segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Retomando


O assunto anterior – desta vez pela prosa também afiadamente certeira de HELENA MATOS – assunto que tende a extinguir-se, se os grupos da esquerda desistirem de acicatar os ânimos, desinteressados de aconselhar os jovens a esforçarem-se mais - nos estudos ou na não poluição ambiental que todos praticam por direito próprio – como a tal de Greta, ou o tal de Guterres, adeptos do provérbio “bem prega Frei Tomás…”, todos nós, de resto, praticantes indiferentes das acusações sobre os parceiros, pecha humana de todo o sempre, desconcertante e risível… A água que gastamos nas nossas casas, as praias que poluímos, os incêndios que ateamos, por interesses próprios, ao que se diz, os fumos dos nossos meios de transporte… e na China e na Índia, de combustíveis fósseis degradando o ambiente … sim, tais manifestações juvenis bem são um escape para a gritaria, um pretexto para a afirmação indiscreta, um breve soluço sem importância. Ou antes, arroto.

Os cromos da caderneta Portugal são do PS

Enquanto o país vive a febre dos cromos do Mundial do Qatar, a caderneta Cromos de Portugal não pára de crescer. Esta semana tivemos a do ex-futuro sucessor. Sucessor de quem ? De Costa, claro.

HELENA MATOS Colunista do Observador

OBSERVADOR, 13 nov 2022, 00:2061

O ex-futuro sucessor. Miguel Alves caiu. Pedro Nuno Santos ganhou (mais uma vez). Pode perguntar-se: o que tem Pedro Nuno Santos a ver com Miguel Alves? Muito, pois Miguel Alves era o último dos nomes atirados por António Costa para travar Pedro Nuno Santos na corrida para a liderança do PS. Mas um a um, como peças de um carrossel de dominó, os preferidos por Costa vão tombando nessa espécie de intercalares que estão a ocorrer nos bastidores do PS: Ana Catarina Mendes e Mariana Vieira da Silva são cada vez mais vistas como eternas segundas figuras, indispensáveis mas segundas; já Fernando Medina não só não se consegue libertar do perfil do herdeiro – já recebeu a CML de Costa, depois aceitou o cargo de ministro das Finanças para que o mesmo Costa o convidou – como arrisca tornar-se no bode expiatório da crise.

O agora caído em desgraça Miguel Alves foi convidado para o cargo de secretário de Estado Adjunto de António Costa porque o governo precisava de coordenação. E, acrescento eu, porque António Costa viu neste presidente de uma distrital socialista não afecta a Pedro Nuno Santos o homem que poderia vir a enfrentar com sucesso o actual ministro das Infraestruturas.

À semelhança de José Sócrates, Pedro Nuno Santos assume o gosto pelo poder com aquela naturalidade rude que o PS adora e que a direita coitadita gostava de experimentar nem que fosse por um breves momentos. Pedro Nuno Santos surge aos socialistas como um José Sócrates que para mais não precisa de ser sustentado por um amigo. O facto de nem o país, e muito menos o PS, terem feito qualquer reflexão sobre o que levou o país à falência em 2011, deixou o campo aberto para esta recuperação do modelo do líder fazedor. (Significativa desta recuperação do imaginário de Sócrates é a entrevista de Mega Ferreira à Rádio Renascença: “Mega Ferreira pede decisões a Costa. Apesar de tudo, “com Sócrates as coisas avançavam”).

O resto já se sabe: Miguel Alves demitiu-se e tornou-se no ex-futuro sucessor de António Costa. Simultaneamente Pedro Nuno Santos soma espaço e poder. Porque viu sair de cena alguém que podia vir a ser um adversário difícil e também porque ele, Pedro Nuno, está agora naquele patamar em que por mais escandalosos que sejam os factos que protagoniza eles não geram casos apenas um encolher de ombros: sim, nos mesmos dias em que Miguel Alves tentava explicar os contornos de um contrato que celebrara enquanto autarca no valor de 300 mil euros, Pedro Nuno Santos não era minimamente beliscado pelos 3.2 mil milhões dos contribuintes portugueses que já derreteu na TAP e a que se juntarão até ao final deste anos mais 990 milhões. Dinheiro esse que Pedro Nuno Santos disse que a TAP devolveria aos portugueses e que, afinal, agora soubemos que não será pago. Pedro Nuno Santos beneficia já do estado de graça de que habitualmente gozam os segundos que se percebe irem vestir a pele de primeiros.

O ministro cada vez mais só. “Fora, fora Costa Silva! “Fora, fora Costa Silva!Manifestantes pedem a demissão de um ministro?!! Há quantos anos isto não acontecia? As urgências falham. Houve mortes e nem um “fora” se ouviu. Aconteceram os incêndios de Pedrogão e Leiria. Tancos. O grotesco Eduardo Cabrita. O descontrolo na Educação. A confusão e a morte no SEF. Os impostos a crescer… Mas nada de nada fazia as manifestações descerem às ruasA ausência de contestação era tal que quando um grupo de pessoas que se manifestava contra as medidas tomadas no âmbito do combate à pandemia insultou Ferro Rodrigues, então presidente da AR, logo o país se encheu de notícias que davam conta dos insultos praticados por aqueles  que, sem mais nem porquê, são apresentados como negacionistas à segunda figura do estado. O PS considerou inaceitável o ataque a Ferro Rodrigues e a PSP participou os insultos dos ditos negacionistas a Ferro Rodrigues. E as autoridades vieram avisar que a ameaça dos negacionistas podia implicar reforço da segurança pessoal dos políticos.

A agitação mediática em torno daqueles que, sem qualquer critério, definiam com negacionistas contrasta com a simpatia e a tolerância que agora se reservam aos ditos activistas climáticos. Ou para mantermos o padrão dos rótulos, para com  estes afirmacionistas do apocalipse climático. Quanto a Costa Silva, ao seu isolamento no Governo tem agora de acrescentar esta marcação à sua presença. Costa Silva é um ministro cada vez mais só. Por quanto tempo se manterá no executivo?

Livrem os activistas do fóssil.” Os activistas climáticos que desde segunda-feira ocupam a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa começaram a sair da instalação académica às 23:40 de sexta-feira, constatou a Lusa no local. No total saíram nove membros do movimento estudantil “Fim ao Fóssil: Ocupa!”, tendo ficado quatro. Segundo a PSP, os quatro jovens, entre os 19 e 24 anos, “encontravam-se ligados entre si através de tubos de PVC e mosquetões e com as mãos coladas ao solo“.

Tiraram-nos de lá porquê? Se queriam estar ligados entre si por tubos de PVC e mosquetões (tudo materiais que só existem graça ao fóssil) e para mais colados ao solo (mais uma vez quer a cola quer o solo resultantes do fóssil) porque os tirou a PSP de lá? Porque não ficam lá agarrados ao chão e livres do fóssil? Sem aquecimento, sem colchões, sem telemóveis, sem refeições … enfim sem nada que na sua origem, produção ou distribuição tenha tido a intervenção do nefando fóssil. Tirá-los de lá é que nunca! Os activistas, mais o engenheiro Guterres e o genro do dr. Louçã, podem começar também eles mesmos por abdicar do fóssil. A humanidade agradece.

PEDRO NUNO SANTOS   POLÍTICA   PROTESTOS   SOCIEDADE   ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS   CLIMA   AMBIENTE   CIÊNCIA   TAP   EMPRESAS   ECONOMIA

COMENTÁRIOS - De 61):

António Lamas: Assertivo como sempre. Ontem, numa TV qualquer, uma das novas pragas de pseudo jornalistas dava estampa a estes movimentos de imbecis, e entrevistava um deles, que afirmava, com a certeza que os imbecis e cretinos têm, "estudar para quê, se o mundo assim vai acabar?" E ainda criticam os "plalanistas".  É igual.  Só mesmo um movimento como um SÓÀCHAPADA para por cobro a isso.          Carlos Quartel: HM lá terá as suas fontes de informação. Mas se este compadre, que avançou 300 mil, caindo num conto do vigário, seria o herdeiro sonhado por Costa, muito mal vai o Costa. Não arranjou nada melhor??  Há que considerar que, excluindo a intenção de fazerem um golpe de estado, ainda vão precisar dos votos para segurarem o controle do pote. E aí os anunciados herdeiros parecem-me todos verdadeiros desastres. Quem vê a Mariana ou a Ana a mobilizar multidões para o voto?? Mesmo o camarada do Porche tem vulnerabilidades, é só ir buscar os vídeos dos marimbanços para a dívida e banqueiros de joelhos para lhe espatifar a campanha. Não falando dos 3200 milhões para a TAP. Quanto a esses miúdos das manifestações, há que fazer uma investigação sobre quem está a mexer o cordelinhos. Anda ali  mãozinha com agenda escondida ....             Rui Lima:  “Tiraram-nos de lá porquê? “  Tem toda a razão porque devem ser retirados quando se colam de livre vontade, na Europa onde as temperaturas se aproximam do zero é deixá-los desligando o aquecimento. Como eles devem saber, inspiramos ar rico em oxigénio e expiramos o gás carbónico, precisamos de comer e de algum conforto como ter habitação ou roupa ou seja cada criança que nasce em média são mais 30 toneladas de CO2 ano. Se alguém quer um planeta mais saudável só há uma solução só que é politicamente incorrecto dizer às civilizações que fazem filhos às dúzias para pararem, sim esse devia ser o combate destes meninos mimados, seriam 2 em 1 bom para o planeta e para essas mulheres escravas da educação, dos homens e da religião , mas estes cobardes fazem distúrbios onde há mais normas ambientais e onde há toda a liberdade assim é fácil.          Amigo do Camolas: O engraçado nesta rapaziada treinada pela extrema-esquerda é que todos eles já prevêem o fim do mundo e nenhum deles conseguiu prever o fim do BE - ou quase. Mas mais engraçado ainda é vê-los nervosos a berrar por um futuro que não se parece em nada com eles.               Dinis Silva: Excelente mais uma vez, a melhor maneira de começar o domingo é a ler a Helena                   Paulo Cardoso > Carlos Quartel: Viva Carlos. Começando pelo fim. Não anda gente escondida. Andam lá e dão a cara. Não viu a actriz caviar Catarina, no meio da turba que invadiu as instalações da ordem dos contabilistas? Não foi lá dentro, mas estava cá fora e até deu entrevistas às TVs. Enfim, os “suspeitos” do costume. Quanto aos 300k do outro de Caminha, não me parece que tenha caído no conto do vigário. Nós é que andamos a ser levados no mesmo. O bacana, que supostamente iria construir o pavilhão, não é um ilustre desconhecido como querem fazer passar. Ele até foi assessor do Centeno, quando este foi ministro das finanças. Voltando aos 300k. Somemos os 500k da limpeza cobrada pela correligionária do partido e dirigente dos bombeiros, por fim acrescentemos os 40k da publicidade pagos à outra correligionária da mesma agremiação. Tudo somado, são 840k. Quase um milhão. Qual é o denominador comum, no meio destes euros todos? Malta do gangue. Exactamente. Malta ligada ao PS. Quanto deste k, não terá entrado nos cofres do PS? No caso de Caminha - deduzindo as comissões pagas aos intervenientes, por conta dos riscos que correm e para pagar as despesas - arriscaria dizer, que entraram todos. Posto isto, será que o de Caminha foi mesmo vigarizado?            Fernando Cascais: A mais UHU foi a Catarina Martins que não perdeu a oportunidade de se colar aos manifestantes. Com a Inês Real nem a Super Cola 3 a conseguiu colar aos imberbes do clima. Muitas daqueles jovens, se conseguirem acordar no dia das eleições vão colocar o carapau no BE se a Catarina os souber prender pelas argolas. Já o PCP anda preocupado com outras alterações climáticas e outros fósseis. O tempo levou-lhe o secretário geral. Já o PS vive em plena enxurrada climática devido ao aquecimento de "jobs for the boys". O PSD também aqueceu a oposição e Passos Coelho parece cada vez mais uma data no calendário Maio a anunciar o fim do mundo. Os cromos são muitos.        Vitor Batista > Antonio Marques Mendes: Os cromos da caderneta Portugal são do ps. Claro que sim, isto é tudo deles, a coisa pública está infestada deles, são tantos que parecem pulgas num cão muito infectado, e o pior disto tudo ainda não é isso, é constatar que nada funciona, e quando funciona é mal e porcamente, e se alguém reclamar muito é admoestado como se fosse um meliante, sendo assim deduzo que isto vai acabar mal, vai haver muito xuxa a levar na cara, porque eles são os únicos responsáveis pelo estado deveras vergonhoso a que isto chegou.                Amigo do Camolas: O cromo Pedro Nuno Santos é o resultado da maior tragédia do País: as pessoas indignam-se mais com um desenrascado cromo socialista que desvia 300 mil euros do que com um cromo que engana toda a população e queima 4 mil milhões numa empresa falida como a TAP. Perante isto, os cromos socialistas que fazem do estado a sua Mamarosa e que alegremente canalizam dinheiro público democraticamente para seus familiares e amigos, só podem acreditar que num sistema tão corrupto é achar que eles não têm nada para falar à sociedade, excepto para eles mesmos.             O Serrano: Estes pseudo ambientalistas são uns cretinos que vivem à custa dos pais, nunca fizeram nada  senão estudar um bocadito, não é preciso muito, nenhum anda a pé, mas em veículos poluentes de que usam e abusam, viajam para o estrangeiro em meios poluentes, poluem quanto podem, usam os derivados dos combustíveis fósseis directamente ou indirectamente e no fim ocupam uma faculdade como protesto contra a poluição do ambiente de que eles são importantes agentes. O que esta geração mais bem preparada de sempre, uns pouquitos, as elites, sim, a maioria uns bons parasitas da sociedade, cheios de boa vida, pança bem cheia mais todos os outros prazeres que hoje têm até fartar. Rica vida, quem me der tê-la tido há 60 anos quando tinha a idade deles.                 bento guerra: Os miúdos foram logo pedir a saída do único ministro que lá está por engano. Têm de ter mais aulas de Política e Cidadania

 

Nenhum comentário: