terça-feira, 23 de março de 2021

Mas de médico e de louco…


todos temos um pouco. Por tal motivo, de fragilidade “resistente”, Pascal, no meio dos dois infinitos, chamou ao Homem mero “roseau”. Mas porque acreditava nele, no Homem - qualquer um -também lhe aplicou o atributo de “pensant”, sem distinguir entre os mais e os menos pensantes. Mais generoso, pois, que o Dr. Salles, que, acima de tudo moralista e virtuoso, fabrica a sua definição de “filósofo” - «Ser lógico; Ser original; Saber escrever; Ser democrata» - com propósitos críticos, arrasadores, que não deixam escapar os pretensiosismos de quem apenas talvez deseje informar-se melhor. De toda a maneira, é uma boa síntese definidora de “filósofo”, parece-me, apelando à modéstia do pensamento para a maioria dos seres. Mas afinal, por vezes até é mais complicado tentar compreender os grandes poetas, que não deixam de ser filósofos, no seu pensamento não lógico, que se apreende pela sensibilidade ou até pela intuição. Cito um exemplo, de Verlaine,

Les sanglots longs

Des violons

De l’automne

Blessent mon cœur

D’une langueur

Monotone…

Ou, de Fernando Pessoa

Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Belindas, brandas,
Brincam no tempo das berlindas,
As vindas vendo das varandas,
De onde ouvem vir a rir as vindas
Fitam a fio as frias bandas…

 

OS GRANDES FILÓSOFOS

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

 A BEM DA NAÇÃO, 22.03.21

Hoje, ouvi alguém proferir uma frase que me parece absurda: - Tento compreender os grandes filósofos.

Como os pode o personagem classificar de grandes se não os compreende? E, no entanto, bastaria que atribuísse a outrem a tal grandeza para que a afirmação deixasse de me parecer absurda. Algo como: - Tento compreender os filósofos que se diz serem grandes.

Para já, a pergunta que me ocorre é: - O que é um grande filósofo?

Mas, afinal, ainda faço outra pergunta: - O que é um filósofo?

Antes de uma resposta, avanço com a afirmação de que não reconheço qualquer relação biunívoca entre ser-se licenciado em filosofia e ser-se filósofo.

Como assim?

Exactamente assim: ser-se licenciado em filosofia é saber mais ou menos extensivamente ou mais ou menos especificamente o que outros filosofaram; doutos em filosofias alheias, não necessariamente pensadores de produção própria.

E, deste modo, já estou a avançar para a resposta sobre o que é ser-se filósofo: é ter ideias próprias sobre temas a que tradicionalmente se dá enquadramento na Filosofia. Tantas são estas áreas do pensamento que não vou aqui enumerá-las. Pareceria o índice duma enciclopédia e isso está disponível à distância de poucos cliques.

Então, nesta pertença, o que é ser grande?

Considero algumas características cumulativas fundamentais:

Ser lógico; Ser original; Saber escrever; Ser democrata.

Qualquer pensamento, não sendo lógico, é anedótico ou absurdo, o que exclui o seu autor da classificação de filósofo e, por maioria de razão, do direito ao epíteto «grande».

Se o raciocínio não for original, o seu autor será um papagaio plagiador mas não um filósofo e nem sequer «grande».

Um pensamento lógico e original que não seja bem descrito (escrito) pode transformar-se num enredo de compreensão difícil ou impossível o que conduzirá o seu autor à classe dos labirintistas mas não á de filósofo e muito menos à de «grande».

Se a boa escrita não for clara e simples e, daí, acessível ao comum dos mortais e só destinada aos «iniciados», o seu autor poderá ser filósofo, sim, mas seguramente sem grande utilidade para os comuns e, portanto, não «grande».

CONCLUSÃO:                                                                                   

A frase «Tento compreender os grandes filósofos» é absurda.

Março de 2021

Henrique Salles da Fonseca

COMENTÁRIOS:

 Henrique Salles da Fonseca  22.03.2021 : Better and better,,,,that is what you are Henry!!!! For the pleasure of those who appreciate your essays,,, El O'Sullivan 

Anónimo  23.03.2021 : Dr Henrique Salles da Fonseca: Parabéns pela douta explicação da palavra FILÓSOFO. Quem tiver lido a vida intelectual do Dr Francisco Luís Gomes, do John Stuart Mill, do Gladstone e de outros intelectuais, compreenderá perfeitamente o que o Dr Henrique disse. Dr Francisco Luís Gomes é meu tio bisavô, foi membro do Parlamento em Lisboa, e viveu em Portugal, nesse País tão encantador, de saudosas memórias minhas. Vai um sumário do eminente goês Dr Francisco Luis Gomes. Dr Henrique, desejo- lhe uma tarde agradável Julieta Gomes da Costa e Andrade(Pangim - Goa)

(não foi possível anexar o resumo referido acima)

Dr. Sales da Fonseca, Esse alguém sabe, quem se dá com os “grandes”, reclama ser grande também. "Felix culpa", porque nos deu o ensejo de ler a sua sábia, erudita análise do que constitui 'ser grande".
António Fonseca

 Henrique Salles da Fonseca  25.03.2021: Ainda há quem diga que se trata de ciência pela qual, com e sem a qual, o mundo fica tal e qual... Elias Quadros


 

Dr. Sales da Fonseca, Esse alguém sabe, quem se dá com os “grandes”, reclama ser grande também. "Felix culpa", porque nos deu o ensejo de ler a sua sábia, erudita análise do que constitui 'ser grande".
António Fonseca

Nenhum comentário: