terça-feira, 25 de junho de 2019

Textos apelativos



Dois textos de Salles da Fonseca, que, supostamente informativos, são contudo, como sempre, de extremo interesse, na sua erudição chã e directa que, contudo, contém sempre uns laivos de picardia, na constatação, - caso do 1º texto, de localização de corridas de cavalos em Lisboa e relacionação com a música de Vianna da Motta – da nossa ineficácia em requinte imitativo do estrangeiro (o chic do pretensioso Dâmaso Salcede, para que sempre tendemos, ao querermos emparelhar, como ele queria, com as corridas inglesas, situação já realisticamente (e impagavelmente) descrita no capítulo de viragem na intriga amorosa de “Os Maias” (Cap- X) – nesse caso de corridas em Pedrouços. Um prazer a associação de música e corridas de cavalos na definição de Salles da Fonseca para a arte de Vianna da Motta. O mesmo se dirá de Manuel Teixeira Gomes, com as considerações finais que SF humoristicamente tece sobre o homem que “a levou bem levada” e cujos livros são mal conhecidos, mas que se fica com desejo de conhecer.
HENRIQUE SALLES DA FONSECA      A BEM DA NAÇÃO, 24.06.19
José Vianna da Motta - São Tomé, 22 de Abril de 1868 — Lisboa, 1 De Junho de 1948 (80 anos) * * *
Dizem-me que apareceram há pouco dois manuscritos de Vianna da Motta – partituras, claro – relativas a peças para piano com a informação de que são inspiradas nas corridas de cavalos a que o compositor terá assistido em 1880 em Portugal. Quem está a estudar as ditas peças estranhou – e por isso me contactou – que elas tenham uma tonalidade e outras características que as associam à música espanhola e mesmo ao folclore cigano. Aproveitava o meu interlocutor para perguntar se as ditas corridas teriam sido realizadas no actual hipódromo do Campo Grande, em Lisboa.
Eis a resposta que dei ao interessado artista:
Exmo. Senhor: É com todo o gosto que, melómano e cavaleiro, passo a responder às suas questões, em especial ao que Mestre Vianna da Motta possa ter visto.
Assim, começo por dizer que em Portugal nunca houve verdadeiras corridas de cavalos. O que sempre houve (e continua a haver) eram (e são) correrias com pilecas nacionais (não vocacionados para a modalidade) e cavalos estrangeiros de refugo. Nada do profissionalismo inglês nem sequer francês. Nada me espanta, pois, a inspiração espanhola nem sequer a cigana. Mais: as correrias começaram pelos inícios do séc. XIX em Évora, daí passaram para a Granja de Sintra, daí para Belém e já no reinado de D. Manuel II, para o nosso Long Champ a que chamamos Campo Grande. Sim, no actual jardim, não propriamente no actual hipódromo que era então campo aberto rodeado de azinhagas. Foi com a urbanização do actual Jardim do Campo Grande que os terrenos seus anexos passaram a ser usados equestremente pelo Jockey Club que iniciou obras de arranjo, nomeadamente pistas de corrida e bancadas (ainda existentes). Realizou uma única jornada de corridas no dia 27 de Junho de 1915 e apresentou-se ä falência. O local ficou então na posse efectiva do seu proprietário, o Estado Português, até que em 1930 nos foi entregue, à Sociedade Hípica Portuguesa, por arrendamento. Até hoje. Portanto, em 1880, Mestre Vianna da Motta terá visto umas correrias de muito provável inspiração espanhola e talvez mesmo cigana apesar do afluxo da melhor sociedade de então que de corridas verdadeira NADA saberia. Onde foi que isso aconteceu? Ou na Granja de Sintra ou em Belém. Duvido seriamente de que no Campo Grande. Tenho para mim que o tom das peças tem tudo a ver com o que o Compositor possa ter visto.
Atenciosamente,  Henrique Salles da Fonseca, 25.06.19
4 comentários
Adriano Lima  24.06.2019: Eis um esclarecimento cabal sobre um assunto que desconheço de todo. Fica-se com o proveito de um conhecimento que muito poucos detêm.
Henrique Salles da Fonseca, 24.06.2019: Prezado Dr. Salles da Fonseca, Votos de boa disposição. Apreciei verdadeiramente a página histórica sobre as corridas em Portugal. Com referência ao seu último artigo na Equitação é um facto que o mais simples, nós o tornamos tão difícil e rebuscado com grandes discursos académicos. Efectivamente a equitação é muito simples e nós a complicamos. È só deixar fluir.... Com um abraço de agradecimento e admiração, Manuel Henriques
Anónimo, 24.06.2019: Artigo muito interessante, muitos parabéns
Francisco G. de Amorim, 24.06.2019: Bela lição da história de Lisboa.
FOTO: José Vianna da Motta- São Tomé, 22 de Abril de 1868 — Lisboa, 1 De Junho de 1948 (80 anos)
II - Manuel Teixeira Gomes
(Portimão, 1862 – Argel, 1941)    (7ª Presidente da República – 6/10/1923 – 11/12/1925)
Principais obras literárias (in Wikipédia): Cartas sem Moral Nenhuma (1904); Agosto Azul (1904); Sabina Freire (1905); Desenhos e Anedotas de João de Deus (1907); Gente Singular (1909); Cartas a Columbano (1932); Novelas Eróticas (1935); Regressos (1935); Miscelânea (1937); Maria Adelaide (1938); Carnaval Literário (1938)* *
Membro de família abastada, Manuel Teixeira Gomes nasceu em Portimão no ano de 1862 e pelos 10 anos ingressou no seminário de Coimbra até que passou para a Universidade a fim de cursar medicina. Mas a boémia foi mais forte do que o rigor científico e assim foi que o jovem se passou a dedicar mais às artes, ou seja, à estroina. O abastado pai convenceu-se então de que mais valia continuar a dar-lhe a mesada e deixá-lo viver a sua vida de rapaz, já então com mesclas de literatura, pintura e escultura. Mudando-se para Lisboa, optou pela literatura e passou a colaborar em revistas e jornais… até que o pai o conseguiu atrair para os negócios da família (frutos secos, nomeadamente algarvios) e o fez viajar pelo Mediterrâneo e Europa firmando contratos um pouco por toda a parte. O próprio escreveu na sua “Miscelânea”: «Fiz-me negociante, ganhei bastante dinheiro e durante quase vinte anos viajei, passando em Portugal poucos meses
Foi neste período que ganhou mais mundo do que aquele que já de cá levava, passou por experiências que lhe proporcionaram grandes recordações e nos facultaram a nós, seus leitores, páginas admiráveis. Senhor de vasta cultura, pôs no papel episódios rocambolescos e de muito outras ordens, por exemplo, aqueles que nos deixou intitulados “Duas novelas eróticas”. Quem diria
Republicano, a sua vida política ao serviço do novo regime começou logo em 1911 e prolongou-se até 1918 no espinhoso cargo de Embaixador em Londres. Levar a Velha Albion a reconhecer a jovem e ainda pouco estável República Portuguesa não era tarefa fácil uma vez que os monarcas britânicos tinham laços familiares com os depostos monarcas portugueses que viviam exilados em Inglaterra. Mas conseguiu insinuar-se de tal modo que ao fim de alguns anos a família real o passou a convidar para o palácio com toda a naturalidade. Sabe-se, por exemplo, que a rainha Alexandra lhe pediu para lhe decorar o gabinete oriental no Palácio de Buckingham.
Normalizadas as relações diplomáticas entre Portugal e a Grã-Bretanha, foi a vez de em 1918 Sidónio Pais subir ao Poder demitindo o Embaixador em Londres que regressou ao Algarve para gerir directamente as suas propriedades. Contudo, o fim do consulado sidonista fez com que logo em 1919 Teixeira Gomes fosse novamente chamado à diplomacia, desta feita em Madrid e em Londres.
Como Presidente da República, ocupou o cargo entre 5 de Outubro de 1923 e 11 de Dezembro de 1925 mas demitiu-se antes do fim do mandato deixando-nos com o seu conhecido desabafo: A política, longe de me oferecer encantos ou compensações, converteu-se para mim, talvez por exagerada sensibilidade minha, num sacrifício inglório. Dia-a-dia, vejo desfolhar, de uma imaginária jarra de cristal, as minhas ilusões políticas; sinto uma necessidade, porventura fisiológica, de voltar às minhas preferências, às minhas cadeiras e aos meus livros. Com o advento do Estado Novo em 1926, auto-exilou-se em Argel onde retomou a escrita dos seus livros até que morreu em 1941. O seu corpo foi trasladado para Portugal em 1950 mas os seus escritos já cá estavam. Por exemplo, esses contos eróticos. É de nos perguntarmos sobre o que será mais estranho: se um escritor do erotismo chegar a Presidente da República; se um Presidente da República divagar pelo erotismo.
Ainda estou na minha: quem diria… Claramente, uma personalidade sobre que falamos de menos e que lemos de menos. Pela minha parte, sinto que devia lê-lo mais se houvesse onde encontrar os seus livros. Na falta de novas edições, penso nele de cada vez que sobrevoo Argel e faço o gesto simbólico de o cumprimentar levando a mão esquerda ao chapéu (que não uso nos aviões) libertando a direita para um aperto de mão a «quem a levou bem levada» e deixou uma ou duas filhas pela calada das noites algarvias… Henrique Salles da Fonseca
BIBLIOGRAFIA:
Manuel Teixeira Gomes, DUAS NOVELAS ERÓTICAS – Contexto Editora – Lisboa, 1995
COMENTÁRIOS
Henrique Salles da Fonseca, 25.06.2019 Gostei muito de saber. Aprendo sempre muito contigo. Bjs, Isabel O'Sullivan
Henrique Salles da Fonseca, 25.06.2019 Muito bom. Eu tenho a obra quase toda dele de que li uma maioria.
Jorge Gaspar de Barros
 Henrique Salles da Fonseca  25.06.2019: Muito bom. Vou procurar alguma coisa dele. Se encontrar informo. Francisco Gomes de Amorim

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