segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Certo é


Que na parte que nos toca, na questão das opções das políticas europeias, são essencialmente as de cariz económico que nos comovem, por mais tranquilizantes, o tamanho dos tais peanuts deixando-nos indiferentes, atidos que somos ao velho preceito de “O que for, soará” - a seu tempo, ainda distante, esperamos sempre em Cristo. “Social Democracia” foi aquilo por que lutámos, é, pois, aquilo que hoje nos convém e que ganhámos com a nossa entrada nos países dela e da respectiva fraternidade, que tanto nos tem auxiliado, a nós que vivíamos no obscurantismo de uma certa disciplina social e moral, coisa de riso, hoje, peanuts, igualmente.

GOLPE's E «PEANUTS»

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

 A BEM DA NAÇÃO, 22.11.21,

As Grandes Opções Livres da Política Europeia são grandes, são políticas mas não são opções livres porque a liberdade de escolha funciona em pleno desde que a social democracia prevaleça na definição da carga fiscal e o liberalismo no funcionamento da economia.

Tudo o mais são minudências, conversa fiada ou, como também há quem diga, «peanuts».

Tags: economia

COMENTÁRIOS:

 Anónimo  22.11.2021: Caro Amigo, talvez a justificação para o que dizes seja por não terem sido agradáveis os resultados havidos de experiências feitas fora dos referenciais indicados. Abraço. Carlos Traguelho

 Adriano Miranda Lima  22.11.2021: Ao fim e ao cabo, é a velha questão do relativismo de tudo e  mais alguma coisa que se prenda com a actividade humana. Aquilo que acontece na política europeia não podia ser excepção. O funcionamento das sociedades actuais é tão complexo, condicionado e dependente de múltiplos, e às vezes imprevisíveis, factores, que não é possível aceitar que a social democracia ou o liberalismo sejam detentores de verdades absolutas. Não existindo normas sociais ou éticas transcendentes, absolutas, o sucesso ou insucesso das nossas experiências depende da valorização que damos ao próprio conceito de liberdade e da capacidade de aprender continuamente.

Nenhum comentário: