segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Não vou esquecer


Também como presente de Natal. Ambos os livros inspiram o desejo de os ler. Até porque, do segundo, já acompanhámos tantas dessas viagens, sempre com o cunho do humor e da lição, e do primeiro sentimos o entusiasmo na busca e na dedução detectivescas…

 

A PENSAR NO NATAL...

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 20.11.21

https://www.sitiodolivro.pt/pt/autor/henrique-salles-da-fonseca/16781

Se a ligação anterior se mostrar renitente, procure a editora «Sítio do Livro» e depois ou procura por mim na lista dos autores ou pelos títulos do que lá publiquei.

«Exsurge Deus» - porque foi o Padre António Vieira julgado e condenado pela Inquisição?

«URBI ET ORBE» - viagens pelo mundo... 

Festas felizes, o que desta feita também significa «descovidadas».

Henrique Salles da Fonseca

Tags:: literatura

Exsurge Deus

Sinopse

Porque foi o Padre António Vieira julgado pela Inquisição? Eis do que se trata nesta especulação histórica em que se pretende que seja o leitor a descobrir onde começa a fantasia por ter acabado a realidade. Tudo começa na Polónia onde no início do séc. XVII surge um livro de autor anónimo de que consta um conjunto de orientações a que se diz que os Jesuítas devem secretamente obedecer a fim de que a Companhia de Jesus conquiste o Mundo. Passados alguns anos, em Portugal, aparece o Padre António Vieira a falar no Quinto Império, universal, totalizante, harmónico, onde cabem todas as raças e culturas, unidas num único reino cristão e católico espiritualmente unido pelo Papa e temporalmente pelo Rei de Portugal. Que pressões foram exercidas na Polónia? O que se passou dentro da Igreja católica? E em Portugal?

 

 

Nenhum comentário: