segunda-feira, 24 de junho de 2019

Lições de filosofia sobre comportamentos



Por Salles da Fonseca, para uma melhor percepção das nossas realidades nacionais, de destruição progressiva de equilíbrio social, responsabilizando Herbert Marcuse pelas convulsões que um Bloco de Esquerda, sobretudo, vai perpetrando entre nós, o que é ironizado pelos seus comentadores, que não reconhecem a esse Bloco tão douta capacidade de reflexão. Umas notas de apoio acrescento, para leigos como eu, seguidas de um segundo texto de Salles da Fonseca sobre a comunicação jornalística tantas vezes vazia de conteúdo, prestada apenas por apetites de evidência social, apelativa de atenção - profissional ou mundana.
O PAI DO BLOCO
HENRIQUE SALLES DA FONSECA         A BEM DA NAÇÃO, 23
ELES ANDAM POR AÍ
Foi Raymond Aron que, a págs. 91 da edição portuguesa das suas “Memórias”, me chamou a atenção para o facto de a prevalência histórica do capitalismo sobre o determinismo histórico marxista ter esvaziado a Europa ocidental da revolução proletária, o que conduziu Herbert Marcuseque viria a ser considerado o principal ideólogo do Maio de 68 - a virar-se para os contestatários que prevaleciam, mesmo que numa sociedade em permanente mutação, isto é, os que rejeitavam os apelos do consumo e a integração na sociedade capitalista moderna.
(FOTO: Herbert Marcuse (1898-1979))
E a partir desta chamada de atenção, procurei alguma informação mais e fiquei a saber que Marcuse viu, ainda que com certa cautela, naquele “substrato de párias e estranhos, de explorados e perseguidos”, que se somavam aos guerrilheiros do terceiro-mundo, uma possível esperança do sistema capaz de atenuar o seu pessimismo revolucionário.”
Contentes ou não, pareciam-lhe os únicos capazes de tirar os jovens da acomodação, de sacudirem a sua falsa consciência social. Eram uma força elementar que violava as regras do jogo e ocupava o papel de povo eleito no novo messianismo libertário.
O filósofo pugnou por um novo princípio da realidade assente noutras formas produtivas [1] que não aquelas que então imperavam nos EUA e defendeu que a progressiva liberdade sexual dos anos 60 era uma artimanha capitalista para tornar a juventude conformista e acomodada com a vida. O sexo, assim como era entendido naquela época, era o ópio da juventude. Marcuse parecia ter chegado a acreditar ser possível chegar-se à utopia.
Não alcançada a utopia, a tecnologia trazia, pela exigência excessiva de racionalidade, um enorme potencial totalitário. O avanço tecnologico, mesmo que pervertido pelos sucessivos Governos para gerar desperdício, consumo conspícuo e armamentos, poderia ser resgatado para a construção de uma nova utopia, a de uma sociedade harmoniosa habitada por gente feliz, saudável,  libertada das opressões viciosas que a cercavam. Este, o seu horizonte histórico, a sua utopia.
Passados muitos anos dessas profecias e “utopias” e desde a sua morte em 1979, Marcuse, tido por “pai da nova esquerda", desapareceu dos fora académicos e dos internacionais. Mas…
… eles andam por aí, «bloqueados», por muito que seja o irrealismo das utopias.
Com a diferença de que os nossos marcusianos actuais não são aquele substrato de párias, estranhos, explorados e perseguidos que se somam aos guerrilheiros do terceiro-mundo. Os nossos bloquistas são intelectuais maduros mas claramente adeptos da «grande recusa», são potencialmente destrutivos e seguramente utópicos.
É uma pena haver tantos outros, não-bloquistas, a darem-lhes argumentos morais, éticos e legais para a sanha destruidora que os move. Enfim, uns e outros, empenhados na destruição da nossa sociedade, também ela harmónica e não rancorosa, democrática e não dogmática, solidária e não leonina, de liberdade e sem espartilhos ideológicos que nós, os vulgares, afanosamente tentamos tecer. É que, afinal, o «Bloco de Esquerda» existe por culpa dos maus exemplos de quem se serve do Estado em vez de servir a Nação.
Aturemo-los… mas urge dar uma volta à democracia portuguesa.
Junho de 2019           Henrique Salles da Fonseca
BIBLIOGRAFIA:
Voltaire Schilling - «Marcuse , o apóstolo da Grande Recusa»
https://www.terra.com.br/noticias/educação/historia/
[1] - Procurei debalde informação sobre que novas formas Marcuse propunha.
COMENTÁRIOS:
Francisco G. de Amorim  23.06.2019: A fórmula será um NOVO homem - e mulher - mas só após a total destruição da humanidade como ela é e caminha hoje.
Henrique Salles da Fonseca, 23.06.2019: Eu acho que é mais Mortágua porque Marcuse, ainda eles não tinham nascido. António Barros
Adriano Lima, 23.06.2019: Gostei de ler este contraponto ideológico entre Raymond Aron e Herbert Marcuse.
Começo por dizer que, em minha opinião, o Bloco de Esquerda se alimenta mais das disfunções do actual sistema capitalista do que daqueles que se prostituem nos cargos públicos que desempenham.
Até porque existe uma relação de causa-efeito entre as duas situações, e de tal modo que a acção dos governos tende a ser quase amorfa ou improfícua, facilmente ultrapassados pelos problemas da banca. A prova disso são os vários casos ocorridos no sistema bancário, obrigando a que sejam os cidadãos a pagar os ressarcimentos com os seus impostos.
Portanto, direi que o Bloco de Esquerda, partido de protesto e não comprometido com coisa nenhuma, limita-se a encontrar razões e pretextos para alimentar a sua utopia, acreditando que assim presta um serviço ao país, o que, em boa verdade, é a raiz da sua utopia. Pode ter tido um relativo sucesso nas últimas eleições, mas nem sempre vai conseguir fazer crer (ao pequeno segmento que conquistou) que haverá sempre chuva no nabal e sol na eira. Mas o que considero também digno de atenção é que o CDS enveredou pelo mesmo estilo patético de protesto permanente, como se quisesse disputar com o Bloco a primazia do discurso demagogo e populista. E até penso que o ultrapassou em irrelevância e patetice, sofrendo consequências eleitorais e arriscando a acomodar-se ao espaço interior de um táxi. Penso que para dar uma volta à democracia de pouco valerão iniciativas individuais, ou seja, assumidas exclusivamente no âmbito nacional. Creio que há uma ligação sistémica e generalizada entre os entorses e vícios dos sistemas democráticos. Basta olhar para o que se passa na maior parte dos países europeus, com o Reino Unido a necessitar de se deitar num divã de psiquiatra, o que era inimaginável.

Notas extraídas da Wikipédia
No livro Ideologia da Sociedade Industrial, Marcuse repete a crítica ao racionalismo da sociedade moderna, e tenta ao mesmo tempo esboçar o caminho que poderá afastar-nos dele. O caminho será, por um aspecto, a contestação da sociedade pelos marginais que a sociedade desprezou ou não conseguiu beneficiar. Será por outro aspecto o desenvolvimento extremo da tecnologia, que deverá ter, segundo Marx e Marcuse, efeitos revolucionários. Quais são estes efeitos? O problema da sociedade moderna é a invasão da mentalidade mercantilista e quantificadora a todos os domínios do pensamento. Essa mentalidade representa-se economicamente pelo valor de troca, ligado de modo íntimo aos processos de alienação do homem. E, segundo Marx, com o desenvolvimento extremo da tecnologia "a forma de produção assente no valor de troca sucumbirá". A sociedade moderna, sentindo que a sua base - a tecnologia - contém o seu rompimento, age repressivamente para evitar este avanço extremo. Marcuse tinha esperança de que não.
HENRIQUE SALLES DA FONSECA       A BEM DA NAÇÃO, 23
Será que a comunicação é viciante?
Já tive mais certezas negativas sobre essa hipótese; há tempos negaria a pés juntos que o fosse; hoje, estou em crer que a comunicação é algo mais do que um gosto ou mesmo mais do que um hábito (virtuoso, claro). Mas admito que possa criar dependência e, em consequência, deixar de olhar para a qualidade dos conteúdos e passar para a preocupação de assegurar uma visibilidade constante. Só que isso pode arrastar o comunicador para aquilo a que vulgarmente se chama «encher chouriços», ou seja, publicar «coisas» só para não perder o «tempo de antena», mesmo que nada de especial tenha para dizer.
São vários os políticos que parece assim agirem no pressuposto de que «o fundamental é aparecer» para que o eleitor os não esqueçam. Sofisma, claro. Aparecer por aparecer só para não ser esquecido pode muito naturalmente levar à criação da ideia de que esse tal comunicador não passa de um «fala barato», de alguém que «não interessa nem ao Menino Jesus».
É, pois, evidente o prejuízo que a ânsia da comunicação pode provocar a quem não se sabe conter, a quem padece de verborreia ou de excesso de ego.
Até porque «quem muito fala pouco acerta», «pela boca morre o peixe» e ao abrir muito a boca «ou entra mosca ou sai asneira». Portanto, na mente senso, na língua tento.
Votos de bom Verão para quem me lê!
No dia do Solstício de Verão de 2019
 Henrique Salles da Fonseca

Nenhum comentário: