sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Sonhemos levemente


Leiamos (parte do) 1 - PRÓLOGO DO EVANGELHO DE S. JOÃO:

No princípio já existia o Verbo,

e o Verbo estava com Deus,

e o  Verbo era Deus.

3Tudo começou a existir por meio d’Ele

e sem Ele nada foi criado…

14 E o Verbo fez-Se homem

E nós vimos a Sua glória…

18 … O Filho único,

Que está no seio do Pai

É que O deu a conhecer.»

E o começo do GÉNESIS:

«1. No princípio, Deus criou os céus e a terra

3.Deus disse: “Faça-se a luz»

 

E nós aqui estamos, lendo estas notícias sobre a criação, pelo Homem, de mais um Telescópio. E este identifica galáxias dos primeiros tempos do Universo. Longo percurso desde Galileu.

Não, os construtores da Bíblia não sabiam de telescópios, era tudo a olho nu. Mas é extraordinária a Bíblia, o Livro Primeiro, extraordinária a mente humana. E tudo isto, afinal, que se chama Universo, que foi criado – por Deus será… - (ou mesmo o Big Bang científico, noutras versões) - e é destruído por quem se julga Aquele em raquitismo espiritual de contraste…

Estranho mundo, estranhas gentes.

 

ASTRONOMIA

Telescópio James Webb identifica galáxias dos primeiros tempos do Universo

NASA diz que descoberta "abre um novo capítulo na astronomia" já que muda o entendimento científico sobre as primeiras estrelas pós Big Bang.

RITA PENELA: Texto

OBSERVADOR, 17 nov 2022, 22:06  

NASA

Investigadores que estão a analisar os registos feitos pelo telescópio James Webb encontraram duas galáxias “inesperadamente brilhantes”, que datam de poucos milhões de anos depois do Big Bang. Os cientistas acreditam que a descoberta pode “alterar fundamentalmente” o que se sabia até agora sobre as primeiras estrelas formadas depois do Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo, há cerca de 20 mil milhões de anos.

Tudo o que vemos é novo. O Webb está a mostrar que existe um universo muito rico, além do que imaginávamos”, diz Tommaso Treu, Universidade da Califórnia, um dos responsáveis pelo telescópio, citado pela NASA.

Em apenas quatro dias de análise, os investigadores encontraram duas galáxias “excepcionalmente brilhantes” que existiram há “aproximadamente 450 e 350 milhões de anos depois do Big Bang”. “Mais uma vez o universo surpreendeu-nos. Estas primeiras galáxias são muito incomuns em muitos aspectos”, acrescentou Tommaso Treu.

A NASA diz que a descoberta “abre um novo capítulo na astronomia”, uma vez que muda o entendimento científico sobre as primeiras estrelas pós Big Bang.

É um capítulo totalmente novo na astronomia. É como uma escavação arqueológica e, de repente, encontra-se uma cidade perdida ou algo que não se conhecia. É impressionante”, diz Paola Santini, uma das autoras do artigo de pesquisa publicado no Astrophysical Journal Letters.

Outro dos investigadores, Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia, diz que as descobertas são “incrivelmente fascinantes”: “Estas galáxias começaram a unir-se talvez apenas 100 milhões de anos depois do Big Bang. Ninguém esperava que a idade das trevas terminasse tão cedo.”

ASTRONOMIA   ESPAÇO   CIÊNCIA


Nenhum comentário: