domingo, 22 de dezembro de 2019

BENDITA INTERNET



Que nos faz conhecer opiniões por vezes de bastante interesse, embora nem sempre contribua para a elevação social, pela possibilidade que dá também de incluir no mesmo saco as opiniões de quem aproveita essa liberdade que a democracia lhe concedeu para expor a sua sujidade mental por meio de uma linguagem grotesca de gíria escabrosa a que os meios mediáticos deviam estar mais atentos, numa censura formativa do ponto de vista dos costumes. Não aconteceu isso a propósito deste texto de Vasco Pulido Valente, a ironia ou o saber revelando-se, mais do que a escatologia em dialogação contextual inter pares. Por mim, direi que VPV, é sempre um senhor quando lança a sua acutilância crítica, por muito que por vezes dele se discorde. O toque breve de um olhar arguto, valorizado pelo saber histórico e a mundivivência vária, numa sensibilidade de requinte, que o levam a superiorizar-se no meio de uma população amante de bailarico, enchidos e guloseimas, que a televisão explora como meio publicitário, é certo, para o desenvolvimento turístico, mas cujo público mereceria por vezes outros programas formativos, que vamos vendo  noutros canais, como por exemplo a TV5 Monde, interessados em cultivar o gosto e o conhecimento dos seus nacionais – dos internacionais igualmente, que agradecem com fervor - como foi o caso de um desses programas sobre os “Châteaux de la Loire”, com vastidão de dados históricos, geográficos, arquitectónicos e demonstrações de engenharia, em dialogação ou em ensinamento pedagógico que não receia utilizar  o “magister dixit” da eficiência discursiva, contrapondo-se às teorias da saliência excessiva do aluno, apelando à sua “criatividade” exibicionista e desprezadora da “ciência” do mestre, pacóvios que somos no seguidismo das modas pedagógicas de acordo com os tais tributos de “liberté, égalité, fraternité” de que trata VPV em outro contexto, é certo. Deixei escorregar para aqui as recordações de estágio daqueles tempos de desordem farfalhuda...
OPINIÃO
Diário
VASCO PULIDO VALENTE
PÚBLICO, 21 de Dezembro de 2019
Entro suspeitoso nesta terrível quadra do Natal. Dantes, o Natal era uma festa que se celebrava entre portas, com a família. Hoje, é um espectáculo. Iluminações em que as autarquias gastam o que têm e o que não têm, carrosséis, coretos, pavilhões e até pistas de gelo. Será isto o que nós esperávamos da democracia?
15 de Dezembro
Como falta o dinheiro, há sempre o mesmo problema: ou se aumenta o défice, ou se aumenta a carga fiscal. Não há saída. Por isso, os políticos acabam por nos parecer todos iguais. Porque eles próprios não têm escolha e a vida pública tende para a imobilidade e para a encenação. O PS está a governar Portugal da única maneira como Portugal pode ser governado. E só pode ser substituído por um partido que governe como ele.
No constitucionalismo monárquico os “rotativos” inspiravam um ódio universal; não pelo seu radicalismo, mas pela sua parecença. Desta vez, o “Bloco Central” não pegou, porque a elipse do PC produziu o “arco da governação”. Mas hoje, que o CDS morreu, e ninguém se apresenta para o ressuscitar, e que o PC reentrou firmemente nos costumes constitucionais, só nos esperam governos do PS e da sua franja ou governos do PSD e da sua franja. Ambos democráticos, ambos defensores do Estado Social, e ambos promotores do mercado livre muito bem controlado; liberté, egalité, fraternité. Apesar das dificuldades e alguns soluços pelo caminho, os europeus parecem ter chegado ao fim da Grande Revolução.
18 de Dezembro
Ainda bem que o encontro entre Mário Centeno e Miguel Albuquerque foi desmarcado e que eles só se encontraram uns minutos em público, num “evento” inócuo. Afinal nem toda a gente endoideceu no PS. As negociações com o PSD foram grotescas. Se o PS tivesse arrebanhado aqueles três deputados, teria ficado a governar a Madeira, sem maioria na Assembleia Regional mas com maioria na representação nacional. Felizmente, Costa, que se julga um grande estadista, deu com a coisa a tempo.
19 de Dezembro
Trump foi destituído pela Câmara dos Representantes: todo o partido democrático votou a favor e todo o partido republicano votou contra. De qualquer maneira, a telenovela não acabou: os pais da Pátria não consideraram a hipótese de haver um presidente destituído contra a vontade unânime do senado. E, por isso, deixaram um vazio para Nancy Pelosi negociar o tipo de julgamento a que os democratas querem que Trump seja submetido. Não sei quanto tempo isto pode durar, mas pode durar séculos e adiar a resolução da peça até a impopularidade de Trump ser arrasadora.
Durante a discussão no Congresso, os republicanos compararam Trump a Jesus Cristo e os juízes dele a Pôncio Pilatos. Pior ainda, houve um congressista que comparou os democratas aos japoneses de Pearl Harbour. O ódio escorre. Basta ver a maneira como os locutores da CNN vão contando o caso – com um prazer pela queda presuntiva do homem e não só pela queda do político. Um desses senhores rebentava de gozo ao lembrar que Trump ficaria para sempre na história como um vilão. Se alguém julga que vai resolver alguma coisa com estes exercícios judiciais está muito enganado. O partido democrático ainda não percebeu que Trump existe por uma razão. Como Boris Johnson existe por uma razão. E como não serviu de nada tentar parar o “Brexit” com uma armadilha parlamentar, não servirá de nada tentar apanhar Trump numa armadilha constitucional. No fim dessas conversas, ele irá prevalecer, porque os conflitos da sociedade são reais, não são retórica.
Colunista
COMENTÁRIOS
Incognito: Aqui nunca se ouve falar na Fox News, Nem de Roger Aisles. Afinal, foi uma televisão que elegeu Donald Trump. Nada como inverter o argumento, e fazer da CNN o vilão. Propaganda por propaganda, prefiro a de «Richard Jewell». A retórica está do lado dos republicanos e é a da vitimização do agressor. Filme fascinante.
Ahfan Neca: Duas questões: 1. A Casa dos Representantes não tem poder para destituir um Presidente. Por isso mesmo, Trump não está destituido. A Casa só tem poder para votar favoravelmente a uma destituição. Nada mais. O poder para destituir está no Senado e não na Casa. 2. A CNN não faz jornalismo nem dá informação. Trata-se de um mero canal de propaganda de certos interesses que apostam no esquerdismo.
José Manuel Martins: é, e bolsonaro, evo morales, putin, jiping, castro, orban, e até passos coelho e costa e o rei ubu existem (de cada vez) por 'uma razão'. A tranquilidade da tautologia é um soporífero apropriado para o octogenário sábio, em pantufas sobre o mapa mundi a brincar outra vez como oitenta anos antes. Mas é verdade, 'trump' é o nome, não apenas dos seus apoiantes e da respectiva mundividência, mas também daqueles que, odiando trump, são trumpistas até à medula sem o saberem (por exemplo, os dois biliões anuais de carbono-turistas furiosamente gretomaníacos). Para tudo há, pois, por baixo da tal 'razão', uma razão da razão ainda mais funda e que, de tão escura, desaparece na sua própria sombra, deixando apenas a bola luminosa do mundo, esse caleidoscópio da ilusão ideológica total.
Incognito: égalité, é sff. O nome como a coisa- de que o autor sabe muito pouco.
Antonio Leitao: The rumblings of a mad man.
Margarida F. Paredes: "Trump existe por uma razão" e que razão é essa VPV não diz.
AndradeQB: Cara Margarida, Pode não estar de acordo com a razão que VPV apresenta, mas não pode dizer que não a apresentou "No fim dessas conversas, ele irá prevalecer, porque os conflitos da sociedade são reais, não são retórica". Infelizmente, ele tem razão. Essa tese dos eleitores serem todos idiotas ou fascistas, começa a ter cada vez menos apoiantes.
Margarida F. Paredes: A justificação para ele prevalecer é porque os conflitos sociais são reais? Isso é uma verdade de La Palisse, o que define todas as sociedades é o conflito, não há sociedades sem conflito.
agany: O que o VPV não sabe, talvez, é que "pistas de gelo, carrosséis, coretos e pavilhões" rimam com dobrões...
Sandra: "todo o partido democrático votou a favor e todo o partido republicano votou contra". Falso. Tulsi Gabbard não tomou posição, votando presente.
Leitor Registado: Se quisermos ser precisos acrescentamos 3 democratas que votaram contra o impeachment
Sandra: Obrigada, Leitor, por repôr a precisão dos factos, que, é claro que é o que se quer. Confesso que tinha ficado com a ideia de que a Tulsi tinha sido a única dos democratas, com uma posição diferente, digamos assim. O que, verdade se diga, só abona em seu favor, pois, demonstra, ou confirma, que é uma mulher que pensa pela própria cabeça. Obrigada mais uma vez. Corrija sempre, por favor.
Alforreca Passista 4: Tulsi Gabbard serviu nas guerras do Médio Oriente, hoje Tulsi denuncia os crimes de guerra praticados pelo regime do seu país! Tulsi é odiada por todos aqueles que lucram com a guerra, ou seja, todo o Partido "Republicano" e praticamente todo o partido "Democrata"! Tulsi é jovem, ela é o futuro dos EUA! Os EUA vão mudar porque têm que mudar e é isto que o Valente odeia! O Valente adorava que Kissinger se eternizasse no poder....
Ahfan Neca, Um dos Representantes democratas que votou contra inclusivamente mudou de partido e pediu a admissão no Partido Republicano.

Nenhum comentário: