domingo, 5 de setembro de 2021

Há sempre os cépticos


Muito pirrónicos a respeito das teorias, as tais verdades, que vão rodando, sem certeza alguma, em questionação permanente, apesar dos dogmáticos. E o sol e o mar e toda a natureza, afinal, nos mostram realidades onde estamos inseridos, em que nos convém acreditar e nos convém respeitar. E sejamos gratos aos filósofos e aos cientistas como os tais médicos que, recentemente fizeram uma prótese “em 3D para a traqueia com malformação de um bebé”. De resto, os milagres das descobertas são constantes, mau grado o fatalismo da existência… Por isso nos seduz a frase de Edmund Burke, que motivou hoje o Dr. Salles da Fonseca, pese embora a nossa precariedade cultural, para bem o entender.

 EM BUSCA DA VERDADE

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 04.09.21

«Quem trabalha para além da superfície das coisas, embora possa enganar-se, limpa o caminho para os outros e pode até fazer com que os seus erros sirvam a causa da verdade

Edmund Burke

In «Uma Investigação Filosófica Acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo», ed. EDIÇÕES 70, Setembro de 2013

Tags:

filosofia

 

NOTAS Biográficas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edmund Burke (Dublin, 12 de janeiro de 1729 – Beaconsfield, 9 de julho de 1797) foi um filósofo, teórico político e orador irlandês, membro do parlamento londrino pelo Partido Whig.

Sua principal expressão como teórico político foi a crítica que formulou à ideologia da Revolução Francesa, manifesta em Reflexões sobre a Revolução na França e sobre o comportamento de certas comunidades em Londres relativo a esse acontecimento, de 1790. Sendo advogado, dedicou-se primeiramente a escritos filosóficos, entre os quais se destaca o tratado de estética A Philosophical Inquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful ("Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do Sublime e do Belo") (1757). O livro atraiu a atenção de proeminentes pensadores continentais, como Denis Diderot e Immanuel Kant.

Sua participação na política interna inglesa foi igualmente relevante. Defendeu a restrição dos poderes reais e introduziu novos conceitos constitucionais referentes aos partidos e seus respectivos membros. Burke é ainda lembrado por apoiar causas como a Revolução Americana, a Emancipação Católica e o impeachment do general Warren Hastings da Companhia Britânica das Índias Orientais.

No século XIX Burke inspirou tanto conservadores quanto liberais. Subsequentemente, no Século XX, Burke foi amplamente reconhecido como o fundador do conservadorismo moderno.

 

Nenhum comentário: