Só o Dr. Salles da Fonseca
para me pôr, em desafio de pura fruição, a copiar para o meu blog, que pode,
ocasionalmente, interessar alunos, uma planificação dos idos de 1996/97, feito a
pedido de uma ex-colega, pois na altura já eu estava reformada, planificação
segundo preceitos que utilizara como orientadora de estágio, possibilitador de uma
destreza controladora do tempo, que bem útil me fora, tempos antes.
Salles da Fonseca utiliza
um excerto, tantas vezes lido, da carta de Pessoa a Casais Monteiro, de um
auto-retrato ensaístico da sua heteronímia, ponto de partida para o despoletar
de tantos estudos que, passados anos, e por iniciativa, sobretudo, de João
Gaspar Simões, foram elevando Fernando
Pessoa ao expoente de génio universal, na multiplicidade das suas
transfigurações poéticas, de um pensamento múltiplo de configuração e riqueza
sémicas, e que ainda se não extinguiu, no baú dessas suas maravilhas.
Lembrei-me de procurar, entre
as planificações de aulas que guardei, esta sobre os heterónimos de Pessoa, e
aqui a coloco, disseminados os parâmetros de análise, não em correlação
ordenada, de tipo longitudinal, de correspondência pontual, no alinhamento e
evolução programática, mas de forma truncada e isolada, por incapacidade de
fazer conter a extensão planificada em espaço reduzido, com a respectiva
esquadria.
Eis o texto enviado por Salles da Fonseca, suprimidas as
expressivas caricaturas, também por inabilidade técnica, no transporte para o
blog, com pena minha:
HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 2.02..19
«Pus no Caeiro todo o meu poder
de despersonalização dramática, pus em Ricardo Reis toda a minha disciplina
mental, vestida da música que lhe é própria, pus em Álvaro de Campos toda a
emoção que não dou nem a mim nem à vida.»
In «Carta a Adolfo
Casais Monteiro» em 13 de Janeiro de 1935
Henrique Salles da Fonseca 02.02.2019
1996/1997 //1º
Per.: Planificação a médio/curto prazo "Aula
Viva", Port. 12ºA
__________________________________________
Objectivos Operatórios // Conteúdos Programáticos
// Estratégias/Actividades // Tempo // Avaliação
1 -Nos Objectivos Operatórios está anotado o
seguinte (segundo
o eixo vertical):
Os alunos
Descodificam as mensagens dos vários
textos aos níveis semântico, morfossintáctico e formal
2 - Parâmetro
dos – Conteúdos Programáticos:
A - O TEXTO LÍRICO
II – OS POETAS DOS SÉCULOS XIX E XX
3- A POESIA
MODERNISTA (Cont.)
3.3 – Fernando
Pessoa, poeta do “ORPHEU” (1º Modernismo):
a) Perfil
biográfico (Estratégia: Apoio no texto do Manual)
b) Perfil
poético: Uma personalidade literária complexa: o problema da heteronímia.
(Texto teórico do Manual)
c) – Textos
de Fernando Pessoa ortónimo:
c.1
– Sobre a estética paúlica: Decadentismo/ Saudosismo): “IMPRESSÕES DO
CREPÚSCULO”.
c.2-
Sobre o interseccionismo: “CHUVA OBLÍQUA” – A
intersecção de planos (Cf. CUBISMO):
Realidade/sonho;
interioridade/exterioridade; luz/sombra.
c.3- Sobre a
temática da angústia existencial: o jogo dos paradoxos (Vários textos).
d)
Textos dos heterónimos:
d.1- De Alberto Caeiro:
Poeta sensacionista, anti-metafísico,
naturalista, positivista. O verso livre, a linguagem familiar.
(“Pus no Caeiro todo o meu
poder de despersonalização dramática”)
d. 2- De Ricardo Reis:
-
A temática clássica: Fatum, Mudança, Efémero da Vida, Morte.
- O gozo epicurista da vida, consequência do
pessimismo.
- O paganismo, o convencionalismo dos nomes
próprios.
- O verso livre, a construção alatinada. O
hipérbato.
(“Pus em Ricardo Reis toda a
minha disciplina mental, vestida da música que lhe é própria”)
d.3 – De Álvaro de Campos:
- A poesia de vanguarda: FUTURISMO (2ª Fase) – O anti-esteticismo
na Arte.
- As inovações ao nível da escrita. - "ODE
TRIUNFAL”
- A Poesia do abatimento interior (3ª
Fase) : "TABACARIA"; "ANIVERSÁRIO"
(Sem
textos para a 1ª fase, do decadentismo/ simbolismo, a
que pertence o poema “OPIÁRIO”)
(«pus
em Álvaro de Campos toda a emoção que não dou nem a mim nem à vida»)
-
Entre as estratégias propostas – centradas nos textos do Manual, e Fichas de Apoio, contam-se a audição da “Ode Triunfal” pelos Jograis
de S. Paulo e o Poema “Tabacaria”
por João Villaret.
- O Tempo destinado a este Poeta
foi de 12 aulas, de uma avaliação formativa
e no seu final, sumativa.
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