domingo, 3 de fevereiro de 2019

Tempos passados, lembranças presentes


Só o Dr. Salles da Fonseca para me pôr, em desafio de pura fruição, a copiar para o meu blog, que pode, ocasionalmente, interessar alunos, uma planificação dos idos de 1996/97, feito a pedido de uma ex-colega, pois na altura já eu estava reformada, planificação segundo preceitos que utilizara como orientadora de estágio, possibilitador de uma destreza controladora do tempo, que bem útil me fora, tempos antes.
Salles da Fonseca utiliza um excerto, tantas vezes lido, da carta de Pessoa a Casais Monteiro, de um auto-retrato ensaístico da sua heteronímia, ponto de partida para o despoletar de tantos estudos que, passados anos, e por iniciativa, sobretudo, de João Gaspar Simões, foram elevando Fernando Pessoa ao expoente de génio universal, na multiplicidade das suas transfigurações poéticas, de um pensamento múltiplo de configuração e riqueza sémicas, e que ainda se não extinguiu, no baú dessas suas maravilhas.
Lembrei-me de procurar, entre as planificações de aulas que guardei, esta sobre os heterónimos de Pessoa, e aqui a coloco, disseminados os parâmetros de análise, não em correlação ordenada, de tipo longitudinal, de correspondência pontual, no alinhamento e evolução programática, mas de forma truncada e isolada, por incapacidade de fazer conter a extensão planificada em espaço reduzido, com a respectiva esquadria.

Eis o texto enviado por Salles da Fonseca, suprimidas as expressivas caricaturas, também por inabilidade técnica, no transporte para o blog, com pena minha:

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 2.02..19
«Pus no Caeiro todo o meu poder de despersonalização dramática, pus em Ricardo Reis toda a minha disciplina mental, vestida da música que lhe é própria, pus em Álvaro de Campos toda a emoção que não dou nem a mim nem à vida.»
In «Carta a Adolfo Casais Monteiro» em 13 de Janeiro de 1935

O esquema da página da planificação: 

1996/1997  //1º Per.: Planificação a médio/curto prazo          "Aula Viva", Port. 12ºA
__________________________________________
Objectivos Operatórios   //  Conteúdos Programáticos //     Estratégias/Actividades    //       Tempo       //     Avaliação

1 -Nos Objectivos Operatórios está anotado o seguinte (segundo o eixo vertical):

Os alunos
Descodificam as mensagens dos vários textos aos níveis semântico, morfossintáctico e formal

2   -   Parâmetro dos Conteúdos Programáticos:
A - O TEXTO LÍRICO
     II – OS POETAS DOS SÉCULOS XIX E XX
3- A POESIA MODERNISTA  (Cont.)
            3.3 – Fernando Pessoa, poeta do “ORPHEU” (1º Modernismo):

a) Perfil biográfico                           (Estratégia: Apoio no texto do Manual)

b) Perfil poético: Uma personalidade literária complexa: o problema da heteronímia. 
(Texto teórico do Manual)

c) – Textos de Fernando Pessoa ortónimo:
            c.1 – Sobre a estética paúlica: Decadentismo/ Saudosismo): IMPRESSÕES DO CREPÚSCULO”.
            c.2- Sobre o interseccionismo: “CHUVA OBLÍQUA” A intersecção de planos (Cf. CUBISMO): Realidade/sonho; interioridade/exterioridade; luz/sombra.
            c.3- Sobre a temática da angústia existencial: o jogo dos paradoxos (Vários textos).

d) Textos dos heterónimos:
            d.1- De Alberto Caeiro:
Poeta sensacionista, anti-metafísico, naturalista, positivista. O verso livre, a linguagem familiar.
(“Pus no Caeiro todo o meu poder de despersonalização dramática”)

            d. 2- De Ricardo Reis:
- A temática clássica: Fatum, Mudança, Efémero da Vida, Morte.
- O gozo epicurista da vida, consequência do pessimismo.
- O paganismo, o convencionalismo dos nomes próprios.
- O verso livre, a construção alatinada. O hipérbato.
(“Pus em Ricardo Reis toda a minha disciplina mental, vestida da música que lhe é própria”)

                d.3 – De Álvaro de Campos:
- A poesia de vanguarda: FUTURISMO (2ª Fase) – O anti-esteticismo na Arte.
- As inovações ao nível da escrita.              - "ODE TRIUNFAL
- A Poesia do abatimento interior (3ª Fase) : "TABACARIA"; "ANIVERSÁRIO"
(Sem textos para a 1ª fase, do decadentismo/ simbolismo, a que pertence o poema “OPIÁRIO”)
(«pus em Álvaro de Campos toda a emoção que não dou nem a mim nem à vida»)

- Entre as estratégias propostas centradas nos textos do Manual, e Fichas de Apoio, contam-se a audição da “Ode Triunfal” pelos Jograis de S. Paulo e o Poema “Tabacaria” por João Villaret.

- O Tempo destinado a este Poeta foi de 12 aulas, de uma avaliação formativa e no seu final, sumativa.

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