terça-feira, 7 de setembro de 2021

Não é a neve que cai


Vamos sabendo e assim vibrando. Será assim? Será assado? Tribalismo, fanatismo, corrupção… E muita droga para o mundo… Talvez tudo isso seja preciso, num mundo sobrelotado… "Mas as crianças, Senhor? Porque lhes dais tanta dor?"

Talibãs dizem ter conquistado o controlo do vale de Panshir, último bastião da resistência. Oponentes contestam

Os talibãs declararam ter conseguido o controlo do vale de Panshir, o último bastião da resistência. Confirmando-se, controlam todo o país. Grupo oponente contesta: "É falso".

GONÇALO CORREIA: Texto

Bernard Bisson/Sygma via Getty Images

Os talibãs afiançaram esta segunda-feira ter conseguido o controlo do vale de Panshir, a única região do Afeganistão onde ainda não tinham chegado ao poder depois de duas semanas de confrontos com oponentes. O grupo que tem vindo a combater os talibãs na região já contestou a declaração, considerando-a “falsa”.

Se a declaração se vier a confirmar, significa que o movimento controlará a totalidade do território afegão — no qual já não estão quaisquer tropas norte-americanas.

Um porta-voz do movimento talibã começou por garantir, citado pela estação norte-americana CNN, que o grupo conseguiu “conquistar completamente” a região, último bastião de resistência aos talibãs no país.

O último ninho do inimigo, a província de Panshir, foi completamente conquistado. Asseguramos às pessoas honradas de Panshir que não irão enfrentar nenhum tratamento discriminatório. Todos são nossos irmãos e iremos trabalhar para servir um país e um objectivo comum. Com os esforços recentes e com esta vitória, o nosso país está completamente fora do vórtice da guerra”, declarou o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mijahid.

Em conferência de imprensa posterior, o porta-voz dos talibãs indicou que a resistência presente no vale de Panshir deu “respostas negativas” às tentativas de negociar o controlo da região. Zabihullah Mijahid garantiu ainda que não existiram “vítimas civis” a resultar desta tomada de controlo do vale de Panshir esta segunda-feira e prometeu que a electricidade e a internet voltarão a estar disponíveis na região, depois do grupo islâmico ter interrompido os serviços.

A garantia dos talibãs foi contestada por um grupo que tem estado a combater o movimento no vale de Panshir, a Frente de Resistência Nacional no Afeganistão (NRF), que garantiu à CNN que a “resistência” aos talibãs “ainda está por todo o vale”.

“A declaração dos Talibãs de ocupação de Panshir é falsa. As forças da NRF estão presentes em todas as posições estratégicas ao longo do vale para continuar a luta. Asseguramos aos afegãos que o combate contra os talibãs e os seus parceiros vai continuar até que a justiça e a liberdade prevaleçam”, defende o comunicado da resistência aos talibãs.

AFEGANISTÃO   MUNDO

 

Nenhum comentário: