terça-feira, 1 de novembro de 2022

A Revolução Francesa que o diga


E a de Putin, seu representante – digo, da maioria – russa, por sinal – provando-o hoje, diariamente, com enorme potencial energético, embora não tão tonitruante como a de Hitler, de ontem, antes pelo contrário, que Putin arranca o seu saber de suavidade, e facilidade em cortar o pio, com grande potencial useiro e vezeiro em ordens, mesmo sobre o seu povo, apesar dos refractários. Quanto à maioria democrática, já que identificada com a do povo – cuja voz, canção nossa eleva sacrilegamente à de Deus - com a anuência prévia de Rousseau - concordo com Schiller, nessa questão da justiça, ainda que entre essa voz e a da minoria se possa, por vezes, dizer que venha o diabo e escolha…                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

 

ASSIM FALAVA SCHILLER

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO,  31.10.22

 

«A voz da maioria não é garantia de justiça.»

Friedrich von Schiller

(1759-1805)

Tags: avulsos

 COMENTÁRIOS (1)

 Anónimo  31.10.2022  18:56: Albert Camus (1913―1960): La démocratie ce n'est pas la loi de la majorité mais la protection de la minorité.

 

NOTAS DA INTERNET:

Wikipédia:

Johann Christoph Friedrich von Schiller (Marbach am Neckar10 de novembro de 1759 — Weimar9 de maio de 1805), mais conhecido como Friedrich Schiller, foi um poetafilósofomédico e historiador alemão. Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII e, assim como GoetheWieland e Herder, é um dos principais representantes do Classicismo de Weimar, e é tido como um dos precursores do Romantismo alemão. Sua amizade com Goethe rendeu uma longa troca de cartas que se tornou famosa na literatura alemã.

Influência de Schiller

A produção teatral e filosófica de Schiller teve grande influência na constituição do Romantismo. Em suas obras transparecem valores iluministas, como o Humanismo, a Razão e um enaltecimento da então emergente classe burguesa. Suas peças foram traduzidas para diversas línguas e foram recebidas em diversos países. Na Inglaterra, por exemplo, a peça "Os Bandoleiros" (primeira tradução de A.F.Tyler em 1792[4]) foi recebida com entusiasmo pelo público, que identificou no personagem Karl Moor conflitos como os de Hamlet de Shakespeare e de Lúcifer de Milton.[5]

 

Nenhum comentário: