segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Provérbio antigo


“Quem dá o pão, dá a educação”. Governo apenas cumpre, dando.

Precisa-se manual de boas maneiras para criticar o PS de forma correcta

Rui Mateus passou a traidor. Denunciar a pedofilia na Casa Pia e os desmandos de Sócrates foi sinónimo de conspiração. Agora calhou a Carlos Costa provar que não existe forma certa de criticar o PS

HELENA MATOS, Colunista do Observador

OBSERVADOR, 20 nov 2022, 02:0090

Ou tinha falado mais cedo ou então falava daqui a muito tempo. Agora é que não.

Devia ter-se demitido quando se sentiu pressionado. Denunciar agora essas pressões é fazer agitação política.

Está isolado e a ser instrumentalizado.

Estes são alguns dos argumentos usados para condenar as declarações do antigo governador do Banco de Portugal ao jornalista Luís Rosa. Não interessa que os factos relatados sejam verdadeiros ou falsos, graves ou irrelevantes. O que conta é que revelá-los pode prejudicar os autores desses factos. Sim, não interessa que o país possa ter sido prejudicado, interessa em que medida revelar esses factos prejudicam  António Costa.

Assim, e pegando num dos casos relatados por Carlos Costa, o do processo de “venda/anúncio de resolução/venda” do BANIF (caso não tão mediatizado quanto o de Isabel dos Santos mas na minha opinião o mais revelador sobre a forma como António Costa exerce e entende o poder) não interessa o que o ex-Governador conta sobre termos tido o Banco de Portugal a trabalhar num plano para o BANIF e o Governo noutro, mas sim que revelar isso prejudica António Costa e desse modo o PS e portanto favorece a direita.

Tudo isto já vimos e tudo isto nos conduz a um problema estrutural do regime: a impunidade do PS. Nenhum outro partido protagonizou em Portugal uma tal sucessão de casos excepcionais na sua gravidade. Tenho aliás a convicção de que nenhum outro partido teria resistido. Mas o PS não só sobrevive como, passado o susto inicial, imediatamente recupera e passa ao ataque: as denúncias são rotuladas como cabalas e as vítimas transformam-se em títeres manipulados por forças obscuras – de direita, obviamente – ou por desejos mesquinhos. Os factos, esses, passam para segundo plano.

Foi assim em 1996, quando o dirigente socialista Rui Mateus expôs como o PS, as campanhas presidenciais de Mário Soares e um grupo de comunicação afecto aos socialistas se tinham financiado ilegalmente com dinheiro proveniente de Macau e não só. O livro de Rui Mateus Contos ProibidosMemórias de um PS desconhecido desapareceu das livrarias e nunca mais foi reeditado e o próprio Rui Mateus, logo rotulado como traidor, desapareceu.

Foi também assim quando em 2003 o então Procurador-geral da República, José Souto Moura, acusou o deputado do Partido Socialista, Paulo Pedroso, no âmbito do processo Casa Pia. De imediato o PS passou a apresentar-se como vítima de uma cabala. Os mais de 100 rapazes e raparigas que se estima terem sido vítimas de abusos passaram rapidamente para segundo plano, com os incidentes processuais a dominarem as discussões. (Entre os vários incidentes processuais houve um que teve por base a inclusão pelo Ministério Público de cartas anónimas no processo. Era então tese dominante em Portugal que tal inclusão violava o Código do Processo Penal e que estas cartas deviam ter o caixote do lixo como destino. Face ao entusiasmo presente com as denúncias anónimas no caso dos abusos praticados por sacerdotes católicos presumo que a jurisprudência do caixote do lixo passou à História.)

Catalina Pestana, que fora nomeada provedora para recuperar a Casa Pia no meio de tal tormenta, passou de personalidade admirada e respeitada a pouco menos que odiosa porque nunca deixou de denunciar o papel desempenhado nesses abusos ou no seu encobrimento por personalidades com poder político nomeadamente da área socialista. E o Procurador-geral da República que chegou a ser ameaçado de demissão (por causa das declarações de uma sua assessora de imprensa!) acabou isolado e denegrido.

Foi assim quando em 2005 o nome de José Sócrates surge no que havia de ser o caso Freeport: era uma cabala. Foi assim em 2007 quando se percebem os contornos rocambolescos da licenciatura de José Sócrates: foi uma urdidura. Foi assim em 2010 quando a Operação Face Oculta expôs um esquema de favorecimentos em concursos a troco de contrapartidas: uma aleivosia. Foi assim em 2012 quando Sócrates aparece no meio de uma investigação a esquemas de lavagem de dinheiro, a chamada: era Operação Monte Branco uma canalhice. Foi assim em 2014 quando a Operação Marquês revela que José Sócrates enquanto primeiro-ministro teria recebido mais de 30 milhões de euros por favorecimento: era uma conspiração.

Dir-se-á que os factos revelados por Carlos Costa são doutra natureza. Obviamente que sim. Mas há algo que se mantém invariável: a reacção dos socialistas perante os factos que dão conta da impunidade com que o PS governa. Reagir atacando, nunca reflectir, controlar danos e agir como se nada tivesse acontecido: eis o manual de sobrevivência do PS.

O PS tem um controlo crescente numa sociedade em que todos são cada vez mais dependentes do Estado e em que para evitar causar agitação política ou ser acusado de não falar no momento certo, muitos optam ou são convidados a optar pelo silêncio. Por exemplo, porque vai Andy Brown sair da administração da GALP? Será que a sua posição crítica perante a opção do Governo de permitir o regresso ao mercado regulado como forma de iludir o aumento dos preços do gás teve algo a ver com essa decisão? Porque se calou ou mandaram calar Nuno Ribeiro da Silva? Provavelmente por ter explicado que não há forma de contornar os aumentos da energia. Porque não foi Francisco Assis apresentar o livro de Luís Rosa como estava anunciado? E porque dizem os banqueiros que não vão lê-lo? Entre outras razões porque não existe um manual para criticar o PS de forma correcta. Logo o silêncio tornou-se dominante.

Ps. A viagem de Lula da Silva a Portugal reforçou a partidarização das relações Portugal-Brasil. O primeiro-ministro recebeu Lula em São Bento mas comportou-se como se estivesse na sede do PS. Pelo passado de Lula e pelas ligações de José Sócrates a alguns dos protagonistas do lulismo esperava-se uma maior contenção do PS perante o recém-eleito presidente do Brasil. Mas não só não foi isso que aconteceu como António Costa transformou São Bento no Largo do Rato e deu as boas vindas a Lula em tom de comício: “o mundo tinha muitas saudades do Brasil, precisava que o Brasil regressasse à defesa dos valores da democracia, ao combate às alterações climáticas, à defesa do ambiente, à proteção e defesa da cultura. Portugal tinha muitas saudades do Brasil e eu tinha muitas saudades do Presidente Lula. Há que recuperar o tempo que perdemos, e temos muito a fazer em conjunto”. Em resumo, para António Costa Portugal tem relações não com o Brasil mas sim com o PT. Um dia alguém nos vai lembrar isto.

PS  POLÍTICA   CARLOS COSTA  BANCO DE PORTUGAL  BANCA  ECONOMIA  LULA DA SILVA  BRASIL  MUNDO

COMENTÁRIOS:

Nem 4 anos depois ....: Pena é que continuemos sem oposição.            Felisberto Ramos: Excelente. Inacreditável. Como é que uma Mulher tem coragem de pôr preto no branco todas estas verdades ??? Estamos numa ditadura. Cuide-se. É com muito medo que vou publicar este comentário, mas tenho que me solidarizar. Abraço                       Carlos Almeida:  “…sociedade em que todos são cada vez mais dependentes do Estado…” - calma. Pessoalmente, só para pagar impostos. Absolutamente mais nada. Para sustentar estes parasitas todos. E parasitas miseráveis, nem qualidade nisso têm. E até um dia me chatear desta feira enlameada e ir gastar a minha reforma para outro país. Aliás, ganhei-a fora do país, porque não gastá-la fora? Farto desta escumalha toda. Um desespero. Por isso, é deixar este lamaçal ir ao fundo. E quando a lama, chegar ao nariz, talvez algo se recupere. Tenho dito feira. Não fossa! Agora vem a bola, o Natal e Ano Novo e a coisa atenua…pão (não há) circo sim.               Cipião Numantino: 1- A nossa estimada Leninha (peço perdão pelo tratamento familiar) a colocar o dedo na ferida de uma organização que tem grandes possibilidades de se vir a tornar, a médio prazo e tal como o seu irmão PASOK grego, uma autêntica excrescência do regime. Não obstante, gostaria de deixar por aqui um desafio que sei ser de muito difícil articulação e que consiste, nem mais nem menos, no poço de petróleo em plena laboração ali para os lados do Rato. É que, desculpem lá qualquer coisinha, não consigo entender como aqui há uns escassos anitos se falava e badalava sobre a dívida colossal de muitos milhões que estava a estrangular a citada agremiação política. Donde, não sendo conhecido que lhes tivesse saído o euromilhões, só pode mesmo existir por aquelas bandas um poço de "pitrol". Dir-me-ão, ora, ora, essa prática é transversal a todas as organizações congéneres e, talvez por isso mesmo, ninguém bota faladura sobre o tema! Certo, concedo que assim será, mas nem por isso deixaria de gostar de ver em letra de forma aquilo que todos estamos carecas de saber! 2- O trio da vida airada Costa, Lula e Marcelo. Todos contentinhos da silva por espatifarem de uma só penada o respeito que cerca de metade dos brasileiros terão por Portugal. Maior inépcia seria improvável. "Tirem-mos da frente"!...                      João Floriano: O manual de sobrevivência do PS (também se devia falar no manual de sobrevivência para o país porque não sei como nos poderemos livrar de tanta arrogância, desprezo e incompetência), tem um capítulo fundamental, um dos mais importantes sobre o controle da CS para «entrega» da narrativa certa. Como Helena Matos muito bem enumera são muitos e significativos os casos em que o PS se envolve. Uns mais mediáticos como foi o Casa Pia, com as intervenções de António Costa e Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso a ser recebido em ombros no Parlamento como um herói, outros menos compreendidos pela opinião pública. Helena Matos deve reservar algum tempo do pouco que tem livre para passar uma vista de olhos pelas considerações dos seus colegas da CS e a simpatia que demonstram pelas dores de António Costa, beliscado na sua honra. Até Sérgio Sousa Pinto que costuma ser um socialista sensato manifesta indignação pelo comportamento de Carlos Costa. E mesmo Sebastião Bugalho escolhe criteriosamente os termos da sua intervenção não vá o diabo tecê-las. Entretanto as três principais figuras da hierarquia governativa já estão a separar as roupinhas que vão levar para o Qatar no âmbito do enorme sacrifício que vão fazer em nome do interesse nacional e a farra à custa dos dinheiros públicos já está garantida porque PSD já disse que votava a favor. É pena! Perde a oportunidade de se demarcar do PS. A excursão sénior ao Qatar não tem nada de interesse nacional mas de interesse pessoal e é vergonhosa. Foi também por estar a fazer as malas que António Costa não deu as caras na manifestação das forças da ordem e nem sequer mandou um dos seus assessores receber os manifestantes. Se fosse uma delegação de 20 brasileiros pró Lula com palavras de ordem anti Bolsonaro tinha aparecido com certeza. Helena Matos está certí……:… ssima quando diz que o governo português está mais ligado ao PT e a Lula do que ao Brasil. Lá diz o ditado popular: «Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.»                    Maria Tubucci: Sim HM, um manual de boas maneiras seria necessário se o PS soubesse o que são boas maneiras, o PS perdeu completamente a vergonha e o escrúpulo, os meios justificam os fins, logo vale tudo para manter o poder. O PS detém uma eficiente máquina de manipulação e intoxicação da opinião pública, paga por todos nós, logo é o dono da palavra e faz o que quer. Esta máquina trabalha continuamente: na limpeza imagem do dono, na diabolização dos adversários, na instrumentalização do poder, na destruição de todos os que pensam e actuam de modo diferente do PS, na construção de linhas vermelhas para ter a direitinha fofa na ordem e que, estupidamente, segue estas linhas. É esta máquina que precisa de ser sabotada e destruída, é esta máquina que faz maiorias absolutas ao PS, é esta máquina que faz com que os melhores portugueses imigrem, é esta máquina que está a empobrecer os portugueses, é esta máquina que faz a censura à liberdade de opinião, é esta máquina que está a destruir a democracia. Só não vê quem não quer, o povo diz que, o pior cego é o quer não quer ver.                  observador censurado: "Foi assim em 1996, quando o dirigente socialista Rui Mateus ... O livro de Rui Mateus Contos Proibidos – Memórias de um PS desconhecido desapareceu das livrarias e nunca mais foi reeditado e o próprio Rui Mateus, logo rotulado como traidor, desapareceu." O PS faz desaparecer pessoas e livros? O que é que a Polícia Judiciária tem a dizer? É por isso que Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) presidente da república desapareceu e apareceu MRS relações públicas do governo? É por isso que Francisco Assis desapareceu? Miguel Sanches: Em resumo: gente sem carácter! Mas são eleitos para governar. Como se explica isto? É fácil: são eles os administradores desta empresa ( a maior de todas) que se chama ESTADO, e de que todos somos accionistas. São eles que pagam salários, salários, subsídios, rendimentos mínimos, etc, etc. Entendido?                    Joaquim Almeida: PS-PTlula- o mesmo projecto criminoso de poder . Descaradamente. U                  Amigo do Camolas: O País está entregue aos bichos: O PS consegue ser vitima até do seu poder absoluto que tem sobre o País. E os bichos são tantos que por vezes até dá vontade de desistir, mas ler artigos como este da Helena Matos dá-nos sempre uma esperança de que nem tudo está entregue aos bichos. Bichos que transformam ex-condenados por roubar o seu próprio País em heróis aqui com "L" (ladrão), bichos que transformam corruptos e mafiosos em vitimas, bichos que aprovam qualquer aldrabice ou abuso de poder de Costa, da mesma forma que aprovariam se fosse um rato doente, o cadáver de Salazar, ou um pequeno pedaço de espaguete seco, desde que seja de esquerda.                     Mario Silva: Excelente crónica!.... Só com um jornalismo independente e com CORAGEM é que considuiremos desmascarar este "polvo" socialisma!... o problema é que com 20 anos de poder o PS criou esquemas clientelares e "sindicatos de votos" que vai ser muito dificil de contrariar...                     miguel santo: Este artigo é brilhante, mostra a verdade!                   João Ramos: Importante artigo onde se relembram algumas das inadmissíveis práticas do PS em assuntos e atitudes que nos deviam envergonhar a todos mas que com a cobertura da grande maioria da comunicação social, completamente vendida ao PS, e até actualmente pelo presidente da república , estes assuntos são mascarados por forma em inverterem a culpa é isto também com grande colaboração do ignorante povo português ,  em haja à autora por nos relembrar tudo isto…            Alberico Lopes: É por artigos como este que eu não deixo de ler tudo o que a Helena escreve e tudo o que comenta nas Tvs. Uma descrição exacta do l.odaçal em que este país se tornou com este sr. Costa, o nº. 2 (ou nº. 1) do sr. Sócrates? Para quando a ida até Évora, para a cela 45?                     Carlos Quartel: Como habitualmente HM descreve bem uma situação. Que se vem agravando, tendo o receio e a intimidação já chegado alto, mesmo dentro do PS. Vejamos a atitude de Francisco Assis, num ápice atirou borda fora uma imagem de coragem e determinação, conquista em Felgueiras, anos atrás. Mas não só Costa e o PS contribuem  para um clima de pobreza franciscana, quando até o General Eanes alinha na esperança de incomodar Costa com o livro do banqueiro. Não há iniciativa, não há  "nervo", não há denúncia permanente dos abusos destes aventureiros, não há alternativas concretas para cada asneira. nada. Deixam tudo para o Ventura, o que , diga-se, define bem um país e uma classe política............                José Garcia Correia: Toca nos sítios mais sensíveis desta corrupção do aparelho PS. Eu li o livro de Rui Mateus!! Desaparece ele e o livro!!! Como na Rússia ou no Irão! Desaparecem! O caso Casa Pia em que todos percebemos a pedofilia de membros destacados principalmente (mas não só) do PS, prescreveu, abortou, teve cartas de pressão dos mais altos dignatários para os Juizes!!! E depois tem a maioria absoluta! O crime compensa em Portugal Parabéns pelo seu artigo                        mjoao > pgomes: Cara Helena, o PS consegue sempre fazer valer as suas mensagens porque temos uma comunicação social que vai atrás. Veja-se o caso do Banif, citado por si, vs o de Isabel dos Santos. Só falam neste, quanto a mim induzidos pelo próprio António Costa cuja reacção, tribunal e SMS, visam precisamente desviar as atenções do que foi realmente grave. Porque custou milhares de milhões ao país, aos depositantes e fez o Santander encaixar 1 milhão de euros. Isto tudo com a coincidência duma notícia na TVI! Também os apelos veiculados pela comunicação a que o PS, com a maioria e livre da geringonça, iniciasse uma governação diferente, demonstram que ninguém percebeu até que ponto a geringonça deu jeito e foi utilizada pelo PS, cujo ímpeto estantizante lhe garante votos e benesses para distribuir. Já não há quase nenhum jornalista que não reconheça que o PS é o partido das contas certas!!! Olhando o país no seu todo, esta afirmação é de bradar aos céus! Por último temos uma comunicação muito conservadora. Quando vejo televisão ou ouço rádio, parece que não houve eleições. De um lado o PS é PSD do outro o BE e PCP. Bem, há o Chega que infelizmente com tanta mediatização e com a aparente falta de alternativas vai somando votos.                 klaus muller > João Floriano: Concordo consigo, João. Aliás, há um ditado que se aplica na perfeição ao Costa: "Honremos aquele que é honrado e ele será nosso; Honremos o infame e ele tornar-se-á insolente".          António Lamas: Todos os factos referidos por MHM tem um protagonista comum, António Costa, com a agravante que agora é PM e com maioria absoluta. Costa inventou um regime, o NEPO-ESTADO Inventou uma ideologia, o Estadodependentismo. Inventou o Amiguismo para incluir no Código Penal. Ver Pacheco Pereira e Lobo Xavier fazerem o papel que fazem na defesa de um caudilho de pacotilha, diz muito do controle que Costa tem (ainda) na sociedade portuguesa. Valha-nos o OBSERVADOR para nos dar a verdade a que temos direito. Obrigado a todos na pessoa de MHM                       Francisco Almeida: Excelente como é hábito. É corajoso e útil relembrar Paulo Pedroso e os telefonemas mas o que não consigo esquecer foi a ovação em pé com que foi recebido na Assembleia da República. Desde esse dia não creio que haja esperança.           Luís Marques: O PS é uma plataforma de corrupção e de tráfego de influência, é um cancro na sociedade portuguesa.                 Myname: Acautele-se HM, acautele-se, ainda vão acusá-la de discurso de ódio contra o gang...             João A: António Costa ficará na história como o coveiro da democracia portuguesa. Tem estado em todas.            joaquim zacarias: E se se provar que houve falcatrua nas eleições no Brasil? E se forem corridos os ditadores do STF, camaradas do lula que prendem bolsonaristas, incluindo deputados, que encerram jornais e fecham canais do youtube,que chamam de arruaceiros àqueles que se manifestam de forma ordenada .Sobre o resultado das eleições no Brasil,a procissão ainda vai no adro.                        Lidia Santos: Brilhante. Obrigada.                João Silva: Este artigo devia fazer parte do Plano Nacional de Leitura! Excelente! Pena os nossos jovens preocuparem-se mais com a quantidade de seguidores no Instagram.                         Vitor Batista: Cara Helena Matos, num futuro ainda algo longínquo a prisão de Évora ainda vai dar muito jeito, porque há uma geração que não irá perdoar.                  Censurado sem razão: Não é preciso manual nenhum. O que é preciso é dirigentes políticos, comentadeiros, comunicação social e um povo com eles no sítio. Gente com valores morais e éticos que permitam dizer sem rodeios que o rei vai nu. Em discussões com conhecidos, sobre às eleições no Brasil, preferem ter um criminoso no governo do Brasil porque o bolsonaro é um bruto. Vejam já isto! Aqui em Portugal é o mesmo. E não é preciso muito. Só mais dez euritos ao fim do mês. Conseguem imaginar a confusão que estaria neste país se estás vigarices fossem feitas por um governo de direita? Pois é. O povo está bem amestrado. Só arreganha os dentes quando a esquerda manda arreganhar. Fora isso até m comem e juram que é chocolate.                      Carlos Chaves: Caríssima Helena Matos, mais uma crónica certeira a mostrar-nos o estado a que o PS nos conduz invariavelmente quando está no poder. Julgo que a Helena essencialmente justifica a “passividade” com que a sociedade em geral admite, sem fazer grandes ondas, estes inaceitáveis comportamentos, com a dependência do Estado que os socialistas fomentam. Talvez tenha razão e com certeza que será um dos factores para esta invulgar tolerância, mas eu acho que existem outros factores entre os quais o envelhecimento e a baixíssima literacia funcional da nossa população que a maioria da comunicação social, vergonhosamente explora até ao limite. Será só impressão minha, ou a maioria da CS, esconde propositada e descaradamente os gravíssimos problemas que todos estamos a viver no nosso dia-a-dia desde a assistência na saúde, à educação, à segurança... Neste momento o futebol assume o papel de desígnio nacional perfeito para mascarar a desgraça que estes socialistas mais uma vez nos estão a enfiar. É urgente uma investigação séria e independente ao papel da CS na nossa “democracia.”                            afonso moreira: Belo resumo daquilo que é a democracia e o estado de direito vistos pelos olhos dos socialistas. Uma primeira República do século XXI! Os portugueses aguentam tudo e os milhões de pobres continuarão a existir pois são o sustento do socialismo.                  Rui Lima: Muitos têm medo, exemplo de Carlos Costa, denuncia mas só depois de não estar no lugar, hoje estar contra o actual regime paga-se caro das empresas aos indivíduos. o PS ê mais que o governo é o regime os seus tentáculos estão em toda a parte . Sim ainda não é um regime totalitário embora muitos socialistas tenham espírito totalitário não aceitam críticas. O drama é que eles tem todos os órgãos do poder a começar no presidente e não confio no actual poder judicial vejo a pouca vontade de condenar corruptos e abusos de poder .                    Alberico Lopes >Zé das Esquinas o Lisboeta: Então faça lá um favor ao próprio Luiz Montenegro e, com a sua presciência toda, explique bem clarinho como é que ele deve proceder, e a nós também, para ficarmos a aprender!                 Fernando Martins Do Vale: Agora, com a grande vaga de arguidos em casos de corrupção que o culto dos conflitos de interesses facilitou, o discípulo de Sócrates - António Costa, apregoa o dogma de que ser arguido é ser inocente, confundindo a presunção (suposição) de inocência com a afirmação dogmática da mesma.Para o ilustre advogado A. Costa, o estatuto de arguido corresponde automaticamente ao julgamento com absolvição e até beatificação como mártir.                  sa boss:  BANIF/TVI/Sérgio Figueiredo. Sra. Helena perca um pouco de tempo nesta investigação e verá o cheiro que daí vem                   bento guerra: O PS é do gangue do Sócrates e dá empregos e facilitará negociatas. Os tugas estarão sempre dependentes e os "jornalistas" distraídos. Portanto, para o Brasil, a sua gente será a do PT                Fernando Cascais: Quem não deve gostar nada de ver esta relação quase amorosa entre Costa e Lula é Sócrates. E tem razão para tal. Na verdade ele e Lula tiveram caminhadas semelhantes; ambos foram acusados de corrupção e ambos estiveram presos. Lula foi reabilitado pelo PT, Sócrates foi abandonado pelo PS. Lula é hoje um dos melhores amigos de Costa, enquanto que Sócrates continua abandonado e sem amigos (à exceção de Carlos) para os lados da Ericeira. Costa tem esta fantástica qualidade de espetar facas nas costas dos amigos, que o digam Sócrates, Seguro, Jerónimo, Catarina e Rio.

Nenhum comentário: