quarta-feira, 17 de junho de 2020

Prata da casa



País irmão que tem forçosamente de se agachar, como já o fez com os Acordos Ortográficos, sobretudo o último, acervo de deslizes malabarísticos desvirtuando o bom senso, por conta desse agachamento servil.
País irmão, diz Sérgio Tréfaut? Não, país pai, velho e ressequido que se agacha perante o filho de virilidade pujante. Que pode Marcelo fazer, imagem de esgotamento dessa virilidade, que o foi outrora, com outros chefes, mas que o “agora” débil e submisso fez reduzir a uma risível insignificância. Moções condenatórias no Parlamento Europeu, no Conselho da Europa, na ONU? Marcelo?! Portugal?! Nós, portugueses?!
Quem é Marcelo, um exemplar brincalhão de consumo interno, quem é Portugal mais do que nunca reduzido no mapa mundi terreal, para gáudio dos paladinos doutrinários amantes da humanidade, quem somos nós, Portugueses, sem dimensão humanística para impor vontades?
De resto, quem poderia imiscuir-se assim nas políticas de outros povos, a não ser em proveito próprio, como já o fizeram presidentes americanos, ou outros, mas assumindo-se na sua força, sem que outros povos interviessem? Quem?...

OPINIÃO
Carta aberta ao Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa pode ser acusado de tudo, menos de ser mal informado. Por isso, o seu silêncio à data de hoje sobre a situação no Brasil é preocupante. SÉRGIO TRÉFAUT
PÚBLICO, 9 de Junho de 2020
Dizem os políticos que Portugal e o Brasil são países irmãos. Marcelo Rebelo de Sousa aprecia esta figura retórica. Mas chegou o momento em que é necessário decidir de que país Portugal é irmão. Do Brasil que está a matar? Ou do Brasil que está a morrer? O que se passa no Brasil hoje é mais grave do que um crime de Estado.
Desde o final de Março, das janelas da minha casa no Rio de Janeiro, ouvi todos os dias gritar: “Bolsonaro genocida!” Porquê gritam assim os vizinhos à janela? Porque vários genocídios invadiram suas vidas.
O primeiro é um genocídio de populações indígenas, denunciado no Tribunal de Haia em 2019, e denunciado também por Sebastião Salgado. A indiferença de Bolsonaro ao extermínio dos índios tornou-se óbvia no vídeo da reunião de 22 de abril, divulgado a pedido de Sérgio Moro.
Nessa reunião de ministros, vemos o ministro do Meio Ambiente definir a atual epidemia como uma oportunidade para fazer passar as leis (ilegais) de desmatamento da Amazônia, o que significa quase o fim dos índios. Sabemos que 90% das populações indígenas morreram no século XVI de doenças como a varíola, levadas por europeus. O governo brasileiro pretende agora que os índios que restam morram de covid. O ministro do Ambiente representa bem os valores do governo Bolsonaro.
A segunda forma de genocídio praticada no Brasil de hoje é a mais mortífera. Trata-se do negacionismo face à pandemia.
Desde março, Bolsonaro insultou as televisões por divulgarem as mortes na Itália: o Brasil nunca viveria aquilo. Hoje Bolsonaro esconde o número de mortos. Este negacionismo é o espelho da sua política. “O Brasil não pode parar, afirmava Bolsonaro, apoiado pelos grandes industriais.
Os dois ministros da Saúde que tentaram defender o confinamento foram despedidos ou forçados a sair. Aliás, o negacionismo mais criminoso é o do Ministério da Saúde. Como se tratava de uma “gripezinha”, houve uma ausência total de plano para enfrentar a pandemia. Falta de testes, falta de material de proteção, falta de camas, falta de ventiladores, falta de tudo. Em números absolutos, Portugal fez mais testes à covid-19 do que o Brasil, com 210 milhões de habitantes.
Curiosamente, durante a epidemia de dengue de 2008 (174 mortos), o Governo de Brasília, com o apoio das Forças Armadas, montou três hospitais de campanha no Rio de Janeiro e salvou vidas. Face ao coronavírus, o Governo Federal negou a importância do perigo. Não ponderou um instante sobre a necessidade de cordões sanitários para proteger aldeias indígenas, ou para proteger áreas urbanas sobrepovoadas, onde o confinamento seria impossível por falta de condições. Tudo foi lançado para os governadores, não por uma visão descentralizadora, mas em forma de ataque. Assim Brasília culpou os estados pela crise sanitária e pela crise económica.
Bolsonaro e os seus filhos defenderam uma política eugenista, de cariz hitleriana: “É velho? É doente? Tem mesmo que morrer.” “É a lei da vida.” Frases como esta foram repetidas até a exaustão. São dez mil mortos?"E daí?”
Pela falta de cuidados, o Brasil tornou-se o país com maior número de enfermeiros mortos por covid. Agora será o país com maior número de mortes do mundo. Não fazer face à pandemia, optar por 100 mil mortos em vez de 10 mil em nome da economia, o que é senão um crime de Estado?
O clã Bolsonaro lançou milícias anti-confinamento, com manifestações ilegais nas ruas. Assim, vários militantes anti-confinamento morreram de covid. Mas agora, com mais de mil mortes diárias, as manifestações já não são necessárias. Governos e prefeituras cederam a Bolsonaro, abrindo praias e comércio.
O que pensariam os portugueses se, durante o confinamento, Marcelo Rebelo de Sousa lutasse contra as normas do Ministério da Saúde, reunindo multidões em passeatas anti-confinamento? Em Portugal, imagino que o Presidente seria impedido, ou preso. Não é o caso no Brasil. Bolsonaro está acima da lei. E o genocídio no Brasil não se limita à covid.
Existe um genocídio diário levado a cabo pela polícia nas favelas. Os Estados Unidos mobilizaram-se agora com o assassinato de George Floyd. “Black lives matter” conquistou o mundo.
Se o assassinato de George Floyd tivesse ocorrido no Brasil, a polícia teria dado um tiro na cabeça da adolescente de 17 anos que estava a filmar, como faz todos os dias. Ninguém saberia. Esta é a banalização da impunidade policial validada por Bolsonaro. No ano de 2019, só no Rio de Janeiro, a polícia foi responsável por 1814 assassinatos, ou seja, cinco mortos por dia.
A polícia entra nas favelas e mata sem receio da lei. Nenhum polícia precisa de prestar contas dessas mortes. Bolsonaro assina por baixo: “Bandido bom é bandido morto.” Sem julgamento. Sem provas. Raras vezes um caso ganha destaque. Por exemplo, quando, no dia 18 de maio, João Pedro, 14 anos, brincava com amigos em casa e foi morto pela polícia. Dias antes tinham sido encontrados 12 corpos com marcas de tortura policial. Nenhum polícia foi detido. Nas favelas denuncia-se o genocídio negro. Mas ninguém ouve.
À banalização do crime acresce a liberação por Bolsonaro da venda de armas a civis, armas que eram de uso exclusivo dos militares. A imprensa diz que Bolsonaro aposta numa guerra civil. Aqui chegamos ao extermínio da própria democracia.
O que Portugal tem a ver com isto? Tudo.
No dia 1 de janeiro de 2019, há pouco mais de um ano, Marcelo Rebelo de Sousa era a estrela internacional da tomada de posse de Bolsonaro. Angela Merkel, Theresa May, Emmanuel Macron não foram à cerimónia, apesar de convidados. Os dirigentes da direita europeia tomavam uma posição distante face a um novo Presidente do Brasil, com um conhecido desprezo pela democracia.
Os únicos chefes de Estado europeus eram Marcelo e Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, cujas declarações sobre ciganos parecem extraídas de compêndios nazis. O ministro dos Negócios Estrangeiros português também não esteve presente, mas, sendo quem é, bem poderia ter estado. Quanto a Marcelo, pode ser acusado de tudo o que quiserem, mas não pode ser acusado de ser mal informado. Por isso, o seu silêncio à data de hoje é preocupante.
Marcelo terá visionado a criminosa reunião de ministros de 22 de abril, chefiada por Bolsonaro, vulgo covil dos infames. Pode ser que outros presidentes do mundo não compreendam o que foi dito nessa reunião. Marcelo compreende. Marcelo também sabe que Bolsonaro fez ameaças de morte aos membros do Supremo Tribunal Federal. Marcelo sabe que Bolsonaro falou em manifestações que pediam uma ditadura militar e o encerramento do Congresso.Sabe que em nenhum país democrático um cidadão poderia sequer se candidatar às eleições presidenciais tendo feito a apologia da tortura e lamentando os poucos mortos de um regime ditatorial.
O que poderia fazer o Presidente da República? Poderia muito. Poderia liderar um movimento de pressão internacional. Poderia e deveria convocar o embaixador do Brasil e pedir explicações – nem que seja considerando a comunidade portuguesa no Brasil. A diplomacia não é apenas um entreposto para vender vinhos e azeite Marcelo recebe informações sobre a impunidade da polícia no Brasil. Cinco George Floyd por dia. Marcelo sabe que Bolsonaro luta pelo descrédito da democracia. E que contra ele existem mais de 30 pedidos de impeachment. Quem cala, consente.
O que poderia fazer o Presidente da República? Poderia muito. Poderia liderar um movimento de pressão internacional. Poderia e deveria convocar o embaixador do Brasil e pedir explicações – nem que seja considerando a comunidade portuguesa no Brasil. A diplomacia não é apenas um entreposto para vender vinhos e azeite. Além do Presidente, através do seu governo e dos seus deputados, Portugal pode apresentar moções condenatórias no Parlamento Europeu, no Conselho da Europa, na ONU.
TÓPICOS
COMENTÁRIOS
Tiago Vasconcelos INICIANTE: Bolsonaro é um burgesso, mas esta crónica é um chorrilho de disparates. Porque é que "nenhum país democrático um cidadão poderia sequer se candidatar às eleições presidenciais tendo feito a apologia da tortura"? O cronista saberá o que é democracia?... Depois fala em "genocídio diário levado a cabo pela polícia nas favelas". Genocídio? O cronista saberá o que é um genocídio? Depois pede ao nosso selfies-man que se imiscua na política interna do Brasil. O cronista porventura saberá que o nosso selfies-man nem sequer intervém onde deve, ou seja Portugal? 11.06.2020
Illespaulo.883516 INICIANTE: O povo brasileiro está sendo governado por um presidente que nega a gravidade da COVID-19 e que prega a abertura dos serviços em geral sem nenhum critério ou programa que permita combater os efeitos do vírus. Muita gente está morrendo e pode ser evitado se no contexto internacional governos e povos irmãos se manifestem. Por mais Sérgio Tréfaut em outros países da Europa. 10.06.2020
Leocádio Tine INICIANTE: Nós, brasileiros, somos os únicos responsáveis por colocar na presidência um genocida. Ainda assim creio que cabe a todos que de alguma maneira podem, como o presidente português, denunciar ao mundo nas tribunas a que tiverem acesso, o que ocorre hoje no Brasil. Temos um presidente que vai de encontro a todas as recomendações da OMS e incentiva o descumprimento do principal meio para enfrentar o vírus: o distanciamento social. Toda ajuda internacional é bem-vinda.
André Benfeitor INICIANTE: Oito minutos de tempo de antena teve este sr. na televisão pública paga por nós para mostrar o seu descontentamento. Na linguagem futebolística - colinho... Ainda por cima diz que não sabe quem é o embaixador em Portugal. Não seria por aí que deveria ter começado? 09.06.2020
Tiago EXPERIENTE: Talvez o professor se console nestas horas com os famosos versos de Camões, no Brasil mais conhecidos como Monte Castelo (AKqLU7aMU7M): Amor é fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói e não se sente; / É um contentamento descontente; / É dor que desatina sem doer; / É um não querer mais que bem querer; / É solitário andar por entre a gente; / É nunca contentar-se de contente; / É cuidar que se ganha em se perder; / É querer estar preso por vontade; / É servir a quem vence, o vencedor; / É ter com quem nos mata lealdade. / Mas como causar pode seu favor / Nos corações humanos amizade, / Se tão contrário a si é o mesmo Amor? / Luís de Camões - E como lá, por cá também. Valha-nos a mansidão e alguns "milagres", que ainda vão mantendo algumas "(des)venturas" distantes... Pobre Brasil.
calb2001.884416 INICIANTE: Então os brasileiros elegem o Bolsonaro e agora o presidente de Portugal é que tem de intervir? Era o que faltava! O Brasil é um país independente, os brasileiros é que têm de resolver os seus problemas, se estão mal que destituam o seu presidente!
Tiago EXPERIENTE: Respeitar a independência de alguém não exclui a possibilidade de uma palavra, um conselho ou até mesmo uma crítica. Confunde - a meu ver - respeito com o silêncio e passividade e lealdade, talvez, com resignação. Talvez o nosso Presidente até o tenha feito atrás da cortina, vai saber, mas sendo independente e de ser independente para ser independente, se vê diferente ou não concorda, a meu ver, ser leal é, em primeiro lugar, ser verdadeiro, transparente e sincero. E respeitar a independência do outro, a partir daí, resume-se a aceitar a decisão, concorde com ela ou não.
calb2001.884416 INICIANTE: País irmão sim. Ajudar o Brasil em tudo o que estiver ao nosso alcance, sim. Tomar posição em assuntos de política interna, tomar o partido de uma parte dos brasileiros contra a outra parte, não. Isso devem ser os brasileiros a resolver, têm todos os meios para tal. Nem sequer aconselhar, dar conselhos que ninguém pediu seria uma atitude paternalista, Portugal não deve fazê-lo. 10.06.2020 01
Margarida Paredes, defensora do Serviço Nacional de Saúde MODERADOR: Por que Marcelo se cala? Tréfaut nesta excelente crónica tem razão, não é por falta de informação. Será que ter um filho a viver e com negócios no Brasil, dirigente de uma associação empresarial em S.Paulo pesa na omissão e silêncio de Marcelo? 09.06.2020
rafael.guerra EXPERIENTE Relativamente ao Brasil, desapertámos o cinto, baixámos as calças e inclinámo-nos para a frente há muito tempo. O capitalismo português das boas famílias e da meritocracia da boa cunha, segue a sua marcha conquistadora.
Jose Saraiva INICIANTE: A questão indígena tem uma solução simples: aquelas terras não pertencem ao Brasil, pertencem aos seus habitantes, para quem o Brasil nada significa. Engraçado que tantos brasileiros defendam a ideia de que "Portugal colonizou o Brasil". Pergunto: o que era isso de Brasil no século XVI? Nada. Portugal criou o Brasil, É o Brasil que coloniza a imensa floresta amazónica, espezinhando os seus habitantes e legítimos proprietários.
Mariana Curado Malta EXPERIENTE: Solidariedade com todos os povos do mundo que vivem a opressão de políticos fascistas, machistas e homofóbicos. Infelizmente este foi eleito - é ainda pior pensar que o povo Brasileiro o escolheu. Esperavam o quê de um torturador?
Joao Garrett INICIANTE: "A diplomacia não é apenas um entreposto para vender vinhos e azeite"! Sem dúvida. Que triste actuação a de Portugal: "pergunto ao vento que passa...". Que é feito dos nossos governantes e da visão lusófona do Mundo? Por que se calam?
Arthur Carvalho INICIANTE: Excelente artigo. Uma visão precisa do que se passa no Brasil. Nunca pensei que o meu país chegasse a essa situação. Temos na presidência um psicopata, genocida, machista, homofóbico, fascista e além de tudo a expressão maior da estupidez.
AM EXPERIENTE: Arthur Carvalho: "um psicopata, genocida, machista, homofóbico, fascista e além de tudo a expressão maior da estupidez.". Questiono: qual destas "qualidades" ele se esforçou por omitir do povo brasileiro antes de ser eleito pela maioria do mesmo? Sabemos que uma parte desse povo não votou nele (e por essa parte posso, solidariamente, lamentar), mas a maioria votou, sim e ele foi democraticamente eleito de acordo com os padrões vigentes nas democracias ocidentais. Quem, especialmente na qualidade de governante de outro país, tem legitimidade para condenar um presidente estrangeiro, que está a cumprir a rigor o que prometeu enquanto candidato? É uma questão para a qual não tenho resposta... já a condenação que parte de cidadãos comuns, essa deverá ser feita de forma livre e veemente.
albuquerque.porto.812900 INICIANTE: Genocidas foram os que construíram estádios e não hospitais. Genocidas foram os que por anos fizeram acordos com o PCC a fim de tolerar o tráfico de drogas. Os problemas do Brasil não começaram com o Bolsonaro em quem eu não votei e não votaria, mas a verdade tem que ser dita. Manaus foi mostrada ao mundo como um exemplo do país. Vejam quem governou Manaus por séculos e não encontrará os dedos do Bolsonaro. Idem SP, Estado rico, nas mãos do PSDB há anos, e sem infraestrutura condizente. O Rio é um caso à parte, mas também nunca foi governado pelo clã Bolsonaro, apesar das ligações nefastas dos filhos com a milícia. Sim, terá que ser no voto a solução dos problemas. Mas no caso do STF o voto não resolve. Então nada mudará, pois a corte dos privilégios, estará lá por décadas.
James Courtauld INICIANTE: Lamento discordar certamente de uma maioria expressiva. Portugal não pode nem deve imiscuir-se na política interna do Brasil, sua antiga e mais importante colónia e com quem mantém relações tendencialmente excelentes seja qual for a ideologia do Governo local. Que eu saiba Brasília não criou Campos de Concentração nem fornos crematórios, não está a gazear a sua população nem a perseguir minorias. A política cega e idiota do Brasil é igual à de tantos outros países. A rica e civilizada Suécia também seguiu uma estratégia de combate ao Covid com resultados muito nefastos. Outros países têm posições semelhantes, igualmente estúpidas. O problema do Brasil e a sua resolução não passa por posições diplomáticas de Lisboa que, insisto, não pode nem deve colocar-se em bicos dos pés.
calb2001.884416 INICIANTE: Concordo, o Brasil é um país independente, os brasileiros elegeram Bolsonaro, se estão mal, destituam-no e elejam um presidente melhor, Portugal não deve imiscuir-se.
Virgínia Crato EXPERIENTE: Portugal prepara-se para abrir os voos para o Brasil. É um suicídio. A situação no Brasil está descontrolada. A infecção vai alastrar.
francisco cruz EXPERIENTE: Subscrevo e enfatizo veementemente. O poder político português tem obrigação de empreender uma atitude critica face ao comportamento criminoso do actual governo brasileiro. Bolsonaro tem que ser travado.
Coletivo Criatura INFLUENTE: Detesto o Bolsonaro! Abomino as palavras desse ignorante! Não tem o Brasil leis para destituir quem não cumpre a Constituição? Pois coloquem-nas em prática! Ainda há dias, falando com um brasileiro, ele dizia que os jornais portugueses só falavam mentira; que votaria novamente no Bolsonaro. Eu só lhe disse que teria vergonha se ele fosse meu Presidente! Mas ele não! Ele tem orgulho! O que pode fazer o Marcelo? Ajudar na divisão do Brasil? Caros Brasileiros, eu apoio a vossa luta! Mas têm de a vencer nas urnas ou nos tribunais, seguindo a lei! Temos o Maduro na Venezuela, o outro da Nicarágua, etc., e o que é que vemos? Vemos meninos e meninas do PCP a defendê-los! Fora todos os ditadores! Temos de ser coerentes se queremos ser ouvidos!

Nenhum comentário: