sexta-feira, 7 de julho de 2023

As sínteses

 

Do horror distante. 501º DIA.

MUNDO/ GUERRA NA UCRÂNIA

Alertas activos

Em directo/ União Europeia aprova acordo para produzir mais munições e mísseis. Número de mortos em ataque a Lviv sobe para 10

Acordo entre o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu foi aprovado esta sexta-feira. Buscas por mais vítimas em Lviv continuam, depois de ataque com mísseis esta quinta-feira.

RITA PEREIRA CARVALHO: Texto

Actualizado há 43m

NurPhoto via Getty Images

OBSERVADOR, 7/7/23

Momentos-chave

Há 2h: Força Aérea da Ucrânia destruiu 12 drones durante a noite

Há 2h: União Europeia aprova acordo para aumentar a produção de munições e de mísseis

Há 2h: Número de mortos em ataque a Lviv sobe para 10

Actualizações em directo

Há 43m08:10

Há progressos no acesso da agência de energia atómica à central de Zaporijia

A Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) está a “fazer progressos” para garantir acesso à central nuclear de Zaporijia, no sul da Ucrânia, afirmou hoje o director da organização.

“Penso que estamos a fazer progressos”, afirmou Rafael Grossi durante uma visita a Tóquio.

O chefe da AIEA disse que os inspectores visitaram vários locais, incluindo as piscinas de arrefecimento.

Ainda assim, Grossi admitiu que não tiveram acesso ao telhado onde a Ucrânia suspeita que as forças russas, que ocupam a central, tenham colocado minas ou explosivos.

Há 2h07:21: RITA PEREIRA CARVALHO 

Força Aérea da Ucrânia destruiu 12 drones durante a noite

A Ucrânia conseguiu identificar esta noite 18 drones que sobrevoavam território ucraniano, tendo sido possível destruir 12 desses drones. A informação é avançada pela CNN, que cita a Força Aérea ucraniana.

Estes drones são de fabrico iraniano e terão sido lançados pela Rússia.

Há 2h07:14 RITA PEREIRA CARVALHO

União Europeia aprova acordo para aumentar a produção de munições e de mísseis

O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu aprovaram hoje um acordo para aumentar a produção de munições e de mísseis. O investimento será de 500 milhões de euros e, segundo o comunicado do Conselho Europeu, este acordo vai “garantir o aumento, a longo prazo, da produção de munições europeias para benefício da Ucrânia e dos estados membros da União Europeia”.

O apoio financeiro será dado na forma de subsídios se o objectivo for reforçar a indústria de defesa da Europa. Além de garantir a entrega de munições aos países que fazem parte do Conselho da Europa, o objectivo é também garantir que a Ucrânia consiga aumentar o seu efectivo de defesa, sobretudo numa altura em que já deu início a uma contraofensiva.

Há 2h07:08: RITA PEREIRA CARVALHO

Número de mortos em ataque a Lviv sobe para 10

Ontem, Lviv foi alvo de um ataque com mísseis e o número de mortos tem aumentado nas últimas horas, à medida que são feitas as buscas. De acordo com a informação de Maksym Kozytskyi, responsável pela administração regional de Lviv, foram encontrados 10 mortos.

O ataque provocou ainda 42 feridos. Para o hospital foram encaminhadas 16 pessoas e as buscas por mais vítimas continuam.

Há 2h07:07: Rita Pereira Carvalho: Bom dia, Continuamos a acompanhar todas as notícias sobre a guerra na Ucrânia neste novo liveblog. Pode recordar as últimas actualizações no liveblog que agora fechamos:

Nenhum comentário: