sábado, 6 de março de 2021

Sic…


Estávamos lá e vimos. E viemos. E assistimos. E nos fixámos. E sorte tivemos. Porque o pequeno rincão não deixou de estender a mão, retornados que fomos, conquanto aplicados.

Mas li a entrevista de Eugénio Lisboa, saída num dos últimos Expressos. A recordar com saudade aquilo por lá, o que fora e o em que se tornou. Dizendo-se filho de duas pátrias, mas a lembrar os momentos maravilhosos do Moçambique de então, a que eles, os intelectuais de lá, tanto deram do seu brilho cultural. E prestou homenagem a todos aqueles grandes professores do Liceu Salazar, expatriados para lá, que também foram nossos, que muito admirávamos, pelo seu saber, Reis Costa, Cardigos dos Reis, Rodrigues Martins … e ignorando outros que também foram bons, mas pertenciam ao sistema – Pires dos Santos, Francisco Maria Martins, Rosa Pinto, professores empenhados, e de grande saber e exigência… Uma entrevista notável, que revela um Eugénio Lisboa vivo e culto como o conhecemos, que tudo lia e de tudo expunha, com empenho e sabedoria. Mas acinte, também, como lembro alguns seus artigos verrinosos contra o Rui Baltazar, por exemplo, que viria a ser ministro por lá, quando a Frelimo tomou posse, e que tanta surpresa me causou a mim, que fora amiga do Rui e desconhecia as suas manobras pró-frelimistas. Mas pelo menos, esse não mostrou duas caras, partidário que foi dos seus irmãos africanos, indiferente aos da pátria portuguesa. Lisboa e Knopfli pertenciam à civilização mas eram contra o regime, apanhados que foram, talvez, na mesma onda de loucura que os forçou a partir para o sossego da pátria pobre e maneirinha, que, apesar de tudo, lhes estendeu a asa protectora, pelo menos a um Lisboa aprumado e estudioso. Que o Knopfli, esse não aguentou, desenraizado e expulso do seu Moçambique, que amara, no desprezo do seu próprio país, e que, naturalmente, soçobrou, desenraizado por cá, buscando fora, no Reino Unido, um sentido de existência que por aqui não encontrou. Mas a pátria recompunha-se por cá, aos trambolhões embora, graças ao apoio exterior, e finalmente entrando, talvez definitivamente, no caminho desses detentores da verdade, que Salles da Fonseca repudia, como pertencentes a uma filosofia que ele define como apoiada num “sillogismus invidiae” que veio para ficar, no país definitivamente encaminhado segundo o modelo que Salles da Fonseca não tem pejo em condenar.

 

«SYLLOGISMUS INVIDIAE» - 2

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO,05.03.21

Nascida a filosofia marxista, Lenine serviu-se dela para instaurar a ditadura do proletariado e aos brados de «Proletários de todo o mundo, uni-vos», preconizou a sovietização mundial.

A Lenine, seguiram-se lutas tremendas pelo protagonismo de que saiu vencedor Staline e Trotsky exilado e assassinado no México depois de algumas «faenas» com Frida Kahlo.

Não tive o interesse suficiente para tentar identificar a reunião do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética (nem sequer imagino se a informação está acessível) em que foi decidido intervir em Espanha com o claro intuito de sovietizar a Península Ibérica e ensanduichar a Europa capitalista levando-a ao colapso e ao predomínio de Moscovo sobre todo o velho continente.

No raciocínio expansionista soviético, uma vez dominada a Europa, o resto seria «trigo limpo». Não foi.

Mas os revezes são atirados para trás das costas e o desígnio fundamental de levar a Europa capitalista ao colapso continuou na «Ordem do Dia».

Falhada a «conquista de Granada», decidiram tomar África para se substituírem às potências colonialistas europeias. Mas tanto Inglaterra como França já tinham dado a independência política (não a económica) às suas colónias e à URSS mais não restou do que apoiar a criação de Movimentos de contestação à presença de Portugal em África. Assim nasceram o PAIGC (Guiné-Bissau), o MPLA (Angola) e a FRELIMO (Moçambique). Seguiram-se 13 anos de luta armada naqueles três teatros e apenas na Guiné-Bissau é que Portugal não saiu claramente vencedor.

Então, se a URSS nada conseguia de substancial naquelas três frentes de luta, terá sido decidido «cortar o mal pela raiz» levando a cabo um golpe de Estado em Portugal colocando em Lisboa um Governo sovieto-amigável.

Apanhado pelas costas, foi no Largo do Carmo, em Lisboa, que em 25 de Abril de 1974 Portugal perdeu o Império o qual passou, mais ou menos descaradamente, para a esfera soviética.

Entretanto, em 1961 já se tinham passado para outras esferas de influência o forte de São João Baptista de Ajudá (Lomé) e o Estado Português da Índia (União Indiana).

* * *

No ínterim, uma nota que pode parecer extemporânea neste local do presente texto: durante parte substancial do consulado salazarista, o Director dos Serviços de Informações portugueses (PIDE), o Capitão Agostinho Lourenço, era homem de confiança (membro?) do britânico MI6 e, quando deixou de exercer a função em Portugal, foi para Director Geral da Interpol.

* * *

Identificado o «Espírito Santo de orelha» do Doutor Salazar, não admira que naquelas épocas predominasse em Portugal (e, pelos vistos, mais além…) a opinião de que Bandung e os ditos «não alinhados» não passassem de uma mistificação totalmente manipulada por Moscovo. Disso dão testemunho (gatos escondidos com os rabos de fora) as políticas económicas levadas a cabo por Nehru e por Sukarno nos respectivos países.

CONCLUSÕES:

Os Serviços de Informações do Doutor Salazar não estavam organizados apenas à escala doméstica;

É admissível que o Doutor Salazar se considerasse (e como tal se visse reconhecido internacionalmente) o grande defensor da Europa contra a sovietização do seu «centro do mundo»;

Num transe tido por global, o agredido não podia negociar sem que isso demonstrasse fraqueza;

Quando estava em condições de poder negociar, Portugal capitulou nos bastidores, o Largo do Carmo.

Segue-se a continuação da História…

(continua)

Março de 2021

Henrique Salles da Fonseca

Nenhum comentário: