quarta-feira, 5 de junho de 2024

Particípios passados


Sempre presentes: MORTO, MORRIDO, MATADO.

Em directo/

 Hamas diz que só vai aceitar acordo se houver cessar-fogo permanente e saída de Israel de Gaza

Osama Hamdan, um dos líderes do Hamas, diz que o grupo só vai aceitar um acordo com Israel se houver um cessar-fogo permanente e uma saída completa do exército israelita da Faixa de Gaza.

EDGAR CAETANO: Texto

OBSERVADOR, 5/6/24

Actualizado há 7h

MOHAMMED SABER/EPA

Momentos-chave

Há 10hPedro Nuno Santos defende reconhecimento imediato do Estado da Palestina: "É altura de Portugal dar esse passo"

Há 12h"Estamos a aproximar-nos do ponto em que vai ter de ser tomada uma decisão" sobre uma guerra contra o Hezbollah, avisa líder das IDF

Há 12hHamas diz que só vai aceitar acordo se houver cessar-fogo permanente e saída de Israel de Gaza

Há 14hPrimeiro-ministro dos Países-Baixos pede a Netanyahu para parar ofensiva em Rafah

Há 14hExército de Israel lança nova ofensiva contra campo de Bureij, em Gaza

Há 15hBiden acredita que alguns norte-americanos mantidos em cativeiro em Gaza “ainda estão vivos"

Há 16hProtesto pró-palestiniano planeado para o final da tarde desta terça-feira em Bagdad

Há 17hLíbano recebe alertas do Reino Unido e dos EUA sobre ofensiva israelita em larga escala a partir de meados de junho

Há 20hMais de um terço dos reféns já terá morrido, acredita Israel

Há 20hMaioria dos incêndios no norte de Israel está controlada

Há 21hONU pede fim da violência na Cisjordânia depois de número "insondável" de mortes de palestinianos

Há 23hNagasaki exclui Israel da cerimónia do lançamento da bomba atómica

Há 23hExército diz ter morto dois homens que planeavam ataque terrorista em Israel

Há 24hEx-primeiro-ministro Naftali Bennett diz que o "norte está a ser consumido pelas chamas"

Actualizações em direto

Há 7h00:19 Cátia Rocha

Delegações do Qatar, Egipto e EUA deverão encontrar-se em Doha

A delegação do Egipto deverá viajar para Doha para um encontro esta quarta-feira com as delegações do Qatar e EUA para as conversações sobre um cessar-fogo, escreve a Aljazeera, citando informações da agência egípcia Al Qahera News.

A agência cita uma fonte de topo com conhecimento das conversações, que revela que a delegação do Cairo está a “intensificar os contactos” com os homólogos.

Há 7h23:29 Cátia Rocha

Novo balanço aponta para pelo menos 19 mortos em ataques israelitas a Gaza

Um novo balanço revela que morreram pelo menos 17 pessoas nos ataques israelitas nos campos de al-Bureij e al-Maghazi.

Os restantes dois mortos são dois polícias que estavam a ajudar a proteger as entregas de ajuda humanitária no sul de Rafah, revela a Reuters.

Há 8h22:49 Cátia Rocha

Sirenes ouvidas no kibbutz de Malkiya, perto da fronteira com o Líbano

O Times of Israel avança que estão a ser ouvidas sirenes de alerta perto do kibbutz de Malkiya, perto da fronteira com o Líbano.

Há instruções para que os residentes se abriguem imediatamente, diz o jornal.

Há 9h21:40 Madalena Moreira

Eslovénia reconhece Estado da Palestina

Depois de Espanha, Irlanda e Noruega, há mais um país europeu a reconhecer o Estado da Palestina. O parlamento esloveno aprovou hoje a moção, com 52 votos a favor e 38 abstenções.

Citado pela AP, o primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, admitiu ter acelerado o processo de reconhecimento como resposta ao intensificar da ofensiva israelita em Rafah.

Há 10h20:36 Mariana Lima Cunha 

Pedro Nuno Santos defende reconhecimento imediato do Estado da Palestina: "É altura de Portugal dar esse passo"

Em Guimarães, durante a campanha para as eleições europeias, o secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, fala no direito dos povos à autodeterminação e independência, luta que o PS fará na Europa, assegura. Recorda que o PS “não hesitou um segundo” na defesa da Ucrânia e que não há “duplicidade moral” com os socialistas — “estamos ao lado do povo da Palestina. Não nos esquecemos deles. Estivemos na primeira hora na condenação do ataque do Hamas, mas também estamos contra o desrespeito do direito internacional”, defendendo o reconhecimento do Estado da Palestina.

Pede “coerência”: “Não nos podemos ficar pelo reconhecimento de um dos Estados, temos de reconhecer de imediato o Estado da Palestina”. “É altura de Portugal dar esse passo, é um sinal político importante que devemos dar ao mundo e a Israel”.

Há 11h20:15 Cátia Rocha 

11 mortos em ataques israelitas a campo de Bureij, em Gaza

A Al Jazeera avança que morreram pelo menos 11 pessoas nos ataques israelitas aos campos de Bureij e Maghazi, na Faixa de Gaza.

A mesma fonte avança que há dezenas de feridos que foram levados para o hospital de Al-Aqsa, em Deir el-Balah.

Há 12h19:21 Cátia Rocha 

"Estamos a aproximar-nos do ponto em que vai ter de ser tomada uma decisão" sobre uma guerra contra o Hezbollah, avisa líder das IDF

O chefe do Estado-Maior das) Forças de Defesa de Israel (IDF) avisa que se está a aproximar o momento de uma decisão em relação aos ataques do Hezbollah contra Israel.

“Estamos a aproximar-nos de um ponto em que vai ser preciso tomar uma decisão e as IDF estão preparadas e muito prontas para esta decisão”, diz Herzi Halevi.

“Estamos a ser atacados há oito meses e o Hezbollah está a pagar um preço muito, muito elevado. Já aumentou as suas forças nos últimos dias e estamos preparados após um bom processo de treino para avançar num ataque no norte.”

O chefe do Estado-Maior considera que Israel “tem uma defesa forte, preparação para atacar”, avisando novamente que se está a aproximar “um momento de decisão”.

Há 12h19:04 Cátia Rocha

Hamas diz que só vai aceitar acordo se houver cessar-fogo permanente e saída de Israel de Gaza.

Osama Hamdan, um dos líderes do Hamas, diz que o grupo só vai aceitar um acordo com Israel se houver um cessar-fogo permanente e uma saída completa do exército israelita da Faixa de Gaza.

“Pedimos aos mediadores para termos uma posição clara por parte de Israel sobre um compromisso para um cessar-fogo permanente e uma saída completa de Gaza”, disse Hamdan durante uma conferência de imprensa em Beirut, que é citada pelo Times of Israel.

Há 13h17:32 Cátia Rocha

Chamas no norte de Israel consumiram quase 1500 hectares em três dias

Os bombeiros e os serviços de emergência israelita continuam o combate às chamas no norte de Israel, com a estimativa de que terão ardido quase 1500 hectares em três dias entre a Galileia e as Colinas de Golã.

De acordo com o jornal Haaretz, após mais de 20 horas de trabalho, os bombeiros conseguiram controlar a maioria das chamas.

O incêndio terá sido causado pelos destroços e estilhaços de rockets e drones que caíram numa zona de floresta.

Há 14h17:18 Cátia Rocha

Primeiro-ministro dos Países Baixos pede a Netanyahu para parar ofensiva em Rafah

Mark Rutte, o primeiro-ministro dos Países Baixos, pede ao homólogo israelita que para a ofensiva em Rafah. Rutte explica numa publicação no X, antigo Twitter, que falou ao telefone com Netanyahu sobre a “necessidade absoluta de um cessar-fogo imediato em Gaza”.

“Os Países Baixos pedem ao Hamas que aceite a proposta de Israel definida pelo Presidente dos EUA”, acrescenta.

“Aceitar este acordo significa que os reféns serão libertados e que a ajuda humanitária pode chegar às pessoas em sofrimento em Gaza”, continua. “E o cessar-fogo é urgentemente necessário para poder avançar em direcção a uma paz duradoura.”

Rutte explica que também “sublinhou fortemente” a Netanyahu que Israel deve agir em conformidade com a decisão do Tribunal Penal Internacional. “Isto significa que a ofensiva em Rafah deve parar.”

Há 14h17:05 Cátia Rocha

Sirenes a soar em Hanita, no norte de Israel e perto da fronteira com o Líbano

As sirenes de alerta para rockets soam no norte de Israel, na cidade de Hanita, avança o Times of Israel. A cidade faz fronteira com o Líbano.

O grupo Hezbollah reclamou a autoria de um ataque perto de Rosh Hanikra que fez disparar as sirenes por volta das 16h30 (18h30 em Lisboa), nota o jornal.

Há 14h16:44 Cátia Rocha

Exército de Israel lança nova ofensiva contra campo de Bureij, em Gaza

O exército de Israel anuncia que lançou uma nova ofensiva contra o Hamas no campo de Bureij, no centro da Faixa de Gaza, escreve o Times of Israel.

De acordo com o jornal, os caças das IDF estão a atacar alvos do Hamas no campo, de “uma forma precisa”.

As IDF dizem que vão apresentar mais detalhes sobre a operação mais tarde. O exército israelita esteve no campo no início de janeiro.

Há 14h16:40 Cátia Rocha 

Um morto e um ferido em ataque israelita no sul do Líbano, avança agência noticiosa libanesa

A NNA, a agência de notícias libanesa, avança que uma pessoa morreu e outra ficou ferida nos ataques de Israel a Naqoura, no sul do Líbano. Esta informação da agência está a ser citada pelo jornal israelita Haaretz.

Há 14h16:36 Miguel Cordeiro

"Israel tem noção, só tem de agir"

Major-General Isidro Morais Pereira explica o aumento de “objectivos de grande valor” do Hezbollah e, ainda, que é “legítimo” o mútuo ataque de alvos militares entre a Ucrânia e a Rússia.

Há 14h16:28 Cátia Rocha

"É preciso haver uma transição para solução de dois Estados. E isso é a minha maior discórdia com Netanyahu", diz Biden

O Presidente dos EUA frisa que “é preciso haver uma solução de dois Estados, uma transição para uma solução de dois Estados”. Considera que o que acontece depois da guerra em Gaza é justamente o seu “maior ponto de discórdia com Bibi Netanyahu”, diz em entrevista à revista Time.

Biden tenta contornar a questão de se o primeiro-ministro israelita poderá estar prolongar o conflito para a sua preservação política. “Não vou comentar isso. Mas existem todas as razões para as pessoas poderem tirar essa conclusão”, admite.

O Presidente dos EUA diz “não ter a certeza” se as forças israelitas cometeram crimes de guerra em Gaza ou não, mas admite que possam “estar envolvidos em actividade que é inapropriada”.

Há 15h16:00 Marina Ferreira

Biden acredita que alguns norte-americanos mantidos em cativeiro em Gaza “ainda estão vivos"

O presidente dos EUA apresentou, em entrevista à Time, informações actualizadas sobre oito cidadãos norte-americanos mantidos em cativeiro em Gaza, dizendo acreditar que alguns “ainda estão vivos”.

Ressalvou, no entanto, que “não tem provas definitivas sobre quem está vivo e quem não está vivo”.

Há 16h15:18 Marina Ferreira

Protesto pró-palestiniano planeado para o final da tarde desta terça-feira em Bagdad

Activistas pró-Palestina em Bagdad convocaram uma manifestação para o final do dia no centro da capital iraquiana para denunciar os ataques de Israel contra os palestinianos em Gaza.

Segundo a Aljazeera, o protesto faz parte das manifestações semanais organizadas em vários locais da cidade desde o início da guerra de Israel contra Gaza, em outubro.

Há 17h13:36

Líbano recebe alertas do Reino Unido e dos EUA sobre ofensiva israelita em larga escala a partir de meados de junho

O Reino Unido avisou o Líbano de que Israel vai lançar uma ofensiva em grande escala em meados de junho, cuja extensão e duração não são conhecidas, e aconselhou Beirute a “tomar as disposições necessárias” para se preparar para uma guerra, segundo o meio de comunicação libanês al-Akhbar, citado pelo The Times of Israel.

Como aponta o jornal israelita, o Al-Akhbar está ligado ao Hezbollah, o grupo terrorista que tem lançado ataques diários contra o norte de Israel desde o início da guerra em Gaza, em outubro.

Nos últimos dias, diplomatas de vários países, incluindo britânicos, alertaram os responsáveis libaneses para a iminência de uma escalada e sublinharam que a ameaça é grave.

O alerta também surgiu por parte dos EUA. Nabih Berri, presidente do parlamento libanês e aliado do Hezbollah, recebeu um telefonema do enviado especial dos EUA, Amos Hochstein, na semana passada. O norte-americano assegurou que tencionam prosseguir as negociações “para chegar a uma solução” na fronteira entre Israel e o Líbano e para alcançar um cessar-fogo em Gaza.

Há 19h11:48 Edgar Caetano 

15 mil crianças terão morrido na Faixa de Gaza, segundo a Autoridade Palestiniana

Cerca de 15 mil crianças terão morrido na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, segundo o Ministério da Educação gerido pela Autoridade Palestiniana, em Ramallah.

De acordo com a mesma fonte, citada pela Al Jazeera, a maioria das crianças mortas na Faixa de Gaza, bem como 

Nenhum comentário: