Tocar rabecão?
Conversas de facebook, que me
chegam incompletas, por defeito do computador ou das minhas manobras “fúnebres”
em torno dele – que me não deixou captar completamente o discurso das mensagens,
nem a totalidade destas, com os comentários dos seus amigos - dando para apreciar,
todavia, a subtileza da ironia do Embaixador Luís Soares de Oliveira. Valeu,
pois, a pena o dislate na transcrição…
18 h ·
E ESTA, HEIN?
Os franceses têm avançado muito em matéria de acústica. Agora inventaram
salas com balcões flutuantes, buracos no tecto e altura deste variável em
função do volume do som produzido na sala. O facto é que o som chega aqui a
casa tão autêntico que até custa a acreditar...
Tocaram hoje a 5ª Sinfonia de Shostakovitch, a sinfonia que o Stalin
esperava que expressasse a glória do exército soviético vencedor do alemão de
Hitler e afinal contou o sofrimento imposto pela guerra ao povo russo. Música
triste, muito triste. Como castigo, Stalin mandou Shostakovitch para um goulag
na Sibéria onde passou largos anos. Aqui para nós, a música em causa é mesmo
chata. Isto não quer dizer que Stalin tivesse razão.
Caro Zé
Vejo que lemos biógrafos diferentes com versões díspares sobre o nosso
herói Shostakovitch. A coisa não surpreende uma vez que se trata também de
Stalin, o grande mestre do silêncio e do disfarce. A ópera Lady Macbeth (depois
Catarina) definitivamente não me parece ter sido a causa do castigo uma vez que
data de 1931 e o castigo foi aplicado já depois da II guerra mundial, na
segunda metade da d………..
Segundo
a Britanica (volume X pagina 763), o grande ponto de contenção foi a 5ª
sinfonia (acusada de germanismo) e a data foi 1948.
Dimitri foi castigado sim: Destituído da condição de professor do Conservatório
de Moscovo e de Leninegrado. Talvez o gulag seja exagero, mas o castigo parece
confirmado. O próprio Dimitri reconhece que compôs a 5º e mais algumas sob a
influência de Mahler. Mahler é sofrimento e não alegria. Gostaria imenso de ler
o livro da Lena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário