domingo, 3 de fevereiro de 2019

“Ó Mar salgado”



O texto de Salles da FonsecaRECORDANDO” com uma imagem do Zé Povinho alimentando porcos a comer em várias gamelas, espelha um tom deprimido, embora, em fim de contas, orgulhoso pelos quinze anos do seu “A BEM DA NAÇÃO”, em que foi corajosamente erguendo uma voz, não de estridência mas de incontestável ousadia, quer de indignação, quer de humor, contra os desmandos que como português de boa cepa, desejou contrariar, levando-nos a viajar com ele pelo mundo das suas férias - enriquecedoras, não só pelos descritivos, como pelos confrontos estabelecidos com o “assi me vai” surpreso, pelos nossos despenhadeiros macarrónicos, de tolice constante e acelerada para o abismo.
Não, não lhe faço a ofensa de comparar o seu tom deprimido com o do Álvaro de Campos de OPIÁRIO, de um decadentismo de rebuscamento e niilismo um tanto snobes.
…Os ingleses são feitos pra existir. 
Não há gente como esta pra estar feita 

Com a Tranquilidade. A gente deita 

Um vintém e sai um deles a sorrir.
Pertenço a um género de portugueses 
Que depois de estar a Índia descoberta 

Ficaram sem trabalho. A morte é certa.

Tenho pensado nisto muitas vezes…. (
Álvaro de Campos, OPIÁRIO)
Também não necessita do estímulo do “Tudo vale a pena se a alma não é pequena do autor da “Mensagem”. Salles da Fonseca não precisa dele. O “A BEM DA NAÇÃO” tem de continuar, perdido, embora, o “Mar Português” das glórias passadas, o “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, o “Deus quis que a terra fosse uma, / que o mar unisse, já não separasse”. O certo é que a catástrofe que se vive hoje resultou também dessa junção.

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO,  03.02.19 
Porque recordar é viver, lembremo-nos de que este blog fez 15 anos no passado mês de Janeiro.
Nasceu porque eu estava farto de ver, ouvir e ler toda a gente a dizer mal do meu dogma, Portugal.
E, passados todos estes anos, pergunto: de que valeu?              Fevereiro de 2019

Nenhum comentário: