segunda-feira, 29 de setembro de 2025

OUTRA RESPOSTA ADEQUADA

 

À proposta do Dr. SALLES, sobre:

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO,26.09.25

INQUÉRITO:


COMENTÁRIO de

ANTONIO FONSECA 27.09.2025 10:49

Dr Henrique, Envio a minha modesta contribuição. Se não a achar de relevância ao assunto, não se sinta obrigado a publicá-la. Obrigado.

 

"O Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Portugal em 2023 era de 0.89, assegurando o 21o lugar entre os 27 países da Comunidade Europeia. Visto que o HDI usa três critérios – expectativa da vida, escolarização e rendimento per capita - é óbvio que qualquer política que visa levar o país para o pelotão da frente deve concentrar nestas variáveis.

Sem entrar em detalhes, 1. Expectativa da vidaum programa de educação permanente nas escolas e nas redes sociais; penas severas (incluindo pena capital) para contrabandistas das drogas; (repito, pena capital à maneira de Singapura; se não tiverem ânimo para isso, podem esquecer controlar esse flagelo) 2. Escolarização assegurar que a didáctica desde a primária até à universitária, está em sintonia com o mundo de hoje. Introduzir ‘educação contínua” como norma. Enfatizar a importância de colégios de formação técnica v. cursos universitários.
3.Rendimento per capitaé o corolário das boas decisões e execuções das anteriores.
E por fim,
mudanças constantes do Governo têm sido a razão principal do subdesenvolvimento em Portugal como em outros países. Os aspirantes ao Poder oferecem plataformas que podem ser populares, mas não são no interesse do País a longo termo. Felizmente, Portugal tem indivíduos que amam o País mais que a si próprios ou os seus Partidos. É mister descobri-los.

Nenhum comentário: