terça-feira, 31 de outubro de 2023

Proliferaram


Os anões, digo, metaforicamente. Ou então, é porque não leram o Micromégas, do Voltaire, para poderem relativizar. Ou mesmo as viagens de Gulliver e os seus liliputianos que nos mostram a mesma coisa, na questão das diferenciações. A cor da pele também origina idênticos parâmetros de avaliações e frustrações. Daí as mudanças nos livros, e nos filmes, por via das novas culturas… assépticas segundo o designativo certeiro de José Crespo  de Carvalho, que escreveu o texto, sem relativizar.

E assim se acaba com a beleza dos 7 anões

Sempre entendi Branca de Neve como a história de 7 seres que eram espelho de uma lição de inclusão de uma pessoa diferente, sobre as perspectivas negativas dos sentimentos de vingança e de inveja.

JOSÉ CRESPO DE CARVALHO Professor Catedrático; Presidente da Comissão Executiva – INDEG – ISCTE Executive Education

OBSERVADOR, 13 out. 2023, 00:095

Branca de Neve e os Sete Anões foi a primeira longa-metragem de animação produzida nos Estados Unidos, a primeira totalmente a cores no mundo, a primeira a ser produzida por Walt Disney e a primeira dos considerados Clássicos Disney. Fantástico e a comemorar e preservar. É história, é memória, e há um contexto.

A história que deu origem ao filme vem de um conto de fadas clássico originário da tradição oral alemã, que foi compilado pelos Irmãos Grimm e publicado entre os anos de 1817 e 1822, num livro com várias outras fábulas, intitulado Kinder-und Hausmärchen (Contos de Fada para Crianças e Adultos).

A história, ou fábula, relata a vida de um rei que vivia no seu reino com a sua a sua filha pequena, que se chamava Branca de Neve. O rei, como se sentia só após a morte da sua mulher, voltou a casar, achando que seria também bom para a sua filha ter nova mãe. A nova rainha era uma mulher muito bela mas também muito má. Não gostava de Branca de Neve que, quanto mais crescia, mais bela se tornava.

A rainha tinha um espelho mágico, ao qual perguntava todos os dias:

– Espelho meu, espelho meu, haverá mulher mais bela do que eu?

E o espelho respondia, inexoravelmente:

– Não minha rainha, és tu a mulher mais bela!

Mas um dia o espelho mudou a resposta e a rainha perguntando o mesmo de sempre ao espelho obteve como resposta:

– Tu és muito bonita, minha rainha, mas Branca de Neve é agora a mais bela.

E é assim que a madrasta decide perseguir e contratar um caçador para matar Branca de Neve, que foge para a floresta e se refugia na casa dos sete anões. E depois vem a maçã envenenada que a coloca a dormir. O Soneca, o Dengoso, o Feliz, o Atchim, o Mestre, o Zangado e o Dunga (o único sem barba) são personagens absolutamente incontornáveis do nosso imaginário infantil. São trabalhadores, dedicados e, apesar dos diferentes perfis, são seres humanos interessantes, generosos, acolhedores e que sabem onde está o lado certo do coração.

A história é a história de ajuda dos anões a Branca de Neve, a história dos males da inveja da rainha, a história da vitória da bondade, da ajuda desprendida dos anões a um ser estranho, diferente, que lhes entrou pela casa dentro (Branca de Neve), da perspetiva negativa da vingança, enfim, é a história do triunfo do bem sobre o mal.

E os anões estão do lado bom.

E tudo estava tranquilo. E as crianças continuariam e continuam a gostar da história. E a fábula está correcta. E tudo corria bem até que Peter Dinklage, um actor que deveria mais que agradecer o sucesso e o dinheiro que tem à Guerra dos Tronos, põe em causa os anões. Ou melhor, acha que a fábula está a estigmatizar os anões. Se não o dissesse, juro que nunca teria pensado nisto. Nunca. E porquê o estigma? Porque ele mesmo sofre de acondroplasia, uma forma de nanismo. E eis que fez emergir o papão dos estereótipos sobre anões.

Pessoalmente, e peço que respeitem a minha opinião, já que a história, a memória e o contexto não me parece que se respeitem, acho tudo isto absurdo. Totalmente absurdo. Sempre entendi a história da Branca de Neve e dos 7 anões como a história de 7 seres magnânimos que, não obstante diferentes, eram espelho de uma lição de acolhimento, de inclusão de uma pessoa diferente (ao contrário – e isto deve ser sublinhado – porque tão pouco conheciam “gigantes” como era Branca de Neve e, ainda assim, a aceitaram), sobre as perspetivas negativas dos sentimentos de vingança e de inveja.

A Disney cedeu a tudo isto e vai trocar os anões por uns seres especiais num novo filme. Ninguém sabe como ou quais. Mas a verdade, e como alguém que apanhei num post não identificado diz, “o mundo está a ficar sem encanto e sem senso do ridículo. Qualquer dia, as histórias das princesas serão queimadas em praça pública. E então será o fim do belo e a vitória do grotesco.”

Pior que isto serão as crianças e jovens da nossa sociedade porque estarão mais uma vez sem contexto a ser colocados numa bolha onde não há fábulas, não há pensamento, não há avaliação, não há diferença, não há tão pouco capacidade crítica ou de debate à volta de qualquer questão. Não haverá liberdade de opinião nem debate dessa opinião. Onde jamais saberão distinguir o bem do mal. Será tudo igual. Indiferente. Asséptico, pois então, como hoje se quer.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO     LIBERDADES     SOCIEDADE     DESENHOS ANIMADOS      CULTURA     WALT DISNEY     CINEMA     POLITICAMENTE CORRETO

COMENTÁRIOS (de 5):

João Floriano > PEDRO LOPES RIBEIRO: A única notícia animadora é que os filmes realizados de acordo com  a cartilha woke têm-se revelado flops na bilheteira. Eu ficaria muito triste se visse o papel do patinho feio ser feito por uma galinha pedrês.

PEDRO LOPES RIBEIRO: Óptima reflexão! A Disney (e tantas outras corporações e/ou instituições), está refém da cultura ditatorial "woke"  que, na sua praxis, adopta o conceito binário, manipulador e intolerante "Quem não é por mim é contra mim".  E se queremos deixar aos nossos filhos e netos um mundo melhor do que o que encontramos, não podemos ficar indiferentes perante os riscos e reais perigos dessa cultura.

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