sente-se logo em casa... E notavelmente, não faz uma única referência à UE!
Jose: É assim ou muito parecido em toda a parte do mundo Caro Rafael.guerra.
fernando jose silva, 28.12.2019: Muito bem visto, isto e muito pior é o dia a dia dos politiqueiros, não se lhes pode chamar politicos..... Qualquer dia somos obrigados a votar mesmo no Chega!!!!!! O saque está na rua.
Jose,  28.12.2019:  Está completamente errado, Caro fernando jose silva. O Estado português apenas gere cerca de 50 mil milhões de euros por ano para assegurar todas as funções do Estado desde pagar o serviço da dívida pública até pagar os serviços sociais. Os patrões privados mobilizam 5 vezes mais da riqueza natural acrescida do valor acrescentado pelo proletariado. De toda a riqueza 5 em cada 6 euros são geridos por patrões privados sem escrutínio nem delegação de poder. É pois totalmente falsa a ideia muito divulgada de que é o Estado a gastar a riqueza que os portugueses produzem. É ainda mais errado que o Estado gasta mal esse pouco dinheiro que gere. O patrão que é a entidade que recolhe 100% da riqueza é também quem distribuí para o Estado, os trabalhadores, os fornecedores e para si próprio.
Aónio Eliphis: O estado fica com mais de 1/3 do PIB (riqueza gerada pelos privados). O estado não gerou esse dinheiro mas gere-o através de impostos impostos à atividade produtiva privada.
DCM, 28.12.2019: “Eu nunca corrompi ninguém ." A frase mais cómica da década que tem sido repetida à exaustão pela SIC notícias. Neste País, a corrupção tem raízes profundas e está desde há muito generalizada .Todos nós -ressalvando os mais novos...- de uma forma ou outra já vivemos situações em que fomos forçados a corromper .Por isso , atendendo à sua posição e idade , o autor da frase merece uma distinção por a ter proferido sem se rir . Vivi num tempo que até para me divertir tinha que dar cinco coroas ao porteiro para poder ver filmes do Cantinflas , que eram interditos à minha faixa etária . O que era um paradoxo porque eu corrompia o porteiro com parte do salário que ganhava numa casa de "má fama" no Bairro Alto ,onde todos os dias assistia a cenas que fariam corar d/verg/ o M. Moreno.
Jose, 28.12.2019: "Uma mão lava a outra" é a expressão popular transnacional que PP aqui caracterizou com excessiva incidência sobre a acção do Estado. Isso pratica-se por todo o lado e em Portugal também. Quem fugir dessa prática paga um preço alto de exclusão nos negócios privados, públicos e da vida social. Falar de um estilo de vida isento do pecado da "cunha", do "jeitinho", da "lembrança e da cobrança"... é falar do sexo dos anjos. É uma entropia do funcionamento da sociedade decorrente da natureza humana e suas fraquezas. Pior que isso é o Estado estar capturado e ao mesmo tempo infiltrado de traficantes de armas e munições ou organizações secretas visando tomar, por dentro, o Estado todo. Pior é monopólios naturais estarem em mãos privadas e seu arbítrio. Pior é não existir concorrência sã, mas abuso
GMA, 28.12.2019: Portanto, os únicos impolutos que "lavam a cara com ambas as mãos" são o habitual "coro dos indignados de café" (o "coro dos tribunais" de outra maneira) que por aqui batem acriticamente palmas a tudo que seja dizer de políticos, empresários, escritores, trabalhadores,... Desde que, seriamente ou não, se diga mal de Portugal tem coro de indignados cativos garantido!...
GMA, 28.12.2019: Se bem conheço o Dr. Pacheco, o Anti-Populista, a próxima "Opinião" será dedicada a outras tantas situações pautadas pela Ética, certo Dr. Pacheco? Ou será que está iniciar uma nova fase da sua multifacetada carreira fazendo concorrência ao Dr. Valente, ou ao Dr. Sousa Tavares, ou ao Dr. Barreto? Ou a todos estes mestres da "banalidade intelectualoide", assim ao estilo brigão do Major Valentim (quantos são, quantos são?!...)? O Dr. Ventura é, por agora, o intocável líder!... Mas que maior prazer existe do que apear um líder?!...
Conde do Cruzeiro, apenas assinante., 28.12.2019: Assim funciona a oligarquia corrupta e cleptocrata, assim vivem os seus funcionários.
Jose Luis Malaquias, 28.12.2019:  E está aqui tudo.
Ceratioidei, 28.12.2019: Excelente, caro JPP. Retrata com precisão o tecido económico e social português. Dei um salto no tempo e senti-me em casa como há 40 anos. Mas ainda não mudou nada? Continua tudo na mesma? O Salazar deve estar muito feliz. A imortalidade tem muitas formas.
bento guerra, 28.12.2019: As malhas que o oportunismo politico tece
José Cruz Magalhaes, 28.12.2019: Talvez não baste para ser um retrato ficcionado do presente,mas é uma moldura que enquadra bem a espuma dos dias,de sempre.
Aónio Eliphis, 28.12.2019: Mas será que o Pacheco não sabe destrinçar o presente do indicativo do pretérito perfeito na primeira pessoa do plural? Ganhámos e não ganhamos, falámos e não falamos.
nelsonfari, 28.12.2019: Uma abordagem gramatical. Veja lá a definição dos tempos e dos modos numa boa gramática. Usualmente é como escreve, mas existem nuances. Pode ser a do Lindley Cintra. O laissez-faire, laissez-passer do pequeno favor, da pequena corrupção.Pois é, isto é o infinitésimo(infinitamente pequeno). Mas, temos também a caça grossa:Ricardo Salgado, José Sócrates and Company. É o infinitamente grande. E de muitas coisas pequenas se faz o grande, Muitos a comerem um pouco faz um grande banquete. É o Portugal dos pequeninos. Grão a grão enche a galinha o papo.


Nenhum comentário: