quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Pétalas para nós


Que, tal como o Dr. Salles, também entramos nessa da relativização do saber, e ficamos felizes por nos despertarem da modorra. E aí, consultámos a Wikipédia, depósito de esclarecimento, em português do Brasil, cuja ortografia adaptámos ao português de antes do AO90, mas reconhecidos pelo prato servido aparentemente em tom de brincadeira por SF e mais seriamente pela W. Nunca pensara eu que a palavra hermetismo era de formação onomástica…

IGNORÂNCIA HERMÉTICA

HENRIQUE SALLES DA FONSECA        A BEM DA NAÇÃO, 21.2.21

Assim como que à laia de convite, fui há dias avisado da realização de um colóquio sobre «Filosofia Hermética».

Filosofia quê?

Vai daí, desperta a curiosidade, lembrei-me de que «plutocracia»[i] nada tem a ver com o cão “Pluto” da Disney e de imediato concluí que esta filosofia hermética também nada teria a ver com escafandrismo nem com outras actividades em que os equipamentos devem ser herméticos sob pena de fatalidade dos respectivos utilizadores. Então, como diz Augusto Gil na famosa «Balada da neve», fui ver…

E aí estou eu a caminho do meu amigo que sabe tudo, o Google, que dá guarida a uma grande amiga minha, a Wikipédia. E fiquei a saber que…

Hermes Trismegisto ("Hermes, o três vezes grande") era um legislador egípcio e filósofo, que viveu na região de Ninus por volta de 1.330 a.C. Teve a sua contribuição registada através de trinta e seis livros sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina. O estudo sobre a sua filosofia é denominado hermetismo.

Pela diversidade de temas, é pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo.

A literatura Hermética hoje em dia foi quase perdida. Estima-se que Hermes Trismegisto fora a inspiração para diversos pensadores da Antiguidade que o sucederam, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Hermetismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth.

Os escritos mais importantes atribuídos a Hermes são a Tábua de Esmeralda e os textos do Corpus Hermeticum. Estas crenças tiveram influência na sabedoria oculta europeia, desde a Renascença, quando foram reavivadas por figuras como Giordano Bruno e Marsilio Ficino. A magia hermética passou por um renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde foi praticada por nomes como os envolvidos na Ordem Hermética do Amanhecer Dourado e Eliphas Levi. No século XX foi estudada por Aleister Crowley, entre outros.

Recentes estudos associam a filosofia de Hegel com o hermetismo.

* * *

Agora, sim, começo a perceber por que tipo de razões a Igreja levou Giordano Bruno a «passar pelas brasas». Mas esse é estudo que vai mais lá para a frente…

A ver se reduzo a minha ignorância, nomeadamente a hermética.

Fevereiro de 2021

Henrique Salles da Fonseca

BIBLIOGRAFIA:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermetismo#Hermes_Trismegisto

[i]- Governo dos ricos, pelos ricos e para os ricos

COMENTÁRIOS

Anónimo 23.02.2021: M/ Caro Dr. Salles da Fonseca, Anda a assistir aos webinars dos Profs Mendes Pinto e Lomelino de Freitas. Faz bem.

 

NOTAS DA INTERNET:

Hermes Trismegisto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hermes Trismegistus, atribuído a Stefano di Giovanni. Duomo de Siena, 1488. Na legenda sob a figura central lê-se "Hermes Mercurius Trismegistus, contemporâneo de Moisés".

Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego Ἑρμῆς ὁ Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande") era um legislador egípcio e filósofo, que viveu na região de Ninus por volta de 1.330 a.C. ou antes desse período; a estimativa é de 1.500 a.C a 2.500 a.C. Teve sua contribuição registrada através de trinta e seis livros sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina, todos perdidos ou destruídos após invasões ao Egito. O estudo sobre sua filosofia é denominado hermetismo.[1] Pela diversidade de temas, é pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo. A literatura Hermética hoje em dia foi quase perdida. Estima-se que Hermes Trismegisto fora a inspiração para diversos pensadores da Antiguidade que o sucederam, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Índice: 1Principais obras relacionadas: 1.1Corpus Hermeticum; 1.2Caibalion

Principais obras relacionadas

Corpus Hermeticum

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Corpus Hermeticum

É um conjunto de textos iniciáticos, datados provavelmente do século I ao século III, que representaram a fonte de inspiração do pensamento hermético e neoplatónico renascentista. Na época, acreditava-se que a obra remontasse à antiguidade egípcia, anterior a Moisés, e que nela estivesse contido também o prenúncio do cristianismo.

Caibalion

Os lábios da sabedoria estão fechados, excepto aos ouvidos do entendimento.”O Caibalion

Escrito por três iniciados do hermetismo, mas, sem autoria oficialmente reconhecida, a obra, de 1908, reúne trechos dos escritos herméticos, como a Tábua de Esmeralda, entre outros. O livro aborda as sete principais leis herméticas, estas que se baseiam nos princípios que regem todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion seria um derivado grego da mesma raiz da palavra Cabala, que em hebraico significa "recepção", mas essa origem do nome não é oficialmente reconhecida. Para os estudiosos, tanto a autoria, como a origem do nome do livro permanecem desconhecidos. O livro descreve as seguintes leis herméticas:

Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental".

Lei da Correspondência: "O que está em cima é como o que está em baixo. O que está dentro é como o que está fora".

Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis".

Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

Lei do Género: "O Género está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o género manifesta-se em todos os planos da criação".

Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei".

Segundo Clemente de Alexandria, eram 42 livros subdivididos em seis conjuntos. O primeiro tratava da educação dos sacerdotes; o segundo, dos rituais do templo; o terceiro, de geologia, geografia, botânica e agricultura; o quarto, de astronomia e astrologia, matemática e arquitectura; o quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de acção política para os reis; o sexto era um texto médico.

Costuma-se creditar também a Hermes Trismegisto o Livro dos Mortos ou o Livro da Saída da Luz, além do mais famoso texto alquímico, a "Tábua de Esmeralda".

 

Nenhum comentário: