domingo, 21 de novembro de 2021

Palavras lúcidas


Num discurso claro, de pensamento honrado. Do Facebook de Luís Soares de Oliveira.

Deus lhe pague – em saúde e muita vida - para continuar “malhando” - com sobriedade e bom gosto.

 

REVOLUCIONÁRIA

Luís Soares de Oliveira

Nov. 21

Ainda nos anos 60s do século passado, ouvi no Carnegie Endowment for International Peace, em NY, um politólogo americano (não guardei o nome) perito em revoluções afirmar que, ao longo da História, em qualquer lugar, as revoluções produziram sempre o mesmo resultado: substituíram uma injustiça por outra injustiça. Este ensinamento foi-me precioso quando se deu o 25 de Abril. Desde início, eu sabia que ia dar para o torto; só mudava de lado. Era torto para uma banda, torto ficaria para a outra. E assim foi.

Já a muito estimada Hannah Arendt - mais ponderada - disse-nos que se o objectivo da revolução é a libertação, às vezes resulta ainda que demoradamente e dá como exemplos a revolução judaica contra o Egipto e a revolução cristã contra Roma. Porém, acrescenta, se o objectivo é acabar com a desigualdade, a frustração é resultado garantido.

Dizem os entendidos que, na era moderna, a questão social passou a legitimar as revoluções. A pobreza deixou de ser considerada inerência da condição humana . O 1 de Maio de 1886, em Chicago, propagou-se e viria a provocar a revolução de Outubro de 1917 na Rússia. Mas, cá estamos: o Outubro Vermelho acabou com os aristocratas ricos mas não pôs fim à pobreza e muito menos à desigualdade.

Nada disto me baralha. Mantenho que os "Presencistas" portugueses dos anos vinte - Branquinho da Fonseca à frente - continuam a ter razão. A melhor maneira de acabar com a desigualdade é educar o povo. Assim pensava também Frederico VI, da Dinamarca, que ali tornou obrigatória a escolaridade universal, em 1808. O resto é … mera ambição de poder.

A justiça consiste em tornar aptos os inaptos.

Nenhum comentário: