segunda-feira, 8 de julho de 2024

Como vai o mundo próximo


Em notícias reduzidas.

OBSERVADOR, 8/7/24

Actualizações em direto

Há 2m08:20 Agência Lusa 

NATO: Macron em Washington com Defesa reforçada mas poder político debilitado

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apresentar-se-á na cimeira da NATO como cumpridor das metas da Aliança para investimento em defesa, mas com o seu poder internamente debilitado pela perda da maioria parlamentar.

 

“A França cumprirá o objectivo de 2% estabelecido pela NATO, 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024”, disse o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, antes de uma reunião com os seus homólogos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas, a 15 de fevereiro.

O objectivo foi adiantado tendo em conta o conflito na Ucrânia com a invasão russa, já que a França tem sido um dos maiores aliados de Kiev, que pediu uma aceleração das entregas prometidas pelo Ocidente devido à falta de munições no campo de batalha.

 

Há 3m08:19 Agência Lusa 

NATO: Alemanha cumpre meta de 2% do PIB para defesa mas futuro é incerto

A Alemanha vai atingir nos próximos três anos a meta de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) dedicado à defesa, pela primeira vez em duas décadas, mas denota dificuldades para continuar a garantir este objectivo depois de 2028.

Pouco tempo depois da invasão russa da Ucrânia, em 2022, o chanceler Olaf Scholz surpreendeu os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ao anunciar um “Zeitenwende”, um “ponto de viragem histórico” que envolveu um fundo especial de 100 mil milhões de euros (107 mil milhões de dólares) para revitalizar as Forças Armadas.

O fundo garante que o objectivo de 2% nos próximos três anos seja cumprido pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, em 1990. Depois de gasto o valor, “existe ainda um enorme défice de financiamento de mais de 30 mil milhões de euros a partir de 2027”, calcula o economista Klaus-Heiner Röhl do Instituto de Economia alemã (IW) num artigo de opinião.

 

Há 18m08:04 Maria João Simões

“Vitória da Frente Popular é um resultado menos mau”

Bruno Cardoso Reis analisa os resultados das eleições em França. O historiador fala da dificuldade em formar um Governo coeso e reforça que a vitória da extrema-direita seria perigosa para a Ucrânia.

 

Há 34m07:49 Dulce Neto 

Orbán já está em Pequim na sua "missão de paz"

Depois de na semana passada se encontrar primeiro com Zelensky, em Kiev e depois com Putin, em Moscovo, Viktor Orbán aterrou hoje em Pequim, onde foi recebido por Xi Jinping.

“Missão de paz 3.0”, é a legenda da imagem que o primeiro-ministro húngaro publicou na sua conta oficial na rede social X ao ser recebido pela ministra dos Negócios Estrangeiros chinesa.

Nenhum comentário: