sábado, 12 de novembro de 2022

Um dia de glória na Ucrânia


Que muitos mais se sigam, plenos de iguais êxitos, a quem tanto os merece.

E Luís Soares de Oliveira , que festeja com uma “foto abstracta”, de um humor à prova de bala:

 «LUIS SOARES DE OLIVEIRA

32 min  · 

Rituais da Primavera em pleno Outono. Homenagem aos soldados que decidiram voltar para casa.

Foto abstracta de LSO.»

 LUIS SOARES DE OLIVEIRA

32 min  · 

Rituais da Primavera em pleno Outono. Homenagem aos soldados que decidiram voltar para casa.

Foto abstracta de LSO.»

«COMENTÁRIO DO NETO GUI BRANQUINHO:

Adoro esta peça, Avô.»

 

Ponto de situação. O que aconteceu durante o 261.º dia de guerra na Ucrânia?

Bandeira ucraniana volta a surgir em Kherson após retirada russa. Ponte importante no rio Dnipro colapsa dois dias depois de anúncio da saída dos russos que, segundo Moscovo, está completa.

ADRIANA ALVES: Texto

MARIA SALGUEIRO: Texto

OBSERVADOR, 11 nov 2022, 14:24  

Os militares ucranianos já chegaram ao centro da cidade de Kherson

ANADOLU AGENCY VIA GETTY IMAGES

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o processo de retirada da cidade de Kherson já está concluído, dois dias depois do ministro Sergei Shoigu ter anunciado que as tropas russas iam cruzar o rio Dnipro e fixar-se na margem esquerda.

Esta sexta-feira a bandeira ucraniana voltou a ser hasteada em Kherson, com a chegada dos militares ao centro da cidade. O dia ficou marcado pelos festejos comovidos dos residentes, que recebem os cidadãos com saudações, lágrimas e selfies.

O que aconteceu ao longo das últimas horas?

Durante a noite, um bombardeamento russo a um prédio de vários andares na cidade ucraniana de Mykolaiv provocou sete mortos. As buscas continuam a decorrer.

Militares russos feridos foram abandonados pelos seus camaradas durante a retirada de Kherson, avança o The Telegraph.

Uma ponte rodoviária sobre o rio Dnipro na cidade de Kherson colapsou. A Antonivsky é uma das mais importantes da região, sendo fundamental para as acessibilidades da cidade de Kherson. A ponte mais próxima fica a mais de 40 quilómetros.

A bandeira ucraniana voltou a ser hasteada na em Kherson, dois dias depois do anúncio da retirada russa. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou esta sexta-feira que o processo de retirada dos seus soldados está concluído.

Moscovo veio declarar que a região de Kherson, incluindo a capital com o mesmo nome, continua a fazer parte da Rússia, apesar da retirada das tropas.

A retirada dos russos foi seguida pela chegada dos militares ucranianos à cidade, que foram recebidos pelos habitantes com saudações, dedos em V de vitória, selfies, lágrimas e gritos.

Foram libertados 45 soldados ucranianos esta sexta-feira numa troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, que permitiu ainda repatriar os corpos de dois ucranianos mortos em combate.

GUERRA NA UCRÂNIA   UCRÂNIA   EUROPA   MUNDO

 

 

Nenhum comentário: