quinta-feira, 22 de maio de 2025

As misérias


Neste nosso mundo sublunar, com figuras e figurões super possantes nos cadeirões da sua malícia, a dar nas vistas, como desejam, ficando atrás, nos cadeirões, mas distribuindo as medalhas pelos que lhes permitem ficar à frente no regozijo.

Alertas activos

Em directo/ Trump terá dito que Putin não está pronto para acabar a guerra, avança Wall Street Journal

Numa conversa com Zelensky e vários líderes europeus na segunda-feira, Trump terá reconhecido pela primeira vez o que esses líderes têm defendido: Moscovo não quer pôr fim à guerra.

Madalena Moreira Texto

Actualizado Há 1h

Trump falou com os líderes europeus na segunda-feira, depois da chamada com Putin BONNIE CASH / POOL/EPA

Momentos-chave

Há 1hAeroportos de Moscovo fechados depois de ataque em massa com drones ucranianos

Há 1hDonald Trump terá dito que Putin não está pronto para acabar com a guerra, avança Wall Street Journal

Actualizações em directo

Há 1h07:38 Madalena Moreira

Aeroportos de Moscovo fechados depois de ataque em massa com drones ucranianos

Os quatro aeroportos de Moscovo — Sheremetyevo, Vnukovo, Domodedovo e Zhukovsky — estiveram temporariamente encerrados durante a noite, sem voos a descolar ou a aterrar, informou a Agência Federal de Transportes Aéreos russa. As restrições foram impostas devido a um ataque em massa com drones ucranianos, relatou o Ministério da Defesa russo. Kiev não confirmou o lançamento de nenhum ataque.

As autoridades russas afirmaram que conseguiram interceptar 105 drones. A maior parte, 35, foram interceptados precisamente na região da capital. A maior parte dos drones foram destruídos nas regiões fronteiriças, entre eles doze abatidos em Kursk e outros onze em Belgorod.

Há 1h07:10 Madalena Moreira

Donald Trump terá dito que Putin não está pronto para acabar com a guerra, avança Wall Street Journal

O Presidente norte-americano terá afirmado a alguns dos seus homólogos europeus que Vladimir Putin não está disponível para pôr fim à guerra na Ucrânia, pois entende que está a ganhar o conflito militar. O relato terá sido feito depois do telefonema entre Putin e Trump na segunda-feira, avançaram três fontes com conhecimento das conversas ao Wall Street Journal.

A chamada inclui a presença do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Trump já tinha falado com os líderes europeus na véspera do seu telefonema com Putin, mas foi a primeira vez que Donald Trump admitiu esta posição de Putin, para a qual os líderes europeus já têm vindo a alertar.

A Casa Branca recusou responder às questões enviadas pelo Wall Street Journal e indicou apenas a publicação de Donald Trump nas redes sociais, em que o Presidente classificou a sua conversa com o líder russo como “excelente”.

 

Há 2h06:54 Madalena Moreira

Bem-vindo ao liveblog do Observador, que acompanha todas as actualizações sobre a guerra da Ucrânia desta quinta-feira. Pode relembrar os desenvolvimentos de ontem neste outro artigo em directo, que agora arquivamos.

Nenhum comentário: