domingo, 21 de fevereiro de 2021

Livros não são só papéis pintados com tinta


Enviou-me o dr Salles, em 20/2/21, um email com o site seguinte, sob o título

 

«BIBLIOTECA DE MOÇAMBIQUE - UM EXEMPLO NOTÁVEL:

Livros no formato original da antiga colónia»


Livros ocupando estantes, num projecto de muito interesse histórico e etnográfico.

Li títulos significativos, que interessarão a estudiosos do passado histórico da antiga colónia portuguesa. Cito alguns:

Mac-Mahon, Colonização senhorial da Zambézia, Propaganda de Moçambique no século XVIII. O combate de Macequece, livros sobre Quelimane, Lourenço Marques, sobre Gaza e Inhambane, Manica e Sofala. História da fundação de Lourenço Marques. Sobre cultura moçambicana. Sobre cozinha e doçaria do Ultramar. Algumas canções chope. Massano de Amorim. O Livro de Poemas de Reinaldo Ferreira… E dicionários, quer de português, quer um dicionário de nomes geográficos de Moçambique e sua origem…

Estantes onde encaixam esses livros preciosos, que abrangem assuntos variados, num projecto que devia merecer o apoio do governo português. «Um exemplo notável», escreveu Salles da Fonseca. Mas talvez fique por aí. A menos que outros povos mais atentos o façam, daqueles que desbravam a fauna e a flora do mundo e até a história dos povos, que mostram, nos canais próprios televisivos…

Um exemplo notável, de facto. A pedir atenção. Um aplauso, igualmente, ao empenhamento do Dr. Salles, que bem demonstra a pessoa dinâmica e atenta de sempre.

 

Nenhum comentário: