quarta-feira, 8 de junho de 2022

E assim se criou


Um diálogo construtivo que muito nos interessou. E aprouve. Só não somos tão optimistas em relação à difusão da cultura francesa, daqueles tempos de E. Lourenço, como pretende a PESSOA AMIGA, de LUIS SOARES DE OLIVEIRA, que foi quem produziu tão encantador memorial autobiográfico. Pelo menos por cá, que praticamente excluímos o francês, e não só dos saberes liceais (adjectivo que, de resto, deixou de existir, na piedosa muralha igualitária também extensiva ao ensino – de fases de aprendizagem, não de espaços – pelo menos enquanto a designação “escola” não se tornar demasiado erudita, em relação a alguns de condição social menos prezada, que convém proteger de inúteis humilhações…).

LUIS SOARES DE OLIVEIRA

EDUARDO LOURENÇO UM HOMEM À PROCURA DE SI MESMO

(DIÁLOGO COM PESSOA AMIGA)

Querida Amiga

Quando me perguntou por Eduardo Lourenço eu tinha-o completamente desfocado na linha do meu pensamento. A vontade de satisfazer a sua curiosidade ajudou-me porém a recuperar recordações. Aí vão:

• 1938 - No falecido campo das Amoreiras, E. Lourenço , então Menino da Luz, lança o dardo nos campeonatos inter-escolares de atletismo e faz-se notar por usar no dardo o gesto do discóbolo. Mesmo assim, com o seu rodopio consegue boa marca. Muitos anos mais tarde, no átrio da Gulbenkian, conversámos os dois e eu tive ocasião de lembrar o lançamento de dardo que ele fizera em 1938, Ele olhou-me algo surpreendido e disse: -«pois, tempo perdido». E ali fiquei a pensar como se pode dizer tanto com tão poucas palavras.

Década de 40 (primeira metade). E.Lourenço, agora estudante em Coimbra, procura Ruben A no Hotel Astória a quem descreve como reprodução viva do Fradique Mendes queirosiano. Ruben, nas sua memórias, constata que Coimbra dos anos 40, já com os presencistas ausentes, virou à esquerda tornou-se neo-realista movimento inspirado pelas teorias marxistas do materialismo histórico. Segundo Ruben A (que eu conheci mais tarde), Lourenço, embora amigo de alguns deles, não adere ao marxismo nem a qualquer escola de pensamento. Sente-se isolado. Ao tempo interessa-lhe o existencialismo de Kierkgaard e de Camus. Prata da casa, nada.

1949. O então jovem de Rio Seco continua à procura de uma cultura. Óbvio não foi no CM, nem na mesquinhez do catolicismo português, nem na Coimbra marxista que a encontrou. Bolseiro da Fulbright vai completar seus estudos na Universidade de Bordéus

1955. Tive notícia dele e de sua mulher francesa como professor da Universidade da Baía onde se torna amigo de João Pereira Bastos, meu velho amigo da natação, ao tempo ali Cônsul. Segundo JPB , Lourenço torna-se alérgico ao luso-tropicalismo e ao seu criador Gilberto Freire, colega da Universidade....e com razão.

Final da década de 50. O governo francês atribuí-lhe um prémio do pelo seu ensaio sobre Montaigne (traduzido para francês por sua mulher Annie). Colocado em Vance, perto de Nice, torna-se maitre assitant de cultura francesa. Dá aulas também na Universidade de Nice.

• Tempo posterior ao 25/04, começa então a interessar-se pela cultura portuguesa - não como adepto mas como critico.

1988 premiado pela UE pelo seu ensaio «Nós e a Europa» em que defende que o movimento de integração europeu deveria ter sido inspirado pela cultura e não pela economia.

Foi pois a cultura literária francesa que ensinou a Eduardo Lourenço quem ele era. Os portugueses - sempre inseguros -prestam-lhe homenagem para não ficarem atrás dos franceses.

 

- Agradeço, luís, a partilha de tais memórias. Defenderia Eduardo Lourenço uma cultura europeia inspirada na francesa? Parece-me que num futuro, talvez ainda longínquo, a Europa, se se mantiver unida pela via do comércio, se afirmará pela cultura. A UE investe tanto na mobilidade de europeus (programa ERASMUS entre outros) e na partilha cultural que é provável que venha a dar frutos. Minha filha e a sua geração têm já uma visão de interculturalidade diferente. Não fogem ao estranho, pelo contrário, têm curiosidade por ele.

 

- Vejo que anda ocupada com outros afazeres para si mais importantes do que as congeminações do filósofo. Eu vejo nele o então jovem de Rio Seco continua à procura de uma cultura. Viria a encontrar a cultura que o fascinou em Bordéus e sobretudo em Vence, a terra onde Matisse também se encontrou. Encontrar a cultura com que nos sentimos bem é encontrar-nos a nós mesmos. Ele não foi o único português daquele tempo que saiu daqui à procura de uma cultura mais interessante do que a caseira. Mas, atenção: cultura europeia não é para nós exótica. Fomos habituados a conviver com ela desde o tempo dos romanos.

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