quinta-feira, 24 de junho de 2021

A preocupação natural


De um jovem com educação suficiente para chamar a atenção para processos de construção política em que vamos vegetando – e fomos – sem uma preparação cabal para os vindouros, numa “mesmice” empedernida de que já falava Eça, e que, decididamente - dada a quantidade de comentários críticos que os verrinosos do conformismo graxista expendem contra ele, e cuja maioria suprimi – tende a não desaparecer. Assim somos, assim fomos, assim seremos. Mas ainda bem que existem os “João Miguel Tavares” do alerta preocupado e corajoso.

I - OPINIÃO: Manual de instruções para a lenta corrosão da democracia

Reparem nestas três notícias, todas da maior gravidade, mas que foram recebidas sem o menor sobressalto cívico. Querem saber como aos poucos se vai corroendo os alicerces de uma democracia? É assim.

JOÃO MIGUEL TAVARES

PÚBLICO, 24 de Junho de 2021

Reparem nestas três notícias, todas saídas nos últimos dias, todas da maior gravidade, mas que foram recebidas sem um suspiro e sem o menor sobressalto cívico. Manchete do Expresso: Sete em cada dez concursos para dirigentes do Estado são ‘viciados’”. Pós-título:Análise às nomeações do Governo nos últimos dois anos e meio revela que 69% dos escolhidos já estavam no cargo em regime de substituição. Cresap quer mudar regras para travar concursos feitos à medida.”

Tradução: A Cresap foi criada em 2011 pelo governo de Passos Coelho, com o objectivo de despartidarizar os cargos superiores da Administração Pública. Para liderá-la foi escolhido um militante do PS – João Bilhim –, através de um acordo (secreto) entre Passos e António José Seguro. A Cresap nunca despartidarizou como devia, mas introduziu exigência e racionalidade no processo de selecção de altos quadros do Estado, até esse processo ser totalmente sabotado pelo actual governo, que banalizou uma inconcebível artimanha: colocar boys em regime de substituição até estes ganharem a experiência suficiente para assegurar a entrada na shortlist da Cresap. Depois, passam de substitutos a oficiais. Uma pura fraude ao espírito da lei. Reacções? Zero.

Notícia do Jornal Económico: Transparência e Integridade alerta para ‘mais uma porta giratória’ com 16 magistrados no Governo”. Pós-título: “Entidade considera que a integração de juízes e procuradores entrou ‘em velocidade de cruzeiro’ nos executivos de António Costa. E apela a intervenção dos conselhos superiores de Magistratura e do Ministério Público.”

Tradução: A Associação Transparência e Integridade (TI) decidiu efectuar uma pequena pesquisa sobre o número de magistrados nomeados por este governo, na sequência de mais uma decisão muito lá de casa da ministra da Justiça, que apontou a procuradora Carolina Berhan da Costa para o DCIAP, por onde passam os crimes de corrupção, após esta trabalhar como adjunta no seu próprio gabinete. Segundo a TI, desde que António Costa é primeiro-ministro houve 23 nomeações de magistrados para os cargos de ministro, secretário de Estado, chefe de gabinete, adjunto ou director-geral. Nada disto é ilegal – o Estatuto dos Magistrados Judiciais não o impede –, mas devia ser: as portas giratórias na área da justiça são inaceitáveis, pois colocam em causa a independência do poder judicial. Reacções a isto? Zero.

Notícia do Expresso, também deste fim-de-semana: Juízes desapontados acusam PS e PSD de fugir à ocultação de riqueza”. Pós-título:Projectos de lei de combate à corrupção e para criminalizar ocultação de riqueza vão ser debatidos dia 25 no Parlamento [ou seja, esta sexta-feira]. Sindicato dos Juízes desiludido com propostas do PS e PSD.”

Tradução: após o PS, na sequência da decisão do juiz Ivo Rosa sobre a Operação Marquês, mostrar uma súbita disponibilidade para acolher a sugestão da Associação Sindical dos Juízes e criminalizar de vez o enriquecimento ilícito, logo entraram em campo os construtores de alçapões. PS e PSD aceitam agora o aperto da malha da ocultação da riqueza via declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional, mas obrigando o TC – para haver dolo e crime – a uma notificação prévia para justificar o dinheiro suspeito – que ninguém sabe que existe. É como entregar pistolas à polícia para combater o crime e depois ficar com as balas. Querem saber como aos poucos se vai corroendo os alicerces de uma democracia? É assim.

Jornalista

TÓPICOS    OPINIÃO  JUSTIÇA  JUÍZES  CORRUPÇÃO  MINISTÉRIO PÚBLICO  ASSOCIAÇÃO SINDICAL DOS  JUÍZES PORTUGUESES  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

IssequerabomINICIANTE: Mais uma na mouche. Insisto, no entanto, que o PSD só não faz o mesmo porque não pode. É (mais) uma prova de que o regime de 1976 está completamente podre e é também uma prova de que ele não é reformável por dentro (quanto mais não seja por a justiça ou não existir ou estar capturada). Excluindo golpes militares e afins, o regime vai possivelmente cair com nova falência do estado...           cidadania 123 EXPERIENTE: Infelizmente, esta crónica vai cair em saco roto, tal como as dezenas de outras, de vários cronistas e jornalistas que têm apontado casos graves de funcionamento da nossa democracia. Parece que chegamos ao ponto em que, são tantas as evidências, os casos, e de forma tão reiterada, que a comunicação social e comentadores não conseguem criar a onda mediática necessária para criar verdadeira indignação pública. Tudo é abafado pelo caso seguinte, tudo é ultrapassado………………………………………….

II - OPINIÃO: E assim cá vamos, cantando e rindo

E se nos estivermos todos a habituar a este triste teatrinho da mediania; aos 20 anos a divergir da Europa; ao tribalismo acéfalo à esquerda e à direita; à bolha mediática que confundimos com o país?

JOÃO MIGUEL TAVARES

PÚBLICO, 17 de Junho de 2021

E se o verdadeiro problema de Portugal for o exacto contrário daquilo que passamos o tempo inteiro a discutir? Não qualquer espécie de desejo de voltar aos tempos do Estado Novo, coisa que só existe na cabeça dos maluquinhos, mas o desejo de manter vivas a estrutura do corporativismo que o Estado Novo criou e alimentou, e que impedem a democracia portuguesa de se assumir verdadeiramente como uma democracia liberal?

E se Salazar estiver vivo nesta nossa democracia corporativa, não como espectro que ganha concursos na televisão, mas como criador de um poder férreo que continua a estender-se a todo o país a partir do Terreiro do Paço, impelido por um desejo de superintender o regime que passa pelo domínio das instituições e da vida política e social – uma velha tentação do Partido Socialista –, e que António Costa, com o seu soft power e a habilidade com que enfiou a esquerda de protesto no bolso, tem vindo a concretizar como nenhum outro primeiro-ministro desde o advento da democracia?

E se a nossa estagnação não for apenas económica, mas também política e mental, derivada de um povo transformado em cadáver democraticamente adiado que já nem sequer procria, e conformado ao viver habitualmente? E se os esquifes feitos de ferro não forem exclusivos do Estado Novo, mas também da democracia, da Primeira República e da monarquia? E se for possível recuar até ao século XVI para encontrar um país que colecciona oportunidades perdidas, sempre aquém dos melhores sonhos das suas vanguardas?

E se a grande utilidade das revoluções da nossa História, quase sempre muito poupadas em sangue e em suor, não estiver na transformação de Portugal num país radicalmente diferente, mas na simulação de disrupções que nunca realmente aconteceram com a profundidade prometida, porque embora as elites e as corporações mudem, a fome é sempre muita e a carne nunca muda?

E se a grande utilidade do Estado Novo para a nossa democracia for a possibilidade de demonizar a totalidade do passado como forma de justificar as arbitrariedades do presente, tal como o Estado Novo usou para isso a Primeira República, a Primeira República usou a Monarquia Constitucional e a Monarquia Constitucional usou a Monarquia Absoluta? E se o passa-culpas, que ainda recentemente foi o cimento da nossa peculiar “geringonça”, for apenas uma estratégia nacional de sobrevivência à mediocridade instalada, e a justificação para a incapacidade de o país se abrir a uma sociedade de indivíduos livres, em vez de eternamente manietados pelo rotativismo de elites paroquiais e endogâmicas?

E se aquilo que ainda nos vai consolando for a memória do passado, e a certeza de que embora vivendo pior do que os outros europeus, ao menos vivemos melhor do que os nossos pais e avós? E se isso estiver prestes a acabar? E se o futuro que os pais de hoje desejam para os seus filhos for de novo uma vida e uma carreira fora de Portugal, como acontecia nos anos 50 e 60 do século passado?

E se nos estivermos todos a habituar a este triste teatrinho da mediania; aos 20 anos a divergir da Europa; ao tribalismo acéfalo à esquerda e à direita; à bolha mediática que confundimos com o país? E se formos demasiado parecidos com Pêro Vaz de Caminha, que após escrever em 1500 uma carta prodigiosa sobre o achamento do Brasil, reserva a última frase para meter uma cunha a D. Manuel, pedindo a libertação do genro desterrado – com a enorme, a gigantesca desvantagem que nenhum de nós descobriu o Brasil?

Jornalista

TÓPICOS  POLÍTICA  OPINIÃO  PODCAST O RESPEITINHO NÃO É BONITO  OPINIÃO

COMENTÁRIOS:

Issequerabom INICIANTE: Para os defensores da III República: Portugal está desde 1986 a receber dinheiro e já foi ultrapassado por diversos países da Europa de leste! Estamos hoje melhor que em 1974? Claro! O PS(D) que nos governa desde 1974 é responsável pela vergonhosa performance deste regime falido que, obviamente, não se consegue reformar por dentro!              cisteina EXPERIENTE A política sempre se alimentou de idiotas úteis à esquerda e à direita conforme lhes convenha defender o indefensável, sabia? Não faça perguntas condicionais, escreva de sua justiça.             Tristão Bretão EXPERIENTE E se o @cisteina parasse de querer dizer aos outros o que e como é que devem escrever? E se ele experimentasse estudar a técnica das perguntas retóricas? E se ele não caísse na esparrela do conteúdo, com que JMT lhe ofusca o espírito? E se ele se divertisse um bocado?  Mario Coimbra INFLUENTE E se o Tristão der respostas...isso é que seria extraordinário. Ditadura e Estado Novo é igual. Assim com 25A e democracia são sinónimos. Deixe-se de tratar as pessoas de forma paternalista. Já basta PP e para isso tem muito que andar          Tristão Bretão EXPERIENTE: E se o Mário Coimbra (MC) fizesse a mesma sugestão ao autor do artigo (que só tem perguntas) que me fez a mim? Ou o MC vê lá alguma sentença que termine com outro sinal de pontuação que não seja o ponto de interrogação? E se eu estiver só a parodiar essa técnica para pôr em evidência o artifício que JMT emprega para parecer que debita apenas evidências indiscutíveis? Quem é que nesse caso foi paternalista? E o MC pensa que as equações 25A=democracia e EN=ditadura são o que se infere do 2º parágrafo do texto de JMT? E se relesse? E, já agora, sem pergunta, seria talvez melhor se deixasse quem vê num texto de opinião um texto, e o lê como texto, e assim o critica ou satiriza, ser livre para o fazer. Não sou seu filho, nem do @cisteina, para me virem dizer o que devo fazer. Fui claro?          FzD INFLUENTE: O Tristão é sempre muito claro: em resumo, está sempre a perder a oportunidade de não escrever nada, uma vez que nunca tem nada de substância para dizer. Agora fui claro? É que parece que não percebeu que a minha primeira resposta era para si, não para o sagaz artigo que pretendia comentar...  Tristão Bretão EXPERIENTE: O FzD, com a arrogância do costume, sempre a tomar quem pensa de maneira diferente da dele por idiota. E sempre a achar que o vazio cerebral que o caracteriza é uma característica do resto da humanidade. Se foi claro? Como é que pode ser claro quem é sempre escuro como basalto?          francisco cruz EXPERIENTE: Todos a cascar no ceguinho?!! FzD, Mário Coimbra, tenham maneiras. Aprecio incomensuravelmente, os comentários de Tristão Bretão e este texto não foge à regra. Assertivo, pertinente e com fino sentido de humor. Em contrapartida, as vossas intervenções grosso modo, revelam má educação - quando não má fé - , pobreza de espírito e índole reaccionária. Agora fui claro!?          EXPERIENTE: Ai está está. Os portugueses às vezes fazem-me lembrar aquele filme "Truman Show" . Vivem numa bolha aonde lhes vendem a ideia que Portugal é o Ronaldo dos países. E não têm noção da pobreza com que se vive, da falta de recursos, da baixa qualidade de grande parte da educação, da falta de apoios sociais, qualidade da habitação etc  Não têm a noção de como estamos atrasados em relação ao norte/centro da Europa. Assim nunca sairemos do buraco.            Eng. Jorge Simões INFLUENTE: Não resulta "tentar lavar a cara a burros pretos". Temos nos nossos genes décadas (séculos?) de servilismo e sujeição a corporações que, na defesa de seus interesses, a todos condicionam. E nada deve ser mudado, pois o povo é sereno, tudo aceita e até no seu empenho em colaborar, chega a não coibir de fazer o papel de "bufo" contra os que ousam pensar "fora da caixa". A reflexão de JMT parece-me muito correcta, mas como se vê por muitos comentários, grande parte das pessoas está satisfeita e nada quer alterar.      fernando jose silva INFLUENTE: É pertinente a análise proposta. De facto, através de vários séculos, ainda não fomos capazes de construir uma sociedade sem classes, pelo menos eticamente equilibrada. Portugal, para além duma religião conservadora fora do tempo, tem sido subjugado aos interesses de sucessivas elites autocráticas, minorias que acertam a democracia às suas ambições, fazendo de Portugal bandeira, mas a sua, longe do todo português. Naturalmente a pobreza, a miséria e o povo vão continuar a ser a grande maioria do cidadão que paga impostos, sobrevive, sustenta as elites e é humilhado pelo desperdício displicente e corrupto dessas elites de mentalidades reduzidas. Isto é a nossa história, mesmo contada em tons cor-de-rosa conforme as conveniências do poder que se instala.          francisco cruz EXPERIENTE: Incorrigível JMT! Você seguramente tem uma fixação emocional ao passado salazarista - há mais portugueses que sofrem desse mal. O título do artigo "E assim vamos, cantando e rindo" parece um slogan propagandista de recrutamento para a Mocidade Portuguesa, ao tempo da Ditadura. Estranho mesmo, é o "perfume" saudosista que emana de todo o texto. Como é possível JMT ter saudade de um tempo que não viveu. Analisando o texto, conclui-se que é absurdo e incompaginável com o bom senso e inteligência: confuso, repleto de suposições e contradições. Em suma, não passa de um delírio conjectural. Temo, que o próximo artigo de José Pacheco Pereira - amanhã, este sábado?? - despache João Miguel Tavares para os cuidados intensivos com patologia depressiva. Dommage.             Mario Coimbra INFLUENTE: Francisco fixação tem você com JMT, só pode.

 

Nenhum comentário: