sábado, 7 de setembro de 2024

Um texto da INTERNET

 

Que me apareceu, entre vários, e me pareceu assustador.

GUGI, a unidade militar russa que pode colocar em risco as comunicações mundiais

História de CNN

CNN Portugal

 (……..) Esta fotografia de 2017 mostra um submarino de mísseis balísticos nucleares da marinha russa no Mar Báltico, perto da Dinamarca (Sarah Christine Noergaard/Scanpix Denmark/Reuters)© CNN Portugal

Os EUA detectaram um aumento da actividade militar russa em torno de importantes cabos submarinos, e acredita que a Rússia pode agora estar mais perto de levar a cabo potenciais operações de sabotagem destinadas a desactivar uma peça crítica da infraestrutura mundial de comunicações, afirmaram dois altos funcionários do governo americano à CNN Internacional.

A Rússia tem vindo a dar cada vez mais ênfase à criação de uma unidade militar específica, que utiliza uma formidável frota de navios de superfície, submarinos e drones navais, de acordo com uma das fontes. A unidade, a “Direcção Principal do Estado-Maior para a Investigação do Mar Profundo”, é conhecida pelo seu acrónimo russo GUGI.

“Estamos preocupados com o aumento da actividade naval russa em todo o mundo e com o facto de o cálculo da decisão da Rússia de danificar as infraestruturas submarinas críticas dos EUA e dos aliados poder estar a mudar”, disse um alto funcionário à CNN Internacional. “A Rússia continua a desenvolver capacidades navais para sabotagem submarina, principalmente através da GUGI, uma unidade bem protegida que opera navios de superfície, submarinos e drones navais.

Os EUA seguem regularmente os navios russos que circulam perto de infraestruturas marítimas críticas e de cabos submarinos, muitas vezes longe da costa russa, disse o responsável. A preocupação dos EUA com as operações submarinas da unidade secreta russa não foi relatada anteriormente. A CNN Internacional solicitou comentários ao Ministério da Defesa russo.

Os cabos submarinos constituem uma espinha dorsal fundamental para o tráfego da Internet e das telecomunicações em todo o mundo. A maior parte das comunicações e do tráfego de Internet viaja através de uma vasta rede de cabos de fibra óptica de alta velocidade instalados ao longo do fundo do oceano. Um ataque coordenado poderia perturbar significativamente as comunicações privadas, governamentais e militares, bem como as indústrias que dependem dessas comunicações, incluindo os mercados financeiros e os fornecedores de energia.

 

 

Nenhum comentário: